Um fluido newtoniano é um fluido cuja viscosidade, ou atrito interno, é constante para diferentes taxas de cisalhamento e não variam com o tempo. A constante de proporcionalidade é a viscosidade. Nos fluidos newtonianos a tensão é diretamente proporcional à taxa de deformação.
Os fluidos newtonianos possuem uma viscosidade constante, ou seja, não sofrem alteração quando aplicada uma força, alguns exemplos são a água, o leite e os óleos vegetais.
Uma explicação para este comportamento da mistura amido de milho e água é que, quando a solução está em repouso, os grânulos de amido são envolvidos por moléculas de água. A tensão superficial da água impede que ela flua completamente pelos espaços existentes entre os grânulos.
Por ser um fluido não-Newtoniano, quando a pessoa ou o animal cai na areia movediça e realiza movimentos bruscos, a mistura de areia e água torna-se mais rígida, mas permite certa liberdade de movimentos sempre que produzidos mais lentamente.
Qual a diferença entre fluidos newtonianos e não newtonianos?
2.2.
Os fluidos que obedecem a essa relação são os fluidos denominados fluidos newtonianos. Assim, qualquer fluido cuja relação entre a taxa de deformação (ou taxa de cisalhamento) e a tensão de cisalhamento não obedeça à equação 2.5 é denominado fluido não newtoniano.
Descreve materiais que retornam à sua forma de repouso depois que as tensões aplicadas são removidas. Descreve materiais que se deformam permanentemente após uma tensão aplicada superar um determinado limite.
Isaac Newton descreveu as propriedades de um “líquido ideal” no século XVII, e uma delas é a viscosidade – basicamente, a quantidade de atrito/resistência que existe para uma determinada substância fluir.
O que acontece quando a maizena se mistura com a água?
Uma mistura entre amido de milho e água. Com esses dois componentes é possível recriar a experiência de Física proposta pelo Faça Você Mesmo dessa semana. O resultado dessa combinação é o surpreendente “Líquido Diferente”, um fluído que pode ter características de líquido e, também, de sólido.
Ao misturar maisena e água, você cria uma mistura conhecida como suspensão coloidal. A maisena se dissolve na água, formando uma mistura espessa e viscosa que pode se comportar tanto como um líquido quanto como um sólido, dependendo da forma como é manipulada.
Gotas de tamanho grande se formam e caem durante um período de aproximadamente uma década. A oitava gota caiu em 28 de novembro de 2000, permitindo aos cientistas calcularem que o piche possui viscosidade aproximadamente 230 bilhões (2.3×1011) de vezes à da água.
O corpo humano possui uma massa específica de 1 g/cm3 e consegue flutuar na água. A areia movediça é ainda mais densa do que a água - ela tem uma massa específica de cerca de 2 g/cm3, o que faz com que seja mais fácil flutuar nela do que na água. O segredo é não entrar em pânico.
Isto acontece porque quando se mistura o amido e a água, as partículas de amido vão ocupar os espaços vazios das partículas de água. Quando apertamos e esprememos a mistura, as partículas de água e de amido vão ficar muito juntas e a mistura ganha o aspeto de um sólido duro e seco.
Esse fenômeno se dá quando areias finas e desprendidas umas das outras recebem determinada quantidade de água, deixando-as saturadas. Os espaços entre os grãos de areia são preenchidos pela água, impedindo atrito entre essas partículas.
Os fluídos não-newtonianos são aquelas substâncias (líquidas ou gasosas) que desafiam as leis de Newton e os princípios de nossa lógica mais elementar. Em seus trabalhos, Isaac Newton estabeleceu a existência de uma relação linear entre o esforço aplicado sobre um fluído e a resposta deste a esta força.
Um fluido newtoniano é um tipo de fluido que segue a Lei de Newton da viscosidade. Essa lei afirma que a tensão de cisalhamento (força por unidade de área necessária para mover uma camada de fluido em relação a outra) é diretamente proporcional à taxa de deformação (velocidade de deformação por unidade de distância).
Essa mistura é uma suspensão com um sólido (amido de milho) disperso em um líquido (água). A resistência ao impacto situa-se entre as cadeias de amido de milho e forma uma estrutura semirrígida. Mas quando a pressão é liberada, o amido de milho flui novamente.
Para verificar a presença de amido nos alimentos, basta adicionar um pouco de tintura de iodo ou de lugol no alimento e observar se a cor fica do azul ao preto.
Os especialistas consultados por VivaBem são unânimes em afirmar que ele não corta ou cura a diarreia. Em algumas pessoas, o máximo que faz é reduzir a água das fezes, deixando-as mais espessas, o que dá a impressão de que houve uma melhora no quadro.
Tixotrópicos:areia movediça, molho de tomate, margarina, tintas de impressão, polímeros em solução, plásticos fundidos, lamas de perfuração. Reopécticos: suspensões de bentonita e gesso, suspensão de oleato de amônio. Viscoelásticos: betumes, gelatinas, massa de pão, polímeros em solução, plásticos fundidos.
Quando usada como talco, ou creme de hidratação a cada 15 dias, a maizena ajuda a combater a transpiração excessiva e previne irritação, oleosidade dos fios, ardor e coceira em peles sensíveis.
Uma explicação para este comportamento da mistura amido de milho e água é que, quando a solução está em repouso, os grânulos de amido são envolvidos por moléculas de água. A tensão superficial da água impede que ela flua completamente pelos espaços existentes entre os grânulos.
Resposta: Isto acontece porque quando se mistura o amido e a água, as partículas de amido vão ocupar os espaços vazios das partículas de água. Quando apertamos e esprememos a mistura, as partículas de água e de amido vão ficar muito juntas e a mistura ganha o aspeto de um sólido duro e seco.
Taxa de cisalhamento – é o deslocamento relativo das partículas ou moléculas do fluido. A taxa de cisalhamento também pode ser denominada de grau de deformação ou gradiente de velocidade e pode ser descrita, matematicamente pela equação 7. A dimensão da taxa de cisalhamento é t-1 e sua unidade mais comum é s-1.
Uma equipa de cientistas conseguiu desmistificar a origem do Oobleck, um fluido não-newtoniano que pode imitar as qualidades de um sólido ou de um líquido. O Oobleck é um líquido em que a tensão tangencial é proporcional à velocidade na direção da tangente.