Como se faz um press release?
A seguir, algumas dicas para ajudar a criar um comunicado de imprensa que chame a atenção dos jornalistas.
- Escolha um ângulo interessante. ...
- Escreva um título atraente. ...
- Use um formato padrão. ...
- Seja objetivo e claro. ...
- Distribua o press release para os veículos de imprensa.
Como funciona um release?
O release é um artigo breve, em formato jornalístico, utilizado por empresas e organizações para divulgar eventos, lançamentos, produtos e novidades à imprensa. Eles são enviados para os veículos de comunicação na intenção de despertar o interesse e, assim, conseguir uma nota espontânea na mídia.Qual o objetivo do press release?
Divulgar informações relevantes: o principal propósito de um press release é disseminar informações importantes para a mídia e o público-alvo.Qual a estrutura de um release?
A resposta para a estrutura é simples: título, subtítulo, lide, corpo do release e informações complementares. Primeiro, atente-se para o título de seu release. Ele deve ser atrativo, curto, objetivo e precisa transmitir a informação principal de seu texto.Como escrever um press release
Como fazer um Release passo a passo?
5 etapas da produção de um bom release
- Defina e entenda quem é o público do seu release. O tipo de linguagem que você utiliza é importante nesse momento. ...
- 2) Encontre palavras-chave, elas farão a diferença. ...
- 3) Tenha um texto estruturado. ...
- 4) Veracidade e relevância. ...
- 5) Links.
O que deve conter no Release?
A estrutura de um release contém:
- Um título;
- Um subtítulo;
- O lide ou lead (a primeira parte da notícia que introduz o ocorrido);
- Informações principais no início do corpo do texto;
- Informações complementares no fim do corpo do texto.
Qual o foco do press release?
Press Release e Notícia JornalísticaEmbora siga uma estrutura jornalística, o press release tem diferenças importantes em relação à notícia: Objetivo: o press release visa divulgar um produto ou informação positiva sobre a empresa. Já a notícia jornalística tem o compromisso de informar de maneira imparcial.
Quem faz press release?
A tarefa de redigir comunicados à imprensa geralmente fica a cargo da equipe de relações públicas ou de comunicação da empresa, que envia o documento a jornalistas, repórteres e outros membros da imprensa.Qual o melhor momento para enviar um press release?
Jornalistas de televisão vão ao ar três vezes ao dia. Portanto, o procedimento padrão é enviar entre 8h e 17h, durante a semana e agendar horários nos finais de semana.Qual a diferença entre press release e release?
O release, também conhecido como press release, é um documento informativo elaborado pela assessoria de imprensa ou departamento de comunicação de uma empresa. Sua principal finalidade é fornecer informações relevantes e de interesse jornalístico para a imprensa, visando gerar cobertura midiática e divulgação da marca.Como planejar uma release?
Como criar um release planning
- Passo 1: defina sua visão. Um dos passos mais importantes do processo de planejamento é definir a visão do seu produto. ...
- Passo 2: classifique o backlog do produto. Em seguida, avalie o backlog do produto e classifique seus recursos. ...
- Passo 3: organize uma reunião de release planning.
Qual é a função do release?
O press release, ou simplesmente release, é uma ferramenta de comunicação fundamental no trabalho de divulgação e difusão de informações. Na prática, podemos defini-lo como um material informativo, cujo objetivo é servir aos jornalistas de redação com conteúdos relevantes sobre uma determinada marca ou produto.Qual o valor de um release?
O preço de R$ 20,00 equivale a 1 release. Envio formal do release, por um e-mail comercial. Aqui eu te proponho a criação de um, caso você ainda não tenha. Isso, mediante algumas informações suas para que o cadastro de um novo e-mail possa ser feito com sucesso.Qual a função de um release?
Por definição um release é um documento enviado à imprensa. Ele comunica sobre algo, como um lançamento, um evento, uma promoção, uma notícia ou qualquer outra novidade. Seu principal objetivo é comunicar aos veículos sobre algo que podem considerar relevante, gerando o que chamo de mídia espontânea.O que precisa ter em um press release?
Portanto, o aspecto central do press release precisa ser uma informação de interesse do público que acompanha aquela mídia. Ou seja, o comunicado não pode ser relevante apenas para a própria instituição. E você sabe qual é o elemento mais importante para chamar atenção tanto do jornalista quanto do público?Como fazer um release exemplo?
Para aprender como fazer um release, você deve se concentrar, primeiramente, nos principais tópicos da mensagem que deseja transmitir para a imprensa (e para o seu público). Depois, deve estruturar essas ideias em um texto sucinto e entrar em contato com os veículos de imprensa que dialogam com seu público.Como escrever um bom press release?
O que um press release deve conter
- Título. No título, não esqueça de utilizar um verbo de ação e de antecipar ao máximo o conteúdo do texto.
- Lide e sublide. O primeiro parágrafo, idealmente, deve ser um lide. ...
- Informações adicionais. Nos parágrafos seguintes, agregue as informações interessantes, mas não essenciais. ...
- Contato.
Qual o tamanho ideal de um release?
Qual o tamanho ideal de um release? O tamanho ideal de um release pode variar, mas em geral, recomenda-se que ele tenha entre 300 a 500 palavras. Lembre-se de ser claro, objetivo e direto ao ponto.Para que serve o press release?
Um press release é uma ferramenta de comunicação formal usada por empresas para divulgar informações e novidades ao público e à imprensa. Essa estratégia de relações públicas visa transmitir mensagens de maneira controlada e direta, alcançando jornalistas e veículos de comunicação.Quantas linhas deve ter um release?
A partir desse título, quem estiver escrevendo o release pode desenvolver um ou dois parágrafos falando sobre a empresa. Esses parágrafos podem ser grandes, com 5 ou 6 linhas cada, e a ideia é explicar o que o negócio faz, qual o seu ramo de atuação e políticas.Como finalizar um Release?
Para fechar o release, você pode incluir um “Saiba Mais”. Essa é a hora de discorrer um pouco mais sobre a empresa/instituição (quando foi fundada, como atua, onde atua, quantos colaboradores etc.). Quando o assessor entrega todas as etapas bem resolvidas para o jornalista, ele acaba ficando um pouco “devedor”.Como criar releases?
- 1 – Escolha assuntos relevantes para criar um texto de release.
- 2 – Não aumente ou invente pautas.
- 3 – Preocupe-se em criar um texto de release com títulos atrativos.
- 4 – Valorize o lead jornalístico.
- 5 – Conheça o público de interesse.
- 6 – Escreva para todos.
- 7 – Dê uma conclusão para o texto.
- 8 – Revise.