Termo muito utilizado no seguro e presente em todas as apólices, o sinistro do seguro é a ocorrência de um evento que causa prejuízos ou avarias a um bem segurado. É necessário que a cobertura para o evento ocorrido tenha sido contratada e esteja presente na apólice durante a sua vigência.
O que é pagamento de sinistro? O pagamento do sinistro é a indenização paga pela seguradora em caso de sinistro coberto, conforme as regras e condições descritas na apólice. A quantia a ser paga é determinada pelo capital segurado, que é o valor máximo estipulado na apólice para a cobertura específica.
Após acionar o sinistro, um conjunto de medidas será realizada, é o que chamamos de etapas do processo de apuração dos prejuízos: solicitação de documentação, avaliação das obrigações legais do segurado, fotos, prejuízos indenizáveis e se necessário vistoria.
COMO FUNCIONA SINISTRO EM SEGUROS AUTO ?? ABERTURA DO SINISTRO, COMUNICAÇÃO DE SINISTRO A SEGURADORA
Quanto tempo a seguradora tem para analisar o sinistro?
Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização. Esse texto permite às seguradoras, no caso de dúvida fundada, pedirem documentação complementar e, assim, o prazo é suspenso.
É necessário boletim de ocorrência para acionar o seguro?
Eu preciso apresentar o Boletim de Ocorrência para todos os acidentes? O B.O. só é obrigatório nos casos de acidentes com feridos, de danos a bens de terceiros ou se o automóvel for roubado ou furtado. Quando um acidente resulta apenas em avarias no seu carro, a seguradora não exige a apresentação do BO.
Como a seguradora investiga o sinistro? Quando ocorre um sinistro, a seguradora precisa investigar para entender o que aconteceu. Para isso, ela leva em conta os documentos fornecidos pelo segurado como o boletim de ocorrência, fotos, vídeos e também relatos de testemunhas, se houver.
A função principal deste profissional independente consiste em determinar e analisar as causas de um sinistro, coletar evidências no local dos fatos ou sobre o objeto segurado, e redigir um relatório detalhado expondo os danos sofridos e suas causas, sempre fundamentado na objetividade.
Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros).
Na vistoria em caso de sinistro para danos sofridos em um automóvel, a seguradora realiza a apuração dos danos, etapa em que é necessário fazer o depoimento do que aconteceu. Nessa hora, você precisará apresentar da forma mais precisa possível os detalhes do episódio, para que a empresa fique a par de toda a situação.
Alguns dos principais problemas na revenda do automóvel sinistrado é o valor de revenda. Isto é, nesses casos, o valor real do carro cai entre 30% a 40% Além disso, a própria venda do carro é mais difícil em razão do sinistro. A documentação também pode ser outro problema nesses casos.
1. Responsabilidade do Condutor: Regra Geral: Em muitos casos, o condutor do veículo é considerado o principal responsável pelos danos causados em um acidente de carro. Isso se deve ao fato de que o condutor tem o controle direto do veículo e deve obedecer às leis de trânsito e dirigir de maneira segura.
Se você possui um veículo que foi sinistrado, a desvalorização pode acontecer no momento da revenda. Ele continua sendo sinistrado e há uma indicação disso em seu documento. Por isso, a expectativa é que seu valor seja de 20% a 40% menor que o da tabela usada no mercado.
O processo de sinistro se inicia identificando o ocorrido e classificando os danos, que podem ser integrais ou parciais. Uma ocorrência parcial indica que somente parte do material ou patrimônio foi prejudicado, como um acidente com veículo. Geralmente, os custos de reparo são menores que 75% do valor original.
1. Comunicação do Acidente: O primeiro passo é comunicar o acidente à seguradora o mais rápido possível. Isso pode ser feito pelo telefone, email ou através do site da seguradora. É importante ter em mãos os dados do acidente, como data, hora, local e detalhes do ocorrido.
D. Processual Civil. Conforme o disposto no artigo 95, do CPC, a remuneração do perito será paga pela parte que houver requerido a prova, ou rateada entre as partes quando requerida por ambas ou determinada de ofício pelo Juiz.
Qualquer tentativa de enganar ou tirar vantagem da seguradora pode resultar na recusa do pagamento do seguro. Alguns exemplos incluem fornecer informações falsas durante a contratação do seguro ou forjar um sinistro para receber a indenização.
O sinistro negado é uma situação que ocorre quando a seguradora se recusa a fazer o pagamento da indenização ao segurado após um evento coberto pela apólice.
O que é isso e quanto tempo demora? Análise detalhada é quando nossa equipe de análise de sinistro precisa de mais documentos ou informações sobre o acidente. O prazo de análise detalhada é de até 10 dias úteis.
O que fazer quando batem no seu carro e tem seguro?
Você deve entrar em contato com sua própria companhia de seguros e informar sobre o acidente. Eles lhe fornecerão as informações necessárias sobre como proceder e também podem entrar em contato com a companhia de seguros do outro motorista.
A seguradora pode cobrar do culpado o prejuízo do acidente? Sim, chamamos isso de sub-rogação. ➡️ Em REGRA: paga à indenização ao segurado, ocorre a sub-rogação da seguradora, que poderá exigir o valor pago daquele terceiro que ocasionou o dano.
Quanto tempo depois do sinistro posso acionar o seguro?
O prazo máximo que o segurado possui para comunicar a seguradora é de 1 ano a contar da data do sinistro. Essa informação está contida na apólice, por isso, é muito importante sempre checar o documento para conferência.