O torneio é disputado em fase de grupos (quatro equipes divididas em quatro grupos). São classificados os dois mais bem colocados de cada grupo. Oito equipes disputam as quartas de final. Depois são realizadas as semifinais e a final.
A Copa América 2024 vai entrar na etapa de confrontos eliminatórios. Após o fim da fase de grupos, oito países disputarão o mata-mata a partir desta quinta-feira (4) e seguirão sonhando em conquistar o principal torneio de seleções das Américas.
A competição determina o campeão continental da América do Sul. Desde a edição de 1993, equipes da América do Norte e da Ásia também foram convidadas a participar. Desde 1993, o torneio tem geralmente 12 equipes: todas as 10 equipes da CONMEBOL e duas equipes adicionais de outras confederações.
Copa América 2024: todas as seleções campeãs da competição
Somente na decisão há a possibilidade de uma prorrogação de 30 minutos. Os critérios de desempate são: melhor saldo de gols, mais gols pró, confronto direto, menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos e sorteio.
Tudo o que você PRECISA SABER sobre a COPA AMERICA
Como é o formato da Copa América?
A Copa América 2024 será disputada pelas 10 seleções da Conmebol, mais seis equipes das Américas Central e do Norte. Os semifinalistas da Liga das Nações da Concacaf 2023/24 se classificaram. Uma repescagem em março com os perdedores das quartas de final definirão os dois últimos classificados.
A Copa América 2024 é um torneio para ser esquecido pela seleção brasilera. O time treinado por Dorival Júnior foi eliminado nas quartas de final, pelo Uruguai, e ficou em sexto lugar na classificação final do torneio, atrás de Argentina, Colômbia, Uruguai, Canadá e Venezuela.
O Uruguai, que até 2021 liderava a estatística de forma isolada, agora ocupa a segunda posição com 15 conquistas. O Brasil, dono de nove taças, aparece em terceiro. Chile, Paraguai, Peru, Colômbia e Bolívia são os outros países da América do Sul que já conquistaram o título do torneio.
Após a vitória da Argentina na edição de 2024, a Albiceleste agora detém o maior número de títulos da história da CONMEBOL Copa América™, com 16. O Uruguai tem o segundo maior número com 15 títulos, seguido pelo Brasil com 9.
A Argentina é bicampeã da Copa América! Neste domingo (14), a Albiceleste venceu a Colômbia por 1 a 0 na prorrogação, em uma decisão de "sangue, suor e lágrimas" no Hard Rock Stadium, em Miami, e se sagrou bicampeã do torneio sul-americano, defendendo com sucesso o título vencido na edição de 2021.
Estados Unidos, México, Jamaica e Panamá se classificaram para a competição através da Nations League da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). Canadá e Costa Rica, por sua vez, garantiram vaga através de um playoff de qualificação.
O que o Brasil precisa para classificar na Copa América?
A classificação ainda não está garantida, e o Brasil vai precisar ao menos de um empate contra a Colômbia para se garantir na próxima fase. Caso o Brasil vença a Colômbia, avançará às oitavas de final como primeiro do Grupo D. Assim, a seleção brasileira enfrentará o segundo do Grupo C.
Na primeira fase, os dois melhores colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. Deste modo, 8 dos 16 países que disputam o torneio vão alcançar o mata-mata. O chaveamento será definido através das posições de cada clube classificado na fase de grupos.
Argentina ergue a taça da CONMEBOL Copa América 2024 USA™ após derrotar a Colômbia por 1 a 0 na prorrogação da partida decisiva disputada no Hard Rock Stadium de Miami Gardens, Flórida. Com este título, a Albiceleste passou a ser a equipe mais vencedora da história do torneio, com 16 campeonatos.
A Argentina venceu a Colômbia neste domingo por 1 a 0, na prorrogação, gol de Lautaro Martínez, e se tornou a maior vencedora da história da Copa América, agora com 16 títulos. Os argentinos deixaram para trás o Uruguai, que tem 15. veja a lista na tabela abaixo.
O gol de Lautaro Martínez, já no segundo tempo da prorrogação, garantiu o 16º título argentino da Copa América. Sendo assim, a Argentina passou o Uruguai e se isolou na primeira posição do ranking de maiores campeões do torneio continental.
Quantos anos o Brasil ficou sem ganhar a Copa América?
O Brasil desistiu da Copa América por quase dez anos entre 1926 e 1935 . Eles foram particularmente bem-sucedidos de 1997 a 2007, vencendo quatro das cinco Copas durante esse período.
A Fifa divulgou nesta quinta-feira (15) a primeira atualização do ranking mundial de seleções masculinas de 2024. Mantendo a liderança desde o ano passado, a Argentina, atual campeã do mundo, segue no topo da lista.
Conmebol distribuirá um total de 72 milhões de dólares (cerca de R$ 388 milhões) nesta edição. A Copa América 2024 está na reta final, com a final marcada para o dia 14 de julho. Este ano, a Conmebol distribuirá 72 milhões de dólares (cerca de R$ 388 milhões) em prêmios entre as 16 seleções participantes.
Raphael Claus vai apitar a decisão entre Argentina e Colômbia. O árbitro Raphael Claus vai apitar a final da Copa América de 2024 entre Argentina e Colômbia, domingo (14), em Miami.