Caso venha a pegar fogo na frigideira ou panela, a recomendação do Corpo de Bombeiros é nunca jogar água para apagar o fogo. "O ideal é desligar o fogão e tampar a panela com uma tampa para que o fogo se apague", orienta Bruno.
O óleo também espirra quando entra em contato com a água. Isso acontece especialmente quando você adiciona alimentos que acabaram de ser lavados. É por isso que você deve sempre secá-los antes de colocar para fritar.
Para você não ter mais problema de sujeira de óleo no fogão, é muito fácil! A dica é na hora de fazer fritura, qualquer que seja, acrescente uma colher (sobremesa) de farinha de trigo quando o óleo estiver frio. Assim, quando o óleo estiver quente para você despejar os alimentos, ele não irá espirrar.
Sua frigideira já não é mais aquelas coisas, perdeu o teflon ou está muito riscada? Aí fica difícil fazer um ovo frito sem grudar, né! Experimente adicionar uma pitada de farinha de trigo Guacira Speciale junto com o óleo para fritar.
A mistura do vinagre na água da cocção dos ovos causa uma reação química entre o sal que faz parte casca do ovo (o carbonato de cálcio, CaCO3) e o ácido acético (H3CCOOH) do vinagre, tornando a casca menos rígida, impedindo que ela trinque.
O ovo cozido explode após passar pelo micro-ondas por que a gema pode atingir temperaturas de até 100 °C dentro do aparelho, o ponto de ebulição da água.
Basta adicionar uma colher (de sopa) de farinha de trigo à gordura da fritura (ainda fria) e seguir normalmente com o preparo (serve para peixes, batatas e frituras de maneira geral). O espirro ocorre quando os líquidos dos alimentos entram em contato com a gordura quente.
A melhor gordura para utilizar no dia a dia, preparo de ovos e entre outros, é o azeite de oliva, pois contém um tipo de gordura que não é prejudicial a nossa saúde, comparado aos outros tipos.
Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e regue com 1 colher (chá) de azeite. Com cuidado, transfira o ovo para a frigideira e deixe cozinhar por cerca de 2 minutos – com uma espátula de silicone, vá puxando a borda da clara para perto da gema, para manter o formato arredondado do ovo.
A maneira mais fácil e direta de evitar respingos de óleo é usar uma tampa de panela. Como Fazer: Coloque uma tampa que se ajuste bem na panela ou frigideira enquanto cozinha. Deixe uma pequena abertura para permitir a saída do vapor e evitar que a comida cozinhe demais.
A cozinheira entregou um truque super simples para acabar com a fumaça! A dica é passar um pouco (mas um pouco mesmo!) de azeite no corte, com as mãos mesmo. Isso faz com que a gordura não respingue e ainda deixa a carne mais saborosa, garante a culinarista.
Temperos, principalmente o sal, faz com que o óleo se deteriore mais rapidamente. 9-Estabelecer um programa de limpeza e/ou filtragem regular mantém a qualidade do óleo por mais tempo.
Adicionar sumo de limão ao preparar ovos fritos deixa o alimento mais macio e suculento. Isso acontece porque o ácido cítrico dilui as proteínas do ovo, permitindo que ele cozinhe de forma uniforme e adquira uma textura cremosa. Esse truque também evita que a gordura utilizada durante a fritura respingue.
Você lava o ovo antes de guardá-lo? Se a resposta é sim, elimine esse hábito da sua rotina na cozinha. Ao Band Receitas, o chef Rogério Holanda, do Melhor da Tarde, explica que a higienização do alimento com água e outros componentes químicos oferece riscos a saúde. “A casca do ovo é porosa.
Ao fritar os ovos, prefira usar azeite ou manteiga em quantidade moderada. Ao adicionar óleo em excesso, o ovo pode ter suas propriedades naturais alteradas, desequilibrando, por exemplo, a gordura e outros nutrientes.
Além de apresentar um tipo de gordura mais “saudável”, o azeite possui vitamina E e tem ação antioxidante, contrastando com a ação inflamatória presente na maioria dos alimentos fritos no óleo comum. O azeite também ajuda o organismo a absorver os nutrientes presentes em qualquer que seja o alimento frito/cozido nele.
Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque os seus ovos Mantiqueira sem quebrar a gema, espere a clara começar a ficar branca e adicione um pouco de água. Em seguida, cubra-os com a tampa até que estejam no seu ponto preferido! Quem quer comer bem e de forma saudável tem que escolher os melhores alimentos.
Aqueça gradualmente. Coloque a panela no fogão e deixe o recipiente em fogo médio. Não coloque os ovos em água fervente, pois isso pode aumentar as chances de rachaduras. Aqueça a água gradualmente até que ela alcance uma fervura suave.
3. Não tampar a panela de óleo, porque ele pode esquentar demais Dica bônus: muita gente verifica se o óleo está quente colocando um fósforo. Não faça isso. A temperatura ideial para se fritar é por volta dos 180º, e o fósforo pode só acender quando estiver a uma temperatura muita mais alta que essa.
Marcelo Bastos, chef do Jiquitaia: “Gosto de esquentar bem a frigideira, esquentar a manteiga, quebrar o ovo e tampar. Às vezes, uma capa de clara se forma por cima da gema molinha. O tempo depende do fogão, mas costuma ser um pouco mais de um minuto em fogo alto de cozinha doméstica.”