Após o cancelamento da compra, o reembolso será feito na mesma conta bancária utilizada para realização do pagamento via PIX. O prazo depende da data de cancelamento e o valor poderá aparecer na sua conta em até 90 dias. Esperamos que o artigo tenha te ajudado!
Muita gente não sabe, mas é possível reaver o dinheiro enviado pela vítima via Pix quando se trata de golpe ou fraude, por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução).
Assim sendo, dá para cancelar um Pix? Até o momento, após a sua confirmação, não pode ser cancelado visto que a liquidação do Pix é em tempo real. Quem enviar o dinheiro só poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento.
O consumidor deve registrar o pedido de devolução na sua instituição em até 80 dias da data em que o Pix foi disparado, quando for vítima de fraude, golpe, engenharia social ou crime. Funciona assim, conforme o manual do MED compartilhado pelo BC: Cliente reclama na sua instituição (pagadora, de onde o Pix saiu).
Caso o dinheiro tenha sido sacado, procure um advogado de sua confiança para buscar o ressarcimento do valor perdido. A justiça tem entendimento vasto de que em casos de golpes, seja ele qual for, o Banco é responsável pelo ressarcimento dos valores que foram perdidos.
Além de utilizar o ID do Pix, existem outras formas de rastrear uma transferência realizada por meio desse sistema. Uma delas é por meio do extrato bancário, onde é possível visualizar todas as transações realizadas. Outra opção é entrar em contato com o banco e solicitar informações sobre o Pix em questão.
O Nubank, por exemplo, possibilita que o estorno seja realizado em poucos cliques. No app, o devedor deve abrir o extrato da conta e clicar na transferência Pix que deseja devolver. Ao fazer isso, uma tela vai surgir com a opção “Precisa fazer um reembolso?”, em seguida basta clicar nela e confirmar a operação.
O que fazer quando a pessoa não quer devolver o Pix?
Contato com a instituição financeira: se o destinatário do dinheiro não quiser fazer a devolução, um caminho para resolver o problema é entrar em contato com a instituição financeira intermediária da transação. Você pode relatar todo o impasse para eles e negociar o que pode ser feito para contornar a situação.
Posso contestar uma transação Pix? Caso você desconheça uma transação Pix, vá a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.
Quanto tempo demora para o reembolso cair na conta Nubank?
Se você entrou em contato com o estabelecimento e ele já autorizou o cancelamento, basta nos enviar um comprovante (print da conversa ou e-mail de confirmação) pelo app. Se o prazo informado pelo estabelecimento para fazer o estorno for maior do que 15 dias úteis, o Nubank antecipa o reembolso.
Tempo necessário: 2 minutos. Lembrando que dinheiro recebido por PIX detém um limite de tempo para ser devolvido, algo que pode variar. Por isso, o mais indicado é realizar o estorno da quantia assim que for detectada a movimentação.
Procure uma delegacia e faça um boletim de ocorrência, para que a situação fique registrada. Por fim, avise parentes e amigos. Suas informações podem ser usadas pelos responsáveis pelo golpe para entrar em contato com pessoas próximas, pedindo dinheiro. Se eles estiverem cientes, não correrão o risco de cair no golpe.
Você pode receber o estorno de duas formas: em dinheiro ou em crédito direto na fatura. Quando é em forma de crédito, pode demorar para receber o dinheiro de volta, podendo ser devolvido em até duas faturas. Por exemplo, se você solicitar o estorno março, ele pode aparecer na fatura só em abril ou maio.
O cliente até pode entrar em contato com sua instituição financeira para verificar se é possível realizar alguma ação, mas isso não garante que a quantia será estornada. Pronto, agora você já sabe que a única forma de cancelar um Pix é antes do envio do dinheiro.
Você também pode realizar a contestação pela Central de Atendimento dos Cartões CAIXA (4004 0104 / 0800 104 0104) ou em qualquer agência. Ao realizar a contestação, seu cartão será bloqueado para sua segurança e uma nova via será emitida, sem custo para o cliente.
Posso contestar uma transação Pix? Caso você desconheça uma transação Pix, basta dirigir-se a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.
Como entrar em contato com a pessoa que recebeu o Pix errado?
Após fazer o Pix errado, dê um print na tela de transferência e entre em contato com a instituição financeira pelo chat ou telefone; Em contato com um atendente do banco, explique que houve um envio errôneo via Pix e que você precisa acionar o MED; A instituição financeira enviará uma notificação ao banco recebedor.
Desconfie de informações recebidas por e-mail e números desconhecidos. Bancos não entram em contato com clientes por telefone ou e-mail para pedir qualquer tipo de dado ou informação. Realize suas transações com o Pix dentro do aplicativo ou internet banking do seu banco.
Entre em contato com seu banco, o mais rapidamente possível, para informar sobre o ocorrido e solicitar a devolução dos valores. Em seguida, se necessário, registre uma reclamação informando todos os dados, comprovantes e documentos, inclusive o Boletim de Ocorrência (B.O).