Quem acerta mais de 70% da prova ganha 20 pontos. Quem acerta entre 60% e 70% da prova ganha 15 pontos. Entre 50% e 60% de acertos, o aluno ganha 10 pontos. Entre 40% e 50%, o aluno ganha 5 pontos.
O candidato deve acertar mais de 40% das questões, em pelo menos um exame. Acima dessa porcentagem de acertos, ele recebe conceitos que lhe permitem levar pontos de bonificação para o Exame Discursivo. Ao se inscrever no Exame Discursivo, o candidato escolhe o seu curso.
Como é calculado o resultado da Uerj 2024? O Exame Discursivo, por sua vez, vale 80 pontos. O resultado é a soma da prova de Redação e de duas disciplinas específicas com os respectivos pesos, valendo 20 pontos cada. O resultado final totaliza o máximo de 100 pontos.
Como é calculado o resultado da Uerj 2025? Já a nota do exame discursivo corresponde à somatória da pontuação obtida nas três provas (redação e de duas disciplinas específicas, considerando seus respectivos pesos). Assim, valendo até 80 pontos.
Conforme o edital, o Exame Discursivo será composto por três provas, valendo 20 pontos cada: Redação e dois blocos de disciplinas específicas, de acordo com a graduação escolhida.
SAIBA COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO DO VESTIBULAR DA UERJ
Quantos pontos precisa para passar em Medicina na UERJ?
Cursos mais concorridos
No ano de 2023, a nota de corte de Medicina foi de 89,25. Engenharia Mecânica de 84,25 e Direito, 82,75. Foram os três cursos mais disputados no concurso. Em resumo, o vestibular da UERJ é um dos mais importantes do país.
Sobre ela, o texto: Vestibular Uerj 2024 - Exame de qualificação - Faixas de conceitos - Aprovados: A - 20 pontos / 43 a 60 acertos; B - 15 pontos / 37 a 42 acertos; C - 10 pontos - 31 a 36 acertos; D - 5 pontos / 25 a 30 acertos; Reprovados: E - 0 a 24 acertos.
A prova, marcada para o dia 8 de setembro, vai trazer 60 questões objetivas de múltipla escolha distribuídas em quatro áreas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Também é indicada a leitura do romance “Quincas Borba”, de Machado de Assis.
De acordo com os últimos editais, para o 1º ano do Ensino Fundamental, 40% das vagas são destinadas a estudantes negros, pardos e índios; já para as demais séries, são 20%.
O processo é classificatório a partir das notas obtidas no Enem. Para participar, os candidatos precisam ter obtido nota mínima de 200 pontos em cada uma das provas objetivas e 300 pontos na prova de redação. Há vagas reservadas pelo sistema de cotas, de ampla concorrência e também para refugiados.
R: No próprio site http://www.prossim.uerj.br serão divulgadas todas as informações sobre o Processo Seletivo, inclusive em relação às inscrições, classificação dos candidatos, eventuais recursos, resultado final e homologação.
A primeira compreende os dois Exames de Qualificação, compostos por questões de múltipla escolha de quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática; Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Já a segunda é o Exame Discursivo, que engloba redação e duas provas específicas.
Conforme a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os candidatos poderão pedir revisão das notas entre os dis 26 e 28 de dezembro, no site do vestibular.
Entenda o cálculo. A prova objetiva tem 60 questões, e o estudante pode somar até 20 pontos nos Exames de Qualificação, como apresentado no quadro acima. Já a prova de redação vale até 20 pontos, enquanto, nas provas específicas, há uma de peso 2 (o valor da nota x2) e outra de peso 1 (o valor da nota x1).
De acordo com o documento, o candidato deve acertar mais de 40% para participar do Exame Discursivo. Caso o resultado seja igual ou menor de 40%, o candidato está reprovado.
maior que 40% e igual a ou menor que 50% — aprovado — conceito D — 5 pontos; maior que 50% e igual a ou menor que 60% — aprovado — conceito C — 10 pontos; maior que 60% e igual a ou menor que 70% — aprovado — conceito B — 15 pontos; maior que 70% — aprovado — conceito A — 20 pontos.
As vagas reservadas às cotas (50% do total de vagas da instituição) serão subdivididas — metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e metade para estudantes de escolas públicas com renda familiar superior a um salário mínimo e meio.
O sistema de cotas reserva vagas nas universidades públicas para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, podendo participar negros/as, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda.
Como ingressar na Uerj? O principal meio de ingresso na Uerj é por meio do vestibular da instituição, que voltou a ter dois exames de qualificação. Após essas duas datas, haverá ainda uma segunda fase, discursiva. O vestibular 2025 conta com 6.386 vagas.
O Exame será composto de três provas discursivas: uma redação para todos os cursos e dois exames de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido, valendo 20 pontos cada.
O Exame de Qualificação é uma prova de múltipla escolha aplicada duas vezes ao ano e, para ser aprovado, o candidato deve atingir a nota mínima em uma das duas edições. O participante pode participar das duas edições e escolher qual nota utilizará.
Quantas questões tem que acertar para tirar conceito A?
Recebe conceito A e 20 pontos quem acertar 43 questões ou mais. Para ficar com B (15 pontos) o candidato deve ter entre 37 e 42 acertos. O conceito C (10 pontos) vale para quem marcar entre 31 e 36 questões certas e o D (5 pontos) vale para quem acertar de 25 a 30 questões.
Seis cursos tiveram a pontuação máxima, de cinco estrelas: Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Sociais (Licenciatura), Direito (Bacharelado), Enfermagem (Bacharelado), Filosofia (Licenciatura) e Letras (Licenciatura – São Gonçalo).
Essas duas fases contam apenas com questões múltipla escolha de todas as disciplinas. Os alunos que atingirem conceitos A, B, C ou D em um desses exames são aprovados para a segunda fase, que vale 80 pontos e acontece em dezembro, com redação e provas específicas, de acordo com a carreira escolhida pelo estudante.