O que é um reconhecimento de marca? O reconhecimento de marca trata-se do quão seu público-alvo está familiarizado com sua marca. É uma métrica de marketing, que permite entender a autoridade, o alcance e o potencial de explorar novos públicos da sua marca.
O reconhecimento da marca funciona para ajudar a familiarizar os clientes com uma marca ou um produto por meio de promoções, publicidade, mídias sociais e muito mais. Uma campanha de reconhecimento da marca bem-sucedida funcionará para ajudar a diferenciar uma marca ou um produto dos demais.
Uma das características de uma empresa que é reconhecida e admirada pelos clientes é sua capacidade, seja para desenvolver produtos e prestar melhores serviços, seja para adotar uma gestão administrativa de primeira linha ou seu segmento de mercado.
Para chegar a um resultado de valor de marca, é preciso entender os ativos financeiros que a empresa representa e o brand awareness, que é o reconhecimento dessa empresa pela percepção do público consumidor. Essa métrica diz respeito à proposta de valor que o empreendimento teve ao longo de sua atuação no mercado.
Existem várias maneiras de avaliar uma marca, mas a abordagem mais comum é a avaliação financeira. No entanto, existem outras medidas que podem ser usadas para avaliar a marca, como a lealdade do consumidor, a conscientização da marca e a posição da marca em relação à concorrência.
O reconhecimento de marca é indicado para quem quer despertar o interesse das pessoas em seu produto/serviço ou negócio no geral. Por conta disso, é um bom ponto de partida para empresas que estão começando, mas até mesmo marcas que já estão a um certo tempo ativas podem colher bons frutos.
Ao contrário do que se imagina, o registro de uma marca é relativamente acessível: R$ 355 para registrar no INPI, mais o pagamento de taxas que variam de R$ 298,00 a R$ 745,00. No Brasil, o órgão responsável pelo registro de marcas é o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
O valor de marca pode ser determinado a partir de vários pontos: os resultados financeiros de um produto com respeito aos seus preços; o valor de uma marca ao introduzir novos produtos; o valor de marca baseado nos pensamentos, sensações e hábitos dos clientes com respeito ao empreendimento.
Trata-se, basicamente, da proporção de pessoas que realmente conhecem a sua marca e sabem o que ela vende. Ela é top of mind (a primeira em que as pessoas pensam ao procurarem uma categoria de produtos)? Seus princípios e valores são facilmente identificáveis?
O valor de marca é calculado usando uma variedade de fatores, incluindo a reputação da empresa, a qualidade dos produtos e serviços, a imagem da marca e a força do marketing e publicidade. Tudo isso contribui para a percepção do consumidor sobre a marca e sua importância no mercado.
pelo Mercado Marcas. O valor só é transferido ao anunciante após a efetivação da transferência da titularidade da marca. O valor é repassado ao anunciante da marca após o pagamento do cliente e a transferência da marca.
Para que a empresa cresça, é interessante oferecer algo diferente, que te faça sobressair entre as concorrentes. Pode ser: atendimento, produtos e serviços exclusivos, status, tecnologia superior etc. Encontrar um diferencial é o primeiro passo estratégico para as empresas que querem expandir os negócios.
O reconhecimento é considerado o ato ou efeito de reconhecer. O termo pode ser aplicado a diferentes contextos, por exemplo, ele é referenciado à identificação (reconhecer alguém), aceitação (reconhecer algo como verdadeiro), confissão (reconhecer o erro) ou até mesmo agradecimento (demonstrar gratidão).
Foi-se o tempo em que para uma empresa se destacar?
Foi-se o tempo em que, para uma empresa se destacar da concorrência, bastava que ela desenvolvesse um produto melhor ou um serviço mais eficiente. Atualmente, não há como desvincular esse destacamento de uma questão muito mais abrangente e mais integrada: a gestão de processos.
Uma marca não pode reproduzir símbolos oficiais, como “(…) brasão, armas, medalha, bandeira, emblema, distintivo e monumento oficiais, públicos, nacionais, estrangeiros ou internacionais, bem como a respectiva designação, figura ou imitação”.
Uma boa marca tem um foco claro, conhece seu público-alvo, tem uma missão definida, conhece sua concorrência, pode identificar seus valores-chave, contar sua história e ter uma identidade de marca que reflita esses objetivos – e faz tudo isso de forma consistente.
Quais são os cinco principais elementos de uma marca?
Através dos cinco elementos – visão de marca, identidade visual, personalidade, experiência do cliente e posicionamento – é possível criar uma identidade única e relevante no mercado, conquistando a preferência dos consumidores.
A taxa para entrar com o pedido de registro de marca varia entre R$ 142,00 e R$ 355,00. Caso ele seja aprovado, é cobrada uma taxa de concessão que varia entre R$ 298,00 (para MEI, ME, EPP) e R$ 745,00 (para empresas que não têm o benefício do desconto concedido pelo governo.
Acesse o site do INPI; Vá até “Marcas” e entre em “ Busca”; Faça o login ou utilize a opção “entrar sem login”; Pesquise pelo n° do processo, pelo nome da marca ou pelo código da imagem que deseja encontrar.