Atualmente, além do campeão, a Série C promove as outras três melhores equipes à Série B, totalizando quatro vagas. Da mesma forma, os quatro piores times são rebaixados à Série D. No Ranking da CBF, a Série C atribui 200 pontos ao campeão. O vice-campeão recebe 160 pontos, o terceiro recebe 150 e o quarto 140.
Já o Grupo C é composto pelo 2º, 3º, 6º e 7º colocado.
Disputadas as seis rodadas da segunda fase, os dois melhores colocados de cada quadrangular conquistam o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Os líderes de cada lado disputarão o título da terceira divisão nacional.
Como funciona o Campeonato Brasileiro Série C 2024?
A Série C do Campeonato Brasileiro 2024 começa neste sábado (20) com cinco jogos. No total, serão 20 times em busca da classificação para a Série B do Brasileiro de 2025. Por conta disso, o NSC Total explica como funciona a terceira divisão nacional.
Em cada uma das chaves, os quatro primeiros se classificam para os 32 avos de final e os quatro últimos são eliminados. A partir da segunda fase, os confrontos são em duelos de ida e volta até a final. Os quatro semifinalistas garantem acesso ao Brasileirão Série C de 2025.
2ª Fase: os oito finalistas se dividem em um formato de mata-mata que começa nas quartas de final, ou seja, são formados quatro grupos de dois clubes que se enfrentam entre si, dentro da própria chave, em jogos de ida e volta. Classificam-se às semifinais os quatro times vencedores.
Quem são os principais candidatos ao rebaixamento no Brasileirão...
Vitória. Atual campeão da Série B do Brasileirão, o Vitória vai disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro pela primeira vez desde o ano de 2018. ...
O maior campeão da história do torneio é o Vila Nova, que levantou a taça em três oportunidades: 1996. 2015 e 2020. Logo atrás vem os bicampeões Atlético-GO (1990 e 2008) e Ituano (2003 e 2021).
Como pode ser visto, o Confiança, hoje na Série B, é o time, com 20 participações, que mais jogou a Série C, seguido de perto por Botafogo-PB, Caxias e Tupi. Quatro times de 2021 tem mais de 10 participações: o próprio Botafogo-PB (18), o Ferroviário-CE (16), Volta Redonda (14) e Paysandu (11).
Regulamento. A Série A de 2024 é disputada por vinte clubes em dois turnos. Em cada turno, todos os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem do primeiro, apenas com o mando de campo invertido.
O Botafogo-PB vive um momento histórico na Série C do Campeonato Brasileiro, com uma sequência de cinco vitórias consecutivas, a maior entre todas as divisões do futebol nacional em 2024.
Os 20 times jogarão em turno único. Os oito melhores colocados serão divididos em dois grupos de quatro integrantes cada. Os dois melhores colocados de cada grupo estarão na Série C do Brasileirão 2025.
Após a primeira fase da Série C do Brasileiro, os oito primeiros times se dividem em dois grupos de quatro. Os dois melhores de cada grupo garantem a vaga na Série B da próxima temporada, enquanto o melhor de cada grupo disputa a final em jogos de ida e volta pelo título.
Em 2024, 64 clubes irão disputar quatro vagas na Série C de 2025. Para este ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou um investimento recorde na competição, de R$ 35 milhões em premiação para as equipes.
O campeonato será dividido em três fases. Na primeira, os 20 clubes se enfrentam em sistema de pontos corridos em um único turno. Já na segunda fase, os oito clubes com melhor pontuação serão divididos em dois grupos para mais uma etapa de pontos corridos, desta vez, em turno e returno.
Qual time tem mais chance de ganhar o Brasileirão 2024?
Com 23 rodadas já disputadas, o Brasileirão 2024, o Botafogo quem está na liderança, com 46 pontos. Com a goleada sobre o Flamengo no clássico, o Glorioso chegou a 44% de probabilidade de título. O Fortaleza é o vice-líder com 45 pontos e tem 16,9% de chance de ser campeão.
O time que veio melhor espectado e minha previsão, em 17 de julho de 2024, é que quem será o campeão brasileiro de 2024 será o Botafogo de Futebol e Regatas.
Em entrevista ao Sportv, neste domingo (26), o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, negou qualquer chance do Campeonato Brasileiro 2024 não ter clubes rebaixados.
O atacante Jonathas, artilheiro da Série C do Campeonato Brasileiro e com 16 gols em 2024, trocou o Athletic, vice-líder da competição nacional, pelo América-MG, que é quarto colocado e luta pelo acesso na Série B. O jogador foi confirmado pelo time de Belo Horizonte.