A inspeção é um tipo de checagem que elenca itens para serem verificados a partir de um apanhado de regras. O seu objetivo é identificar se as condições para a execução das tarefas estão em conformidade com o padrão de qualidade.
A inspeção é um processo de vistoria de um espaço, equipamento ou prática, garantindo que todos os procedimentos estejam sendo executados de maneira adequada. Seus objetivos incluem manter o pleno funcionamento do equipamento, aumentar sua vida útil e garantir a segurança dos profissionais envolvidos.
Dados do veículos apresentados no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) como cor, placa, versão, modelo, ano de fabricação e número do chassi;
Atualmente no Brasil existem três tipos de inspeção de produtos de origem animal atuantes: Serviço de Inspeção Federal (SIF), Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
A Ordem de Inspeção é um documento emitido por uma autoridade competente, como um órgão governamental ou uma agência reguladora, que determina a realização de uma inspeção em determinado local ou atividade.
No ato da inscrição para a realização de uma inspeção automóvel e/ou de uma reinspeção deve obrigatoriamente apresentar: Livrete e Título de Registo de Propriedade ou Documento Único Automóvel (DUA)
➢ Inspeção: avaliar o corpo quanto à forma, cor, simetria, odor e presença de anormalidades; ➢ Palpação: avaliar temperatura, estado de hidratação, textura, forma, movimento, áreas de sensibilidade e pulsação.
Inspeção geral: Realizada quando se quer ter uma visão panorâmica de todos os setores da instituição ou do local inspecionado. Pode ser realizada no início do mandato da CIPA.
Em geral, a inspeção pode ser feita por meio de testes físicos, avaliação visual ou mesmo por meio de testes de laboratório. Na prática, uma inspeção de qualidade deve seguir um checklist pré-estabelecido de passos que indicam o que deve ser observado e testado.
Além das inspeções, a ABNT NBR IEC 60079-17 define também os três graus de inspeção que podem ser aplicados nas inspeções que são feitas em áreas classificadas: visual, apurado e detalhado.
É o controle que executa a parte operacional de garantia das especificações do produto com relação ao processo produtivo. Para que isto funcione adequadamente, todo material ou produto deve possuir um documento relacionado, chamado Plano de inspeção.
Este termo é utilizado para informar que a Licença Sanitária de determinado estabelecimento foi liberada, listando as atividades econômicas que está apto a exercer; para informar que um estabelecimento encerrou as atividades; e para quaisquer outras situações que a equipe de fiscalização achar pertinente.
A inspeção de qualidade é um conceito usado para descrever a atividade que busca examinar, verificar, medir e testar um produto de acordo com os requisitos especificados, a fim de estabelecer se a conformidade é alcançada ou não.
De modo geral, as vistorias são uma revisão geral do ambiente de trabalho para identificar problemas potenciais, enquanto as inspeções são uma análise mais detalhada para verificar a conformidade com as normas e regulamentações de segurança e saúde ocupacional.
Atualmente no país possuímos os selos de inspeção federal, estadual, municipal e o de equivalência dos serviços (SISBI), sendo que cada um possui uma área específica de atuação, como explicado a seguir.
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal. Sua função é garantir a qualidade de produtos que são produzidos e comercializados no município.
Compete à Cidasc, por meio do Deinp, conceder e fiscalizar estabelecimentos que possuem o selo SIE. Como saber se um produto de origem animal é seguro? Na hora da compra o consumidor deve verificar se o produto de origem animal possui o Selo de Inspeção: SIM, SIE ou SIF.