A marcha lenta é ativada quando o motor está funcionando, mas o veículo permanece parado. Sua função é essencial para manter o motor ativo sem movimentar o carro, como em paradas temporárias.
Durante a marcha lenta, a posição do obturador é calculada baseando-se nos sinais de voltagem, temperatura do líquido de arrefecimento (ECT) e carga do motor (MAP). O Atuador da Marcha Lenta é encontrado no corpo de borboleta, geralmente fixado por dois parafusos ou encaixado sob pressão (tipo snap-in).
Marcha lenta, de fato, quer dizer que o carro está ligado em aceleração mínima, ou seja, com o câmbio no ponto morto. O senso comum prega que essa prática de manter o veículo desengrenado e com o motor em baixa rotação serve para economizar combustível, mas, na verdade, isso pode ser prejudicial e, até mesmo, perigoso.
1ª marcha: usada somente para sair com o carro até 20km/h. 2ª marcha: usada nas subidas de morros, ladeiras e aclives sem pavimentação (de barro, macadame, com pedriscos). Para velocidades de 20 a 40km/h. Marcha para ser usada em tráfego lento, engarrafamentos, quando a fila começa a andar bem devagarinho.
🩷☕ Posso reduzir da 5° ou 4° marcha, para a 2° marcha? 🤔 Pode sim(ao passar numa lombada, quando for parar num semáforo ou ao fazer uma conversão). DESDE QUE: você venha REDUZINDO a velocidade antes, pise no freio, na embreagem até o final, coloque em neutro e depois reduza para a 2°marcha.
Qual a marcha que gasta mais gasolina? Não existe marcha que faça o veículo reduzir o consumo de gasolina. Contudo, é recomendado que o condutor mantenha velocidade constante (entre 40 e 70 km/h) e opte pela quinta marcha em terrenos planos.
Em marcha alta, o motor funciona em rotações mais baixas. Com isso, a resposta do veículo é mais lenta. Isso quer dizer que, você tem mais dificuldade para controlar o carro em situações de tráfego lento, curvas apertadas ou manobras precisas.
O que gasta mais combustível, andar rápido ou devagar?
O que gasta combustível mais rápido: andar rápido ou devagar? Andar mais rápido gasta mais combustível. E o motivo está ligado à física: quanto maior a velocidade, maior a resistência do ar que o veículo precisa vencer para se movimentar. Sendo assim, o consumo tende a aumentar.
Quando o carro está em marcha lenta, significa que o motor está funcionando sem acelerações, ou seja, em rotação mínima de funcionamento, com o câmbio em neutro (também chamado de ponto morto).
O sintoma da falha na estabilidade da marcha lenta ocorre porque a mistura de ar e combustível fica desregulada, nesse caso, a central eletrônica não encontra parâmetros para corrigir a proporção da mistura.
O que acontece se o motor funcionar muito tempo em marcha lenta?
Elas podem gastar e se deteriorar quando a máquina fica ligada por longos períodos sem o veículo se movimentar. As consequências podem ser ainda piores se o veículo estiver em marcha lenta por muito tempo. Isso significa que nada está engatado no câmbio e, mesmo que o carro esteja sem andar, fica em modo de aceleração.
Um deles é a oscilação na marcha lenta, ou seja, a rotação do motor ficará muito baixa quando o veículo estiver parado, tornando difícil ele se manter ligado. Outra indicação é que o carro “morre” quando é desengatado e parado por completo; isso é comumente percebido quando se espera os semáforos, por exemplo.
A marcha lenta oscila pode ser causada por diversos fatores, como sensor de massa de ar sujo, filtro de ar ou de combustível sujos, válvula de marcha lenta defeituosa, corpo de borboleta (TBI) sujo, entrada falsa de ar no coletor de admissão, velas de ignição ou cabos de vela com problemas, sonda lambda quebrada, ...
De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano. Mante a velocidade média cosntante também ajuda, já que mudança contínua de velocidade influencia nos gastos com combustível.
As três primeiras marchas costumam ser chamadas “marcha de força”, já que conferem ao veículo maior tração nas rodas, em vez de velocidade. Já a quarta e quinta marcha são as denominadas “marchas de velocidade”. O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade.
Sendo assim, a primeira marcha é a ideal para garantir que o carro tenha mais força para subir a ladeira sem surpresas. Essa dica se aplica caso não seja uma ladeira de maior extensão. No caso de o veículo apresentar dificuldades, basta acionar a segunda marcha para dar maior impulso.
Embora não haja um padrão, boa parte dos carros utilizam uma faixa entre 4000 e 5000 rotações como ponto ideal para otimizar o desempenho do automóvel. Já para quem busca redução no consumo de combustível, geralmente o ideal é que as trocas sejam feitas quando a rotação atingir entre 2000 e 2500 RPM.
3ª marcha. Esta é a mais utilizada no trânsito urbano, quando a velocidade máxima é entre 50km/h, a transferência acontece quando o carro começa a ganhar velocidade. E é a marcha mais fácil de controlar, pois o carro fica mais pesado e relativamente rápido.
Se o motorista está em quinta marcha e em velocidade constante, sem forçar o veículo, ótimo. É a rotação ideal para economizar combustível. É preciso estar sempre atento para trocar de marcha no momento ideal. Isso evita perda de velocidade e acelerações desnecessárias.
Partir abruptamente de uma parada, mudar repentinamente de marcha ou parar repentinamente o veículo pode causar estresse excessivo nos componentes da caixa de câmbio, como sincronizadores, rolamentos e eixos, e causar desgaste prematuro ou danos a esses componentes.
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.
Ao ultrapassar essa velocidade, você deve trocar para a quarta marcha. A mudança para a quinta marcha é bastante relativa e pode variar de acordo com o tipo de pista em que você está. Geralmente, o certo é você utilizar essa marcha em uma velocidade acima de 60km/h.