Gatos enxergam muito bem na penumbra. Ele precisa de 1/6 da luz que nós precisamos para enxergar no escuro. Além disso, tem 200º de visão periférica contra 180º do nosso campo visual. Isso porque ele precisa perceber a chegada de um predador.
Mesmo sabendo que os gatos gostam de dormir no escuro e no claro, a verdade é que os felinos têm a visão noturna aguçada. O gatinho enxerga melhor do que o tutor na falta de luminosidade total. Porém, mesmo assim, é necessário ter um pequeno facho de luz para que ele enxergue melhor que o ser humano.
O gato enxerga no escuro cerca de 6 a 8 vezes melhor do que nós, e isso se deve a presença de muitos bastonetes na visão, que é um componente da retina responsável pela recepção de luz no escuro.
Agora, durante o dia, a médica diz que os estudos apontam que os felinos podem ver duas cores primárias: azul e verde e as suas combinações. Dessa forma, eles conseguem ver, predominantemente, azul, verde e amarelo. “Enquanto isso, as outras cores vão parecer semelhantes a essas, mas em versões de tons de cinza.
Para os felinos, seus donos representam apenas uma espécie neutra, provedora de alimento, abrigo e proteção. Enxergam-nos como gatos desengonçados, feios e nada hostis. Diferente do modo de ser e agir dos cães, gatos não demonstram facilmente seus sentimentos, o que não quer dizer que sejam ingratos.
Algumas investigações primárias indicam que a memória de longo prazo dos gatos é de apenas três anos. Porém, donos de gatos conseguem relacionar alguns comportamentos do bichano com situações que ocorreram há mais tempo.
Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.
Nossa retina possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores. Conforme alguns estudos, os gatos reagem apenas às cores violeta, azul, verde e amarelo, com isso, o bichano não consegue ver um espectro tão rico de tons.
Os gatos de estimação ainda possuem diversas características de felinos selvagens e, por isso, passam a maior parte do dia dormindo para poupar as energias e enfrentar as noites atentos e à procura de presas. Além disso, vale destacar que mesmo com os olhos fechados eles estão em alerta.
Quais cores os gatos veem? Os gatos veem as coisas em azuis e verdes com alguns amarelos. Isso significa que aqueles em azul vibrante atraem os gatos, pois os vêem vividamente. Pelo contrário, os objetos em vermelho e laranja não os atraem porque veem esses tons em cinza ou marrom.
Sim, os gatos entendem o que os humanos falam. Isso é confirmado pelos próprios tutores. Eles associam muitas palavras com objetos e petiscos, aprendem truques como “high five” e podem vir correndo se ouvirem “papá” ou “comidinha”. Sendo assim, para ensiná-los, use recompensas para gatos.
Os gatos têm um forte instinto protetor e podem se sentir responsáveis por seus donos, então observá-los enquanto dormem pode ser uma forma de garantir que estão bem. Outra explicação é que o gato esteja aproveitando o momento de tranquilidade para se aproximar e demonstrar afeto.
Gatos enxergam muito bem na penumbra. Ele precisa de 1/6 da luz que nós precisamos para enxergar no escuro. Além disso, tem 200º de visão periférica contra 180º do nosso campo visual. Isso porque ele precisa perceber a chegada de um predador.
Ao dormir com o gato na cama, você fortalece o vínculo com o pet. Além disso, o ronronado do felino ajuda as pessoas a ficarem tranquilas e pegarem no sono com mais facilidade.
Os gatos são animais territorialistas, que marcam o território com cheiros que não sentimos, chamados feromônios. Muito provavelmente, a cama está cheia desse aroma. Por isso, o gato a considera como algo dele. Sendo assim, ele vai se deitar nela e permitir que você fique lá, o que é um excelente sinal de confiança.
É para ficar sincronizado com seu batimento cardíaco. A vibração de seu coração batendo é tranquilizante para seu amigo de quatro patas e o calor do corpo que você emana naturalmente quando dorme é apenas um bônus. Seu gato está mostrando um sinal de amor profundo, confiança e segurança.
Devo deixar a luz acesa ou apagada? Os gatos podem ver com pouca luz, então é provável que, mesmo com as luzes apagadas, eles consigam se movimentar sem grande esforço.
Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina. É a mistura perfeita entre um hábito deles (estar perto do tutor) e seu (frequentar esse ambiente íntimo da casa). Por esse motivo, dificilmente os gatos deixarão de lado o banheiro quando você estiver por lá.
Quando chega a noite, eles acordam querendo atenção e brincadeiras, mas é o horário em que o tutor já está dormindo. O felino se sente sozinho e aí começa a miar alto.
Além da dúvida para saber por quanto tempo um gato lembra do dono, existe a questão sobre como o gato reconhece seu dono. Os felinos são capazes de reconhecer o tutor pelo som da voz. Ao contrário dos cachorros, que costumam responder os comandos, os gatinhos entendem apenas quando são chamados pelo nome.
De acordo com o biólogo John Bradshaw, os gatos podem ver o ser humano como um gato gigante, e na sua hierarquia social, que não é tão marcada como a dos cães, eles não veem seu dono como tal, nem como seu líder, mas sim como mais um membro da manada.
Claro, não conseguimos realmente saber, uma vez que não podemos entrar na cabeça deles e descobrir, contudo, os cientistas acreditam que eles não são capazes de imaginar algo muito além da sua realidade. Isso significa que eles sonham apenas com situações que já viveram, sejam boas ou ruins.
Eles obviamente sabem que somos maiores do que eles, mas eles não parecem ter adaptado muito seu comportamento social. Colocar suas caudas no ar, esfregar-se em torno de nossas pernas, sentar ao nosso lado e nos seduzir são exatamente as coisas que os gatos fazem uns aos outros.
O que sempre se ouve sobre a personalidade dos gatos é que eles são mais independentes e pouco apegados a seus donos, como se não ligassem muito para eles. A verdade é que os gatos escolhem seus humanos, mas não da maneira como pensamos: só por comida ou um lugar quente para dormir.
Assim como os cães, os gatos sabem ler nossas expressões faciais com muita facilidade, e muitas vezes eles ficam nos encarando tentando adivinhar o que estamos querendo “falar” com as nossas expressões, nossos olhares etc. Os gatos pode ficar nos encarando por vários motivos: Pedido de atenção. Chamar para brincar.