Como fica a prorrogação do auxílio-doença 2024?
Pela segunda vez neste ano, o INSS apresentou novas regras na prorrogação do Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença). Agora, o benefício só poderá ser prorrogado até 60 dias após a data de cessação, desde que o segurado ainda não tenha conseguido agendar uma perícia dentro do prazo de 30 dias.Como fica a prorrogação automática do auxílio-doença?
De acordo com a Portaria, os pedidos de prorrogação serão efetivados de forma automática a partir da solicitação, por 30 dias, ou até que a perícia médica presencial retorne, limitado a 6 (seis) pedidos.Quantas vezes o INSS prorroga o benefício?
Nos casos em que a espera for maior do que 30 dias, o benefício será prorrogado por mais um mês, a contar da data de cessação. É possível pedir uma segunda prorrogação, limitando-as a até 60 dias.Como saber se meu benefício foi prorrogado automaticamente?
Os resultados dos requerimentos de prorrogação podem ser consultados diretamente no site ou aplicativo Meu INSS. A análise é feita com base nos documentos médicos enviados, sem a necessidade de uma nova perícia médica presencial. Se o pedido for aprovado, o segurado será notificado através do sistema.Entenda as Novas Regras para Prorrogação do Auxílio-Doença do INSS
Até quando vai a prorrogação automática do INSS 2024?
Esse pedido de prorrogação sem perícia pode ser feito tantas vezes quanto o beneficiário solicitar, sendo que esses procedimentos serão aplicados até o dia 30 de abril de 2024.Até quando vai a prorrogação do auxílio-doença sem perícia?
Fim da concessão facilitadaAs alterações revogam a concessão facilitada da prorrogação do benefício por incapacidade temporária, que estava em vigor desde 2023. Até 30 de junho de 2024, a prorrogação não exigia um parecer conclusivo da perícia médica federal – uma obrigação que voltou a ser aplicada neste mês.
O que mudou no auxílio-doença 2024?
Em 2024, o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença é limitado ao teto máximo do INSS, que atualmente é de R$ 7.786,02. Isso significa que, mesmo que a média dos salários de contribuição do segurado resulte em um valor superior, o benefício será pago até esse limite máximo estabelecido pelo INSS.Como funciona a perícia de prorrogação?
Uma vez feito o pedido, se o tempo de espera para a avaliação pericial for menor ou igual a 30 dias, a avaliação será agendada e essa será a nova data final do benefício; a menos que a perícia indique prorrogação. Se o prazo estiver maior que 30 dias, o benefício será prorrogado sem agendamento da avaliação.Qual o tempo máximo para auxílio-doença?
– Data de início do repouso ou de afastamento das atividades habituais; – Prazo necessário para a recuperação, podendo chegar a 180 dias; Se o documento apresentar todos estes requisitos, o benefício é concedido e terá como prazo máximo 180 dias.Até quando vai a prorrogação automática?
A regra atual da prorrogação automática do benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) valerá até abril de 2024. Hoje, o segurado que estiver afastado da sua função recebendo o auxílio poderá ter a prorrogação quantas vezes precisar, sem a necessidade de passar por uma nova perícia médica.Como fazer pedido de prorrogação de auxílio-doença continua recebendo?
O pedido deve ser feito nos últimos 15 dias antes do encerramento do auxílio-doença. Importante! Durante a perícia médica será avaliado o benefício devido, temporário (auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez). Este pedido é iniciado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?
Vale destacar ainda que antes da Reforma da Previdência de 2019, era possível fazer a conversão após 2 anos de recebimento do auxílio-doença. Com a nova legislação, é preciso ter pelo menos 12 meses de contribuição e cumprir outros requisitos. Entenda: Auxílio-doença indeferido?Qual o valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença em 2024?
De modo geral, o valor máximo dos benefícios previdenciários segue o teto do INSS. Desta forma, o limite do auxílio-doença é de R$ 7.786,02, segundo tabela de 2024.Como eu faço para prorrogar o meu auxílio-doença?
O trabalhador deve fazer o pedido pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou ligando para o número 135. Dependendo do caso, será agendada uma perícia ou haverá análise documental do atestado médico enviado pelo segurado pela internet.Como dar continuidade ao auxílio-doença?
Solicitação de prorrogação
- A Solicitação de Prorrogação pode ser feita pelo segurado que se considerar sem condições de retornar ao trabalho ao final do auxílio-doença ou esteja com a capacidade reduzida.
- O requerimento poderá ser feito nos últimos 15 dias do auxílio-doença, através do telefone 135 ou pelo MEU INSS.
Como funciona a prorrogação do auxílio-doença 2024?
É possível pedir a prorrogação do benefício? O Atestemed não permite prorrogação do prazo. Caso o seguro não tenha se recuperado, pode apresentar um novo atestado, desde que o prazo total não ultrapasse 180 dias.Quantas vezes posso prorrogar o auxílio-doença?
A nova portaria passou a limitar esse tipo de prorrogação – sem perícia – a duas por requerente, salvo restabelecimento ou reativação por decisão judicial. Em termos práticos, isso significa que o benefício poderá ser prorrogado por até 60 dias.Quando pede prorrogação do benefício?
O pedido de prorrogação é um direito do beneficiário quando: - o resultado da última avaliação médica realizada pelo INSS tiver sido favorável e, ao final do período estabelecido pela perícia, o segurado não se sentir em condições de voltar ao trabalho.Quem recebe auxílio-doença por tempo indeterminado?
Segundo portaria conjunta do instituto e do Ministério da Previdência Social publicada nesta quarta-feira (1º), o segurado que estiver afastado do trabalho recebendo o auxílio poderá ter a prorrogação automática do benefício quantas vezes for necessário, sem precisar passar por perícia médica.Quando o perito do INSS sugere aposentadoria?
Se, na perícia inicial, o próprio perito do INSS constatar a incapacidade total e permanente do segurado para o trabalho, insuscetível de reabilitação, deve conceder imediatamente a aposentadoria por invalidez.Como pedir prorrogação do auxílio-doença pelo aplicativo?
Como fazer o pedido de renovação?
- clique em “Benefício por Incapacidade”;
- na próxima página, acesse a opção Serviços Disponíveis;
- na sequência, escolha “Prorrogar Benefício por Incapacidade” e clique em avançar;
- se for o caso, informe novamente seus dados e vínculo empregatício (qual empresa trabalha);