A vasta gama de interesses e o pensamento profundo são características de superdotados. A mente de uma criança superdotada funciona de maneiras únicas e complexas, frequentemente diferindo de seus pares na forma como percebem, processam e interagem com o mundo ao seu redor.
Apesar da facilidade de aprendizado, os indivíduos superdotados podem apresentar dificuldades de relacionamento. Ouça o texto abaixo! Curiosidade, elevado grau de criatividade, facilidade e rapidez para aprender são características de pessoas superdotadas ou portadores de altas habilidades.
Em resposta a esta complexidade, pessoas com altas habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação.
Como é o cérebro de uma pessoa com altas habilidades?
Sabe-se que o córtex cerebral desses prodígios é menor que a média na infância, mas aumenta e se sofistica ao se aproximar da adolescência. Eles também apresentam maior volume de matéria cinzenta, o que lhes confere habilidade para lidar com dados e extrair conclusões, e as suas conexões neurais são mais velozes.
Alguns estudiosos acreditam que há fatores ligados à genética e a estímulos externos para o desempenho cerebral dos superdotados, sendo que a diferença entre um indivíduo normal e um superdotado são as conexões cerebrais complexas e não a quantidade de neurônios como alguns pensam.
Apoio Social e Emocional: Reconhecer que os superdotados podem ter necessidades sociais e emocionais únicas. Oferecer apoio para lidar com desafios, promover o relacionamento com outros superdotados e ajudar a desenvolver habilidades de resiliência e autorregulação.
Como funciona o cérebro de uma pessoa muito inteligente?
Gostava de deixar bem claro que as pessoas de alto QI utilizam com mais frequência as áreas responsáveis pelo pensamento e tomada de decisão, possuem uma maior área em seu córtex cerebral, uma maior densidade de neuritos, que permitem que os neurônios se organizem em padrões mais eficientes.
Altas habilidades não excluem transtornos de aprendizagem. Acriança pode ser diagnosticada com Altas Habilidades/Superdotação e ainda assim enfrentar transtornos de aprendizagem como dislexia, discalculia ou outros transtornos do neurodesenvolvimento como TDAH.
Renzulli (2004) explica que há dois tipos de superdotação: 1. Escolar ou acadêmica, que integra competências identificadas nos testes cognitivos; 2. Produtiva-criativa, que envolve atividades e a participação humana, o que implica o desenvolvimento de ideias, produtos, expressões artísticas e áreas do conhecimento.
Quais as características de uma pessoa com QI alto?
Pessoas com alto QI geralmente possuem mentes altamente ativas, pensam em várias coisas ao mesmo tempo e estão constantemente processando informações. "Esse alto nível cognitivo pode levar a uma 'sobrecarga' que pode afetar a memória", explica Dr. Fabiano de Abreu.
A presença das altas habilidades ou superdotação na legislação brasileira é escassa e se restringe à garantia de atendimento educacional especializado, no âmbito do capítulo da educação especial da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Superdotação não é transtorno, doença ou síndrome; portanto não há diagnóstico, CID ou laudo. Produz-se um parecer pedagógico ou um relatório de indicadores de comportamento de AH/SD. Enedina Alves Marques foi uma pioneira engenheira brasileira.
Segundo o especialista, um gênio é uma pessoa com extraordinários poderes mentais cujas obras ou conceitos originais mudam a sociedade de uma maneira significativa para melhor ou para pior em todas as culturas e ao longo do tempo. Ele até mesmo desenvolveu uma “fórmula de gênio: G = S x N x D”.
Os gênios são dotados de um brilhantismo excepcional, sendo insensíveis às limitações da mediocridade e emocionalmente muito sensíveis, seu intelecto prevalece sobre a vontade muito mais do que numa pessoa “mediana”.
em musicologia e professor da Universidade de Yale, observa que um gênio é "aquele com a capacidade de pensar com perspicácia e implementar esses pensamentos no mundo real, tendo um impacto na direção do pensamento e atividade humana". "O gênio humano está ligado à alta criatividade", disse Wright à BBC Mundo.
Embora cada indivíduo superdotado seja único, algumas características comuns incluem: Pensamento Rápido e Aprendizado Acelerado : Superdotados frequentemente têm a capacidade de processar informações rapidamente e aprender novos conceitos mais rapidamente do que a média.
Aprendizado Rápido : Capacidade de aprender mais rápido do que outras crianças da mesma idade. Vocabulário Avançado : Uso e compreensão de um vocabulário mais amplo e complexo do que o esperado para a idade. Curiosidade Intensa : Mostram curiosidade excepcional sobre vários tópicos e fazem perguntas profundas.
Como funciona o cérebro de uma pessoa superdotada?
Diversos cientistas caracterizam o cérebro dessas pessoas como “uma mente em eterno crescimento” devido aos circuitos e caminhos cerebrais estabelecidos para atingir uma maior conexão entre as estruturas.
Especialistas recomendam que os superdotados sejam diagnosticados ainda na primeira infância. O teste SonR (não verbal) pode ser aplicado aos 2 anos e 6 meses. O Wisc, mais completo, é indicado acima de 6 anos.
Para ele, a superdotação deve ser analisada como resultado da interação entre três fatores (três anéis): habilidade acima da média (que envolve habilidades gerais e habilidades específicas), envolvimento com a tarefa (motivação) e criatividade.
Pontuação de QI Acima de 130 : A maioria dos especialistas concorda que uma pontuação de QI acima de 130, que coloca a pessoa no percentil 98 ou superior da população, é um indicador de superdotação. Isso significa que a pessoa está entre os 2% mais inteligentes da população.