O que é cartão do INSS? O cartão do INSS é praticamente como um cartão de crédito comum, porém é destinado a alguns beneficiários do órgão. Com ele, é possível que os segurados usufruam de um limite de margem consignável para efetuar compras parceladas e realizar saques, se a opção estiver disponível.
Como funciona o pagamento do cartão benefício do INSS?
Ele funciona de forma semelhante a um cartão de crédito, mas com algumas características importantes: a principal delas é que o pagamento das despesas feitas com o cartão é descontado diretamente do benefício do INSS, o que geralmente resulta em taxas de juros mais baixas do que as dos cartões de crédito convencionais.
Inaugurado em 22 de maio, o serviço da carteira do beneficiário e o "clube de vantagens" Meu INSS+ permitem o acesso à confirmação de dados, sem precisar imprimir comprovante, e oferece descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros.
O Cartão de Crédito Consignado era similar a um cartão de crédito comum, porém era descontado diretamente na renda. Já o Cartão de Benefício, permitia o saque de até 70% do limite disponível, descontos em redes conveniadas e farmácias, além de garantir seguro de vida, auxílio-funeral, entre outros.
Como que eu faço para conseguir o cartão benefício?
Para solicitar o seu Cartão Benefício INSS, basta preencher o nosso formulário com seus dados (nome, CPF e contato), concluir o cadastro e, caso esteja tudo certo, logo em seguida, você receberá uma mensagem informando para aguardar o nosso contato. Garanta o seu Cartão Benefício!
Onde posso usar a carteira do beneficiário do INSS?
Isso significa que aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS podem aproveitar descontos em diversos estabelecimentos e serviços, incluindo farmácias, cinemas, shows, telemedicina, seguros e viagens.
De posse do cartão previdenciário e senha, o saque pode ser realizado em uma sala de Autoatendimento CAIXA, Unidade Lotérica ou correspondente CAIXA AQUI, de acordo com o limite de pagamento nesses canais. O saque também pode ser realizado em uma agência Caixa com o documento de identificação oficial com foto.
O uso do cartão de benefícios estará disponível a partir de dezembro, quando a regulamentação entra em vigor. Ainda falta a publicação da portaria que trata do limite máximo de juros que poderão ser cobrados nessas operações, o que deve ocorrer nos próximos dias.
O cartão magnético do INSS funciona como um cartão de saque. Desta forma, depois da sua emissão, basta fazer o desbloqueio e utilizá-lo em caixas eletrônicos ou na própria agência para sacar parte ou todo o benefício.
Quanto tempo demora para receber o cartão de benefício do INSS?
Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento. Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135.
Qual a diferença entre o cartão consignado e o cartão benefício?
Muito parecidos, tanto o cartão de crédito, quanto o cartão de benefícios do consignado podem ser usados para fazer compras e saques de dinheiro. A diferença está nas vantagens extras do cartão de benefícios, que permite que a pessoa tenha descontos em farmácias, seguro de vida e auxílio-funeral, por exemplo.
Qual a validade da carteira do beneficiário do INSS?
A Carteira do Beneficiário será disponibilizada para os segurados com benefícios ativos no momento da sua emissão e perderá sua validade na ocasião da cessação ou suspensão do benefício.
Como saber o número final do cartão de benefício do INSS?
É possível consultar o número final do benefício na carta de concessão, no extrato de pagamento, ou ligando para o número 135 – que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
No caso do cartão de benefício consignado, o valor da fatura é pago automaticamente pelo desconto no benefício ou salário, até o limite de 5% da margem. E o valor que exceder o limite da margem consignável deve ser pago por meio de boleto, para evitar a incidência de juros por atraso da fatura.
Para isso, basta fazer a seguinte conta: valor líquido do benefício ou da renda dividido por 100 e multiplicado por 30. Assim, podemos obter os 30%, ou seja, o valor máximo da parcela mensal do empréstimo. Esse cálculo engloba apenas a margem do empréstimo, e não do cartão.
Nessa modalidade, o INSS localiza a agência bancária mais próxima à residência do cidadão e emite um cartão específico para o saque dos valores. Não há qualquer custo para a emissão do cartão nem para os saques.
Você pode solicitar a segunda via do seu cartão benefício na Central de Relacionamento BB, ligando para 4004-0001(capitais) ou 0800-729-0001(para demais localidades) ou em qualquer agência BB.
Para solicitar o cartão benefício do INSS, você precisa acessar o aplicativo Meu INSS disponível para iOS e Android. Nele, você encontrará a opção “carteira do beneficiário” e poderá tirar uma foto para a sua carteira.
O que acontece se eu não sacar o benefício do INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS.