Nas televisões de LED, para cada pixel que surge na tela existe um conjunto com um LED azul, um verde e um vermelho. Ao receber a energia elétrica e o sinal de TV, cada conjunto de LED é iluminado e gera os pixels. Assim, todos os pixels juntos formam a imagem na tela e você assiste a seu programa preferido!
Pixel é o menor elemento em um dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que um conjunto de pixels com várias cores formam a imagem inteira. Conjunto de pixels de um monitor LCD.
Quanto maior a quantidade de pixels, maior será a resolução, garantindo mais detalhes e uma definição melhor. Logicamente, uma imagem com baixa resolução terá menos pixels, menos detalhes e definição.
Um televisor 4K possui uma resolução quatro vezes maior que um televisor Full HD, isto é, ele possui uma resolução de 3840 x 2160, ou seja, 2160 linhas contendo 3840 pixels em cada linha totalizando 8.294.400 pixels.
Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9.
Se você valoriza cores vibrantes, brilho e uma experiência cinematográfica imersiva, uma TV QLED pode ser a escolha certa. Se você procura detalhes nítidos, uma qualidade de imagem excepcional e a capacidade de desfrutar do conteúdo 4K disponível, uma TV 4K é a opção ideal.
Através do número de pixels, podemos notar que a maior diferença está aí: a tecnologia 4K supera a Full HD em quatro vezes mais pixels. Essa disparidade traz diferenças principalmente ao comparar quão realistas e nítidas as imagens são, além da intensidade das cores.
Transforme o que você ama em 8K com o recurso IA upscaling
As TVs 8K Samsung contam com mais de 33 milhões de pixels na tela, proporcionando detalhes ainda mais nítidos e realistas, além de texturas mais precisas.
Uma câmera de 10 megapixels é suficiente para a maioria das pessoas. Apesar de ser muito divulgada pelas fabricantes, essa especificação tem pouco impacto na qualidade da imagem e não é uma limitação tecnológica atualmente, já que mesmo celulares básicos podem trazer câmeras de 50 MP ou mais.
Quanto mais megapixels existem em uma imagem digital, maior é a resolução ou a ampliação alcançada. Mas nem sempre a quantidade de pixels favorece a qualidade da câmera. A seguir, entenda o que é um megapixel e em quais situações essa medida é relevante.
Uma câmera com pouco mais de 2MP já é suficiente para se ter uma imagem em Full HD. Vamos considerar uma excelente resolução presente em muitos celulares, a 4K. Ela tem 8.294.400 pixels, ou seja, uma câmera com 9MP já seria suficiente para tirar uma foto desse tamanho.
DPIs significa dots per inch, ou pontos por polegada, em português. Essa medida nos diz quantos pontos de cor existem em cada polegada de arquivo. Quanto mais pontos de cor uma imagem tiver, maior é a qualidade para impressão. O padrão para materiais impressos comumente utilizado é de 300 DPIs.
O pixel é a unidade de medida padrão para imagens digitais. Quando aproximamos uma imagem, observamos esses pequenos pontos quadrados coloridos, que formam a imagem completa em conjunto.
Abra o app de câmera do seu celular; Acesse o ícone de mais informações, pode ser três pontinhos ou três riscos, ou "Mais"; Aí é possível ver a quantidade de pixels da câmera principal.
4K possui uma qualidade superior de imagens, sons e mais recursos adicionais que uma Smart TV Full HD. Além de oferecer telas maiores, capaz de exibir conteúdos sem prejudicar a qualidade da imagem.
O LED é melhor para o uso doméstico, ou seja, para smart TVs, computadores, notebooks, celulares e tablets. Isso porque são mais econômicas e capazes de produzir imagens mais intensas, principalmente em relação a cores e contraste.
A principal diferença entre Smart TVs comuns (HD) e as mais inovadoras (4k, Ultra HD) é a definição de imagem. A resolução. O que significa que a Smart TV HD tem um tipo de resolução, enquanto a 4k tem outro modelo de imagem. Tal dessemelhança pode ser vista diante da quantidade de pixels mostrada na tela do aparelho.
A TV Crystal traz todos os benefícios de uma TV 4k comum, mas traz mais recursos avançados para elevar e otimizar ainda mais as imagens transmitidas na tela. Resumidamente, a tecnologia Crystal utiliza nanopartículas cristalinas para alcançar a melhor imagem que uma TV 4k pode oferecer.
Se for um espectador exigente e deseja a melhor qualidade de imagem possível e características avançadas, uma televisão QLED pode ser a melhor opção. No entanto, se estiver procurando uma opção mais econômica com uma boa qualidade de imagem, uma televisão Crystal UHD poderia ser suficiente para suas necessidades.
A TV 4K ainda é a mais indicada para compra em 2023. Isso porque, embora 8K seja a resolução mais avançada do mercado, poucos conteúdos de streaming e TV chegam a essa resolução. Logo, a 4K - que tem mais qualidade que a Full HD e um preço menor que a 8K - ainda oferece o melhor custo-benefício.
Se ele prioriza um design mais refinado e aparelhos superfinos, a Samsung pode ser uma boa opção. Mas se o cliente deseja mais recursos de som, telas com bom contraste e suporte ao Dolby Vision, um aparelho da LG é uma boa escolha.
No final das contas, qual a melhor marca de TV? Depende do que você procura, mas não há como negar que três marcas estão bem melhor posicionadas que as outras em termos de tecnologia, recursos e funcionalidades: Samsung, LG e Sony.