Dicas para salgadinhos crocantes e sequinhos O óleo deve estar bem quente na hora de fritar e você pode saber a temperatura certa ao usar o truque do fósforo (coloque o palito no óleo e, quando acender, retire e então frite); A fritura deve acontecer por imersão; Não frite muitos salgadinhos de uma vez!
Aqui está o grande segredo! Em conjunto com a água, o amido é o que dará “aderência” ao empanamento. Além de deixar o salgado com uma casca fina, garante que o sabor permaneça o mesmo.
1) Conservar os salgados quentes e úmidos na estufa:
Evite o ressecamento dos salgados mantendo sempre o umidificador com água. Fique atento ao tempo de exposição dentro da estufa, não aconselho ficar mais de duas horas dependendo a textura do salgado para não emborrachar e nem ficar endurecido.
Fritura. A temperatura incorreta do óleo também pode ocasionar as explosões. Colocar o salgado para fritar em um óleo que esteja frio poderá encharcar o seu produto e fritar em um óleo que esteja muito quente poderá ocasionar a explosão dos salgados.
Salgados congelados devem ser fritos em óleo com temperatura entre 180º e 200ºC. Abaixo desta temperatura, os salgados podem ficar encharcados ou estourar.
Umidificador: As estufas a vapor não necessitam de um umidificador, porque seu aquecimento é feito por meio de badejas d'agua, mas se você possui uma convencional, sempre coloque um recipiente com água dentro dela para manter a umidade dos alimentos.
Como fritar salgado congelado para ficar sequinho?
A forma correta de fritar salgados congelados é retirá-los do freezer e deixá-los dez minutos em temperatura ambiente para que eles “derretam” um pouco, isso fará com que eles percam os cristais de gelo, sem descongelar por completo. Após esse tempo, pode-se fritar os salgados em fritadeira funda perfeitamente.
O óleo deve estar bem quente na hora de fritar e você pode saber a temperatura certa ao usar o truque do fósforo (coloque o palito no óleo e, quando acender, retire e então frite); A fritura deve acontecer por imersão; Não frite muitos salgadinhos de uma vez!
Depois de fritar. Para retirar o alimento da panela, use uma escumadeira e deixe-o escorrendo sobre um escorredor de frituras, que tem formato de grade. Se for usar papel absorvente, troque o papel constantemente, para que ele não fique encharcado e deixe sua fritura gordurosa.
Como conservar o salgado crocante depois de frito?
Para saber como reaproveitar salgados fritos, o primeiro passo é distribuí-los em um tabuleiro e depois guardá-los em saquinhos separados. Aqui é fundamental que depois de fritá-los você deixe escorrer todo o excesso de óleo e também permita que eles esfriem antes de serem colocados no congelador.
4 – Outra opção de empanamento é utilizar somente a clara do ovo, ao invés do ovo inteiro. Uma vez que ao utilizar apenas a clara, ela contribui para agregar mais a farinha de rosca ao salgado, aumentando sua textura crocante.
Já a coxinha pode explodir devido ao seu formato de “gota”. Este formato gera uma pressão maior no salgado e, como todo produto recheado contém ar, ao produzi-lo nas máquinas, esse ar fica contido e tende a causar a explosão dos salgados.
Indo direto ao ponto, a faixa ideal de temperatura de fritura é de 160 a 180°C, mas esses números valem somente para o óleo de soja — o azeite, por exemplo, aumenta para 210°C e a manteiga cai para 110ºC.
É muito importante saber utilizar corretamente a estufa de salgados, seja ela a vapor ou convencional, para manter a crocância e aparência perfeita do seu produto no período que estiver armazenado. 😍 ➡️ Nunca deixe a estufa abaixo dos 60°C, isso vai fazer com que mantenha a sua aparência bonita.
Como deixar os salgados sempre gostosos na estufa? O tempo médio recomendado para as estufas convencionais é de 2 horas. Já as estufas a vapor o tempo de armazenamento é de 4 horas em 45º graus. Outra dica importante é utilizar um reservatório com água para que a permanência dos seus produtos durem mais.
Observação: Apesar do período de seis horas estar dentro do que a lei permite, não é aconselhável. Por quê? O alimente tende a ressecar nessas condições, o que afeta em sua qualidade. Então, procure manter o seu produto na estufa por, no máximo, duas horas.
Por exemplo, usar massa de baixa qualidade pode formar rachaduras na massa e ocasionar as explosões. Além disso, farinhas com boa qualidade são capazes de absorver melhor o óleo e, consequentemente, ajudam o ar a sair com mais facilidade do salgado.
O que fazer para a estufa de salgados não embaçar?
Outra dica é não colocar os alimentos saídos direto do forno para a estufa, os alimentos muito quentes podem embaçar um pouco o vidro. Por isso o mais ideal é esperar em torno de 30 segundos para armazenar seus salgados na estufa.
Para não deixar a sua coxinha grudenta, enquanto você prepara a massa, salpique um pouco de farinha de trigo para ela parar de grudar. Mas, lembre-se, ela precisa ser incorporadora à massa.