Como funciona o sistema de Ouvidoria?

O sistema de ouvidoria é um canal de comunicação interno ou externo das organizações privadas ou públicas, através do qual é possível enviar desde elogios, comentários, sugestões e críticas sobre soluções oferecidas por uma empresa ou, também, sobre serviços prestados pelo poder público.
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Como funciona o processo de Ouvidoria?

A Ouvidoria analisa as solicitações, informações, reclamações e sugestões efetuadas, encaminhando os pedidos de atendimento às unidades internas para as devidas apurações e resoluções dos assuntos.
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O que acontece quando reclama na Ouvidoria?

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.
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O que é um sistema de Ouvidoria?

O Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo federal é composto pelas ouvidorias da Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo federal integrados em uma estrutura de órgão central e unidades setoriais.
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O que a Ouvidoria resolve?

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.
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4 Leis que todo Ouvidor deve dominar para exercer a profissão

O que a Ouvidoria não faz?

O que a Ouvidoria não Faz? A ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comissão de ética.
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Quanto tempo demora a resposta da Ouvidoria?

O prazo para resposta é de 30 (trinta) dias, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa. 11- Como acompanhar o andamento da minha manifestação ou ver a resposta da minha manifestação? Acesse o sistema e clique em Minhas Manifestações.
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Quais são os tipos de Ouvidoria?

Tipos de Manifestação
  • Sugestão.
  • Elogio.
  • Solicitação.
  • Reclamação.
  • Denúncia.
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O que fazer quando a Ouvidoria não resolve o problema?

Se seu problema não for resolvido pelos canais de atendimento da empresa ou pela ouvido- ria da empresa, o próximo passo é procurar a agência reguladora responsável. Se o pro- blema persistir, você ainda pode reclamar ao PROCON do seu estado.
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Qual a diferença do SAC para Ouvidoria?

A diferença entre SAC e ouvidoria está no fato de que o SAC atende chamados dos clientes, principalmente, em relação a solicitações, dúvidas e reclamações. Já a ouvidoria é considerada a última instância de atendimento, é um canal aberto para receber e solucionar conflitos entre os interesses da empresa e do cliente.
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Qual é o prazo máximo de solução pela Ouvidoria?

360 dias para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de quinhentos mil habitantes; 540 dias para os Municípios entre cem mil e quinhentos mil habitantes; e.
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O que acontece quando se envia uma denúncia para a Ouvidoria?

A Ouvidoria recebe as manifestações e encaminha aos órgãos competentes da SEDUC e as monitora até uma resposta final que poderá ser disponibilizada observado o prazo de trinta (30) dias, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período, conforme art. 16 da Lei n.
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Qual dos casos não é tratado pela Ouvidoria?

Portanto, não serão tratados casos de competência municipal, federal ou dos Poderes Legislativo e Judiciário, ou ainda de outros Estados, por exemplo.
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Quando a Ouvidoria deve ser acionada?

A Ouvidoria deve ser acionada quando o cidadão desejar registrar manifestação sobre os serviços prestados pela ARTESP ou quando estiver insatisfeito com o atendimento fornecido pelas empresas reguladas e fiscalizadas pela Agência.
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Como deve ser a resposta da Ouvidoria?

A resposta deve ser elaborada levando-se em conta o perfil do cidadão. A linguagem deve ser sempre cidadã, e inclusiva, ou seja, de fácil compreensão e isenta de expressões preconceituosas ou ofensivas.
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O que posso reclamar na Ouvidoria?

1) Quem pode falar com a Ouvidoria? Qualquer pessoa, brasileira ou estrangeira, domiciliada ou não no país, pode formular reclamações, denúncias, críticas, sugestões, solicitações de providência, pedido de informação e elogios.
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Como deve funcionar uma ouvidoria?

Solucionar conflitos

A primeira e principal função da ouvidoria é a solução de conflitos entre empresa e cliente. Ela tem o papel de mediadora e é responsável por receber a reclamação do consumidor e tomar as atitudes necessárias para encaminhar este questionamento ao setor responsável, buscando sempre sua solução.
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Quando recorrer à ouvidoria?

Todos os clientes poderão recorrer à Ouvidoria sempre que suas necessidades não tenham sido atendidas ou que não tenham se sentido satisfeitos com a solução apresentada nos canais de primeira instância.
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O que é protocolo de ouvidoria?

É a demonstração de insatisfação relativa a um serviço ou atendimento prestado pela Instituição. Também serão consideradas nessa categoria as críticas a atos da Administração, de serviço público ou de servidores, bem como eventuais opiniões desfavoráveis.
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Qual o poder de uma Ouvidoria?

Alterar atos judiciais e administrativos; Fazer ou desfazer atos de gestão; Acelerar trâmite processual; e. Fiscalizar a atuação de agentes públicos.
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É obrigatório ter Ouvidoria?

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga a criação de ouvidoria em órgãos públicos municipais, estaduais e federais. A regra vale para órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluídos os tribunais de contas e o Ministério Público.
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O que fazer quando a Ouvidoria não responde?

Quando a manifestação não é de competência da sua ouvidoria, pode-se fazer o “encaminhamento para outro órgão”. Nas manifestações com falta das informações para o seu devido andamento, pode- se dar um “Retorno” ao cidadão solicitando os dados necessários.
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Quem deve responder as reclamações de Ouvidoria?

Qualquer pessoa, física ou jurídica.
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É possível descobrir quem fez uma denúncia anônima?

É importante dizer que, conforme visto na Seção Registrando uma Denúncia ou Reclamação Anônima, não são informados o Número de Protocolo nem o Código de Acesso ao cidadão que registrou a manifestação. Portanto, não é possível o acompanhamento da manifestação por ele.”
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Quais são os meios de atendimento da Ouvidoria?

Meios de comunicação físicos:
  • Carta. O cidadão escreve livremente sua manifestação e envia para a ouvidoria por meio dos serviços postais. ...
  • Formulário impresso. ...
  • E-mail. ...
  • Formulário online. ...
  • Redes sociais, chats e chatbots. ...
  • Aplicativos para dispositivos móveis. ...
  • Atendimento presencial. ...
  • Telefone.
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