A emissão desses papéis equivale à transformação de direitos creditórios, como notas promissórias, Cédula de Produtor Rural (CPR) e duplicatas, em ativos financeiros negociáveis no mercado de valores mobiliários por intermédio de uma companhia securitizadora.
CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) são títulos de Renda Fixa emitidos por securitizadoras que representam créditos imobiliários ou agrícolas.
O CRA representa uma alternativa de investimento a longo prazo para diversificação da carteira, já que trata-se de um investimento isento de impostos e com maior rentabilidade, de modo geral, frente a outros ativos de renda fixa, obedecendo a relação risco-retorno do mercado de investimentos.
O maior risco ao qual você estará exposto ao adquirir esse crédito do agronegócio é a quebra da empresa ou pessoa que fez a solicitação dos recursos ou do próprio emissor. Nesses casos, receber o dinheiro investido pode se tornar uma verdadeira saga.
Um dos principais benefícios dessa alternativa é o potencial de retorno, principalmente quando comparada a outros investimentos de renda fixa. Considerando o mesmo prazo de aplicação, é comum que o CRA ofereça uma rentabilidade maior que os CDBs ou títulos do Tesouro Direto, por exemplo.
O benefício do registro profissional em CRA é o de que, com ele, o profissional de Administração está legalmente habilitado ao exercício da sua profissão, tendo o pleno gozo legal das prerrogativas da Profissão de Administrador.
15 – Serão obrigatoriamente registrados nos CRAs as empresas, entidades e escritórios técnicos que explorem, sob qualquer forma, atividades de Administrador, enunciadas nos termos desta Lei. Parágrafo único – O registro a que se refere este artigo será feito gratuitamente pelos CRAs.”
Por que é obrigatório o pagamento das anuidades?? Com o registro no CRA-SP, nasce a obrigatoriedade de arcar com as anuidades e taxas cobradas por força Constitucional, artigo 149.
CRAs e CRIs que rendem até 16% ao ano (com aporte de R$ 1 mil) para aproveitar por 2 anos e meio. O ano de 2023 começa repleto de oportunidades interessantes para os investidores na renda fixa.
O prazo de confecção das Carteiras de Identidade Profissional é de 30 dias, em média. A tramitação pode ser acompanhada em Profissional / Consultas públicas / Protocolo, informando o nº do protocolo origem, ou pelo acesso restrito do profissional.
O profissional de Administração registrado com base no certificado de colação de grau tem o prazo de dois anos para apresentação do diploma e obtenção da Carteira de Identidade Profissional (CIP) definitiva. Após esse período, o registro permanece ativo, bem como as obrigações para com o CRA-SP continuam inalteradas.
Dentre os cursos que se enquadram na categoria estão os de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Negócios Imobiliários, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Agronegócio, entre outros.
O não pagamento das anuidades devidas não implica o cancelamento do registro ou exclusão automática do cadastro. O registro somente é cancelado mediante solicitação do profissional, desde que se enquadre nos requisitos necessários.
Sou obrigado a pagar a anuidade do meu conselho mesmo não exercendo a profissão?
A lei federal nº. 12.514/2011, em seu artigo 5º, relata que "O fato gerador das anuidades é a existência de inscrição no conselho, ainda que por tempo limitado, ao longo do exercício", e não desobriga do pagamento mesmo não exercendo a atividade.
– Taxa de Registro de Pessoa Jurídica – R$ 116,35; – Pagamento dos duodécimos da anuidade do exercício corrente, calculados com base no capital social da empresa.
O inciso III do art. 3º do nosso Código de Ética destaca a responsabilidade do administrador de acompanhar de perto as ações de seus supervisionados. Cabe ao profissional acompanhar a conclusão ou resultados dos trabalhos de seus subordinados para, então, assinar relatórios e demais documentos gerados por sua equipe.
Vamos lá: Administrador, ou ADM como muitas vezes é carinhosamente chamado, é aquela pessoa que cursou Administração e está devidamente registrada em Conselhos Regionais de Administração, presentes em todas as unidades federativas do Brasil.
Dentre os cursos que se enquadram na categoria estão os de Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão de Pequenas e Médias Empresas, Negócios Imobiliários, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Agronegócio, entre outros.
Sobre o registro profissional, o Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração (CRA) são os conselhos profissionais de classe para graduados em Administração ou tecnólogos em áreas administrativas - por exemplo, o Tecnólogo em Gestão Financeira.
Como tirar o CRA? O Registro Profissional do administrador é feito na sede do CRA do estado onde o requerente reside, localizada nas Capitais e no Distrito Federal, ou nas Delegacias e Representações dos CRAs, presentes em cidades do interior dos Estados.
Quanto tempo demora para obter o registro profissional?
Quanto tempo leva? De até 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, mediante justificativa, segundo a Lei n° 9.784/99. Este é um serviço do(a) Ministério do Trabalho e Emprego .