Como fica a prorrogação do auxílio-doença em 2024?
Pela segunda vez neste ano, o INSS apresentou novas regras na prorrogação do Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença). Agora, o benefício só poderá ser prorrogado até 60 dias após a data de cessação, desde que o segurado ainda não tenha conseguido agendar uma perícia dentro do prazo de 30 dias.Quantas vezes o INSS prorroga o benefício?
Nos casos em que a espera for maior do que 30 dias, o benefício será prorrogado por mais um mês, a contar da data de cessação. É possível pedir uma segunda prorrogação, limitando-as a até 60 dias.Como funciona a prorrogação automática?
Como Funciona a Prorrogação Automática? Com a nova regra, os beneficiários que já estão recebendo o auxílio-doença podem ter a duração do benefício estendida automaticamente. Isso significa que não será mais necessário passar por uma nova perícia médica para continuar recebendo o auxílio.Como funciona a perícia de prorrogação?
Uma vez feito o pedido, se o tempo de espera para a avaliação pericial for menor ou igual a 30 dias, a avaliação será agendada e essa será a nova data final do benefício; a menos que a perícia indique prorrogação. Se o prazo estiver maior que 30 dias, o benefício será prorrogado sem agendamento da avaliação.COMO CONSEGUIR A PRORROGAÇÃO AUTOMÁTICA DO AUXÍLIO DOENÇA (2024)
Como saber se meu benefício foi prorrogado automaticamente em 2024?
Os resultados dos requerimentos de prorrogação podem ser consultados diretamente no site ou aplicativo Meu INSS. A análise é feita com base nos documentos médicos enviados, sem a necessidade de uma nova perícia médica presencial.Até quando vai a prorrogação automática do INSS 2024?
Esse pedido de prorrogação sem perícia pode ser feito tantas vezes quanto o beneficiário solicitar, sendo que esses procedimentos serão aplicados até o dia 30 de abril de 2024.O que significa prorrogação automática no INSS?
Na época, o segurado tinha a prorrogação liberada automaticamente até que a perícia fosse agendada. “Era cenário caótico e a ideia era aliviar esse transtorno. Agora, se a perícia não for agendada em até 30 dias, aí sim a prorrogação é feita automaticamente”, disse Vitória.O que significa prorrogação automática?
A prorrogação pode ser por prazo indeterminado, quando, após aquele prazo, o contrato passará a vigorar sem que haja uma data certa para encerrar. Caso seja esse seu caso, a rescisão pode acontecer de forma mais fácil. Até porque ninguém será obrigado a se manter “preso” a um contrato indefinidamente.Quando acaba a prorrogação automática do auxílio-doença?
As alterações revogam a concessão facilitada da prorrogação do benefício por incapacidade temporária, que estava em vigor desde 2023. Até 30 de junho de 2024, a prorrogação não exigia um parecer conclusivo da perícia médica federal – uma obrigação que voltou a ser aplicada neste mês.Até quando vai a prorrogação automática?
A regra atual da prorrogação automática do benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) valerá até abril de 2024. Hoje, o segurado que estiver afastado da sua função recebendo o auxílio poderá ter a prorrogação quantas vezes precisar, sem a necessidade de passar por uma nova perícia médica.O que fazer depois da prorrogação do INSS?
Agora, se o beneficiário perder o prazo de prorrogação do auxílio-doença, ele deverá solicitar um adiamento, por meio de um agendamento de uma nova perícia médica. Nesse tipo de caso, alguns beneficiários ficam na dúvida sobre a diferença entre prorrogar o benefício e solicitar um novo.Como funciona a prorrogação de benefícios do INSS?
O pedido de prorrogação é um direito do beneficiário quando: - o resultado da última avaliação médica realizada pelo INSS tiver sido favorável e, ao final do período estabelecido pela perícia, o segurado não se sentir em condições de voltar ao trabalho.Como fazer pedido de prorrogação de auxílio-doença continua recebendo?
O pedido deve ser feito nos últimos 15 dias antes do encerramento do auxílio-doença. Importante! Durante a perícia médica será avaliado o benefício devido, temporário (auxílio-doença) ou permanente (aposentadoria por invalidez). Este pedido é iniciado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?
Vale destacar ainda que antes da Reforma da Previdência de 2019, era possível fazer a conversão após 2 anos de recebimento do auxílio-doença. Com a nova legislação, é preciso ter pelo menos 12 meses de contribuição e cumprir outros requisitos. Entenda: Auxílio-doença indeferido?Como eu faço para prorrogar o meu auxílio-doença?
O trabalhador deve fazer o pedido pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou ligando para o número 135. Dependendo do caso, será agendada uma perícia ou haverá análise documental do atestado médico enviado pelo segurado pela internet.Como fazer a prorrogação automática?
A medida foi estabelecida por meio de uma portaria do dia 30 de outubro de 2023 do INSS e visa facilitar a vida dos segurados que ainda não podem voltar ao trabalho. A prorrogação automática pode ser feita por meio do telefone 135, que funciona 24 horas por dia, ou o Meu INSS.Como funciona o tempo de prorrogação?
O tempo de uma prorrogação de futebol são 30 minutos, divididos em dois períodos de 15 minutos, que são conhecidos como “tempo de prorrogação”. Durante os 30 minutos extras, os times têm a oportunidade de marcar gols e terminar com um vencedor para o duelo. Caso não haja um ganhador, a decisão irá para os pênaltis.Quantas vezes posso pedir prorrogação do auxílio-doença?
A nova portaria passou a limitar esse tipo de prorrogação – sem perícia – a duas por requerente, salvo restabelecimento ou reativação por decisão judicial. Em termos práticos, isso significa que o benefício poderá ser prorrogado por até 60 dias.Quando o INSS nega a prorrogação?
Se o INSS negar administrativamente a prorrogação, a ação judicial pode ser proposta sem preocupação com a questão do interesse de agir, já que ele estará configurado pelo pedido negado. Lembrando que o art. 129-A, inciso II, a, da Lei n. 8.213/1991 (incluído pela Lei n.O que mudou na prorrogação do auxílio-doença?
Eis as novas regras:quando for maior que 30 dias, o benefício será prorrogado por 30 dias, sem agendamento da avaliação médico-pericial.