Como funciona o sigilo médico?

O sigilo médico é a confidencialidade de toda e qualquer informação tratada durante um serviço de saúde, seja uma consulta, exame, procedimento ou tratamento. O profissional de saúde não pode compartilhar informações e comentários do paciente para ninguém, muito menos permitir que seus dados se tornem públicos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.iclinic.com.br

O que diz a lei do sigilo médico?

É vedado ao médico: Art. 73. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.cfm.org.br

Quais as regras do sigilo profissional?

Art. 154 - Revelar alguém, sem justa causa, segredo, de que tem ciência em razão de função, ministério, ofício ou profissão, e cuja revelação possa produzir dano a outrem: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa. Parágrafo único - Somente se procede mediante representação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Quando deve ter um sigilo na relação médico-paciente?

Sendo assim, o profissional de saúde não pode relatar para outras pessoas ou tornar público o que foi explicitado pelos pacientes, como queixas, dores e problemas. Nesse sentido, também é válido lembrar que, quando os médicos se formam, precisam jurar o sigilo médico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em clinicanasnuvens.com.br

Quais são as exceções para o sigilo profissional do médico?

Exceções ao sigilo médico paciente. O Código de Ética Médica, no seu art. 73 elenca três hipóteses as quais o sigilo pode ser rompido sem ocasionar responsabilização ao profissional, são elas: Motivo justo, dever legal e consentimento por escrito do paciente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em braideadvocacia.com.br

Sigilo Profissional Médico

O que acontece se o médico quebrar o sigilo?

Mas, antes de realizar essa quebra, a situação deve ser analisada com bastante cautela e mediante uma justificativa plausível. Pois, caso não seja feito de forma legal, a quebra desse sigilo pode acarretar em processos administrativos, cíveis e criminais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.iclinic.com.br

Quais são os limites do sigilo médico?

É vedado ao médico: - Artigo 73: Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por justa causa, dever legal ou autorização expressa do paciente. Parágrafo único: Permanece essa proibição: a. Mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em facene.com.br

Como funciona o sigilo médico de acordo com o Código de Ética Médica?

É vedado ao médico: Art. 102 – Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por justa causa, dever legal ou autorização expressa do paciente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.cfm.org.br

Pode pedir sigilo ao ginecologista?

A verdade é que a ginecologista não pode contar nada do que você diz para os seus pais, salvo algumas poucas exceções, como em caso de risco de vida, deficiência intelectual ou suspeita de abuso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Em qual das situações abaixo o médico é legalmente obrigado a quebrar o sigilo médico?

Em qual das situações abaixo o médico é legalmente obrigado a quebrar o sigilo médico? Quando o paciente é figura pública. Por dever legal, justa causa ou expressa autorização do paciente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Que informações médicas você considera que devem ser sigilosas justifique?

Artigo 11: o médico deve manter sigilo quanto às informações confidenciais de que tiver conhecimento no desempenho de suas funções. O mesmo se aplica ao trabalho em empresas, exceto nos casos em que seu silêncio prejudique ou ponha em risco a saúde do trabalhador ou da comunidade; É vedado ao médico: (...)
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Por que manter o sigilo do paciente é importante?

Qual é a importância do sigilo médico? O sigilo médico assegura que os dados pessoais dos pacientes não sejam compartilhados sem o seu devido consentimento. Essa lógica está ancorada em outro princípio ético, que protege a autonomia do paciente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em feegowclinic.com.br

O que diz o Código de ética sobre a questão do sigilo?

Art. 25. O sigilo profissional é inerente à profissão, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaça ao direito à vida, à honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo próprio cliente e, em defesa própria, tenha que revelar segredo, porém sempre restrito ao interesse da causa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oab.org.br

Quando quebrar sigilo médico adolescente?

Respondendo ao questionamento, a quebra do sigilo médico/paciente no caso de orientação sexual para adolescentes na faixa etária de 14 anos completos até 18 anos incompletos, desde que obedecidas as condições expostas na presente análise, está vedada ao médico, pois fere a garantia e o direito à autonomia, à liberdade, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.cfm.org.br

O que você entende por sigilo confidencial entre setor de saúde e paciente?

O sigilo profissional, chamado também de confidencialidade, é uma obrigação ética do médico e garantia do paciente de que as informações fornecidas no momento do atendimento de saúde sejam mantidas em sigilo, independentemente do teor, da área de atuação do profissional e da condição do paciente, incluindo informações ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em educacaomedica.afya.com.br

Qual a importância do sigilo profissional na área da saúde?

Assim, podemos entender que o sigilo médico garante ao paciente integridade de que as informações fornecidas serão usadas apenas para o seu próprio tratamento, e que ele continua tendo total liberdade para confidenciar essas informações para quem ele desejar ou não.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuconsultorio.com

Tem como o ginecologista saber quando foi a última vez que tive relações?

Gostaria de uma consulta com este profissional? O ginecologista normalmente não sabe quando a mulher perdeu a virgindade. Isso somente é possível caso o exame ginecológico seja feito imediatamente antes e depois de uma relação sexual, por exemplo, o que geralmente não acontece.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tuasaude.com

O que o ginecologista pode descobrir?

Portanto, avalia órgãos, como útero, ovários, trompas, vagina e mamas. O médico especialista na área é o ginecologista. Cabe a ele, cuidar da prevenção de doenças, realizar diagnósticos, indicar tratamentos voltados para a saúde feminina, além de acompanhar a saúde reprodutiva e a menopausa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em dasa.com.br

O que um ginecologista descobre?

É da responsabilidade dele prevenir e tratar todas as doenças que envolvam o sistema reprodutor feminino, ou seja, vagina, útero, ovários, tubas uterinas e também as mamas. Ele pode ser procurado após a primeira menstruação ou relação sexual, e acompanha até depois da menopausa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em globalmedclinica.com.br

Quando pode quebrar sigilo?

Quando é possível quebrar o sigilo? A partir do momento em que a(o) profissional percebe a necessidade de apresentar informações a terceiros, será necessário compreender a fundamentação de tal decisão e o motivo da quebra do sigilo, pensando assim na busca do menor prejuízo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crppr.org.br

O que os médicos não podem fazer?

O que um médico NÃO pode fazer?
  1. Usar expressões tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou outras com o mesmo sentido;
  2. Sugerir que o serviço médico ou o médico citado é o único capaz de proporcionar o tratamento para o problema de saúde;
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em shosp.com.br

Quando o psicólogo pode quebrar o sigilo profissional?

O Artigo 10° considera a possibilidade de decidir pela quebra do sigilo quando ocorre um conflito entre o artigo 9° e as afirmações dos princípios fundamentais propostos no Código, ou seja, entre manter o sigilo ou manter outras garantias fundamentais da(o) usuária(o) ou de terceiras(os).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crpsp.org

Quem tem direito ao sigilo?

No sigilo de justiça nem mesmo as partes tem acesso aos dados processuais, apenas o Ministério Público, o magistrado e algum servidor autorizado poderão ter acesso enquanto perdurar o sigilo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

É obrigatório guardar sigilo quanto as informações do prontuário médico?

EMENTA: É dever ético e legal do médico manter sigilo quanto ao prontuário do paciente, só o podendo revelar com autorização expressa deste ou seu representante legal. Disposições instituídas no resguardo do direito do paciente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemas.cfm.org.br

Quem tem sigilo profissional?

O sigilo profissional não existe em razão do advogado, ou até mesmo de seu cliente, mas sim da sociedade. É do interesse geral que cada pessoa humana, empresa ou entidade tenha assegurado que o de mais íntimo e reservado recebido pelo advogado não extravase para o espaço público.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br