Prateação: o objeto é imerso em uma solução contendo íons de prata. A aplicação de uma corrente elétrica (galvanoplastia) ou a redução química dos íons prata deposita uma camada uniforme do metal sobre o objeto.
Geralmente um banho dura de 6 meses a 1 ano dependendo do seu uso. As joias banhadas não são recomendadas para uso diário, apenas para eventos casuais, com esse cuidado seu acessório terá o brilho do banho por um maior tempo.
A aplicação do banho de prata é realizado com alto teor de pureza (99,9%) e camadas grossas que aumentam o brilho e a durabilidade deixando a peça protegida e resistente à corrosão. Geralmente é aplicado em jogos de talheres ou chá, lustres, bomboniers, castiçais, fruteiras, bandejas, jarras, bacias, estátuas, etc.
Qual a diferença entre banho de prata e prata 925?
Como o banho de prata sai, não é possível recuperar a aparência inicial. Já as peças em Prata 925 podem sofrer o processo de oxidação que é facilmente recuperado com cuidados básicos de limpeza e armazenamento, voltando ao brilho e aspecto de novos.
Além da prata 925, outras ligas de prata, como a prata de lei, também oferecem resistência ao escurecimento. Esses tipos de prata são frequentemente usados em jóias de alta qualidade e são uma excelente escolha para quem deseja manter suas jóias brilhantes.
O banho de prata é um processo meticuloso que requer habilidade e conhecimento para obter resultados excepcionais. Geralmente, esse procedimento é realizado por profissionais especializados em joalheria e restauração de peças prateadas.
Pode-se aplicar o banho de prata em peças de diversos modelos, como, anéis, correntes, pingentes, colares, braceletes, pulseiras, brincos, qualquer peça que se deseja agregar mais beleza por meio do brilho da prata.
Utilizar lixa de unha para verificar se existe banho
Para conferir se a joia possui ou não um revestimento, basta pegar uma lixa de unha e passar na superfície da peça. Busque lixar em uma parte pouco visível, pois caso a lixa retire o possível banho, a joia não ficará com aspecto danificado.
Uma combinação de vinagre branco e bicarbonato de sódio pode ser uma forma eficaz de como clarear a prata. Cubra o fundo de uma tigela com bicarbonato e adicione vinagre até que comece a espumar. Coloque suas peças de prata na mistura e deixe de molho por quinze minutos. Esfregue suavemente e enxágue bem.
Prata 925 é uma joia e banhado em prata é uma semijoia. As peças fabricadas em Prata 925 têm a durabilidade eterna, pois é considerada um metal nobre, assim como ouro. As peças banhadas são consideradas semijoias. A base da semijoia é constituída por metal não nobre e banhada com metal nobre (prata).
O banho de prata técnica é a solução ideal para aplicações técnicas, o revestimento acontece através da aplicação por meio de eletrodeposição. É utilizado principalmente para reduzir o atrito de anéis metálicos, arruelas ou outras peças de aço inoxidável, ligas resistentes à corrosão, ligas Inconel 718 e Incoloy 925.
A resposta é: ambas! A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
- Para evitar o processo de oxidação nas peças em prata, evite banhos de piscina e mar e retire a aliança ao lavar as mãos. Além disso, evite o contato da sua aliança com produtos de limpeza e cosméticos em geral, como perfumes, cremes, xampu, protetor solar e autobronzeador.
Posso tomar banho com minha joia de Prata? Pode sim! Tomar banho com suas joias de prata vai evitar a criação do sulfeto de prata e sua joia demorará mais a escurecer. Caso sua joia tenha resina ou pedras coladas, é necessário ter cautela e não as colocar sob água quente.
Elegância e brilho: quando um anel de prata é banhado em ouro, ele passa a ter mais brilho e presença, deixando bem mais vivo do que o aspecto anterior.
Durante o processo de banho, várias camadas de metais nobres e revestimento químico são sobrepostas. Isso faz com que o molde inicial (em latão) se transforme em semijoia. Devido à complexidade e à delicadeza desses procedimentos, não é qualquer um que consegue dar o banho de ouro nas peças.
Pode tomar banho com a prata 925? A Prata 925 pode ser usada no banho, mas é importante salientar que a exposição frequente à água e a produtos de banho pode levar a um desgaste mais rápido da peça.
Esse processo ocorre quando a prata entra em contato com enxofre presente no ar, na água ou em certos produtos químicos. Embora isso possa causar um leve desconforto, o escurecimento da prata é um indicativo de que a joia é genuína e não deve ser motivo de preocupação.
QUAIS OS MATERIAIS USADOS PARA FABRICAR UM ANEL PANDORA? Você vai encontrar nobres e diversos materiais em nossos anéis, como ouro 18K e 14K, ouro rosé 18K e 14K, prata de lei, prata 925, cravejados em pedras preciosas e naturais (zircônia, cristal e pérola de água doce).
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.