Para incorporar o ozônio em água, óleo e outros meios líquidos de forma eficiente é necessário utilizar um gerador de ozônio para produzir o gás e outro equipamento que fará a incorporação na solução aquosa que deseja aplicá-lo, podendo ser água, bebida ou efluente.
O processo para se obter ozônio em água é feito por meio de um siste- ma fechado, a partir de um frasco de vidro ou coluna de vidro e um difusor, conforme figura 1, onde o gás será borbulhado.
O método mais comum para a síntese de ozônio é reproduzir o que já ocorre na natureza. O insumo é o oxigênio e o equipamento mais usado para produzir ozônio é conhecido como “gerador de ozônio” ou “ozonizador”, usado no próprio local e instante de aplicação.
Apesar de não comprovados 100%, alguns estudos mostram que a água ozonizada ajuda a eliminar vírus e bactérias do sangue e a melhorar a circulação sanguínea. Isso porque a água ozonizada pode ser bebida sem problemas, já que contém mais moléculas de oxigênio.
Na estratosfera, o ozônio é criado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-a em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).
O ozônio é gerado quando uma molécula de gás oxigênio recebe uma descarga elétrica ou radiação ultravioleta, provocando a separação dos dois átomos de oxigênio. Cada átomo liga-se com outra molécula de oxigênio, passando de O2 para O3.
Por ser um gás instável, o ozônio possui um tempo de meia vida curto (aproximadamente 20,0 minutos em água a 20,0°C), é parcialmente solúvel em água e, assim como a maioria dos gases, aumenta sua solubilidade à medida que a temperatura diminui.
Em termos de composição, é uma água com elevado nível de oxigênio. Por meio de um processo de injeção de ozônio, alega-se que essa água poderia ter efeito de desintoxicação. A princípio, essa técnica parece uma grande novidade. Juntamente com o cloro e o oxigênio, o ozônio é usado no tratamento da água.
Quanto à pergunta sobre beber água com ozônio, é preciso antes saber qual a porcentagem de ozônio presente na água. No caso dos purificadores Top Life, recomenda-se o consumo de até 150 ml duas vezes ao dia, quer dizer, um copo de 150 ml de manhã e outro a noite.
Qual a diferença entre a água ionizada e ozonizada?
A água ozonizada, embora detenha um poderoso efeito bactericida, deve ser consumida com precaução e sempre sob supervisão médica, devido a sua composição potente. Já a água alcalina ionizada oferece numerosos benefícios para a saúde e pode ser consumida diariamente.
Essa célula transforma o oxigênio em ozônio por meio da descarga de corona, também chamada de plasma frio. Assim, o O2 se desfaz, liberando íons de oxigênio. Esses íons se rearranjam e se transformam em ozônio (O3).
algum ozônio ocorre naturalmente na baixa atmosfera onde é benéfico porque remove alguns poluentes da atmosfera. Figura 1: Formação de ozônio na estratosfera. Figura 2: Posição da Camada de ozônio na atmosfera.
A inalação de ozônio pode ser prejudicial para pessoas com asma, crianças, mulheres grávidas, idosos e pessoas com certas condições genéticas. Pessoas com menor ingestão de nutrientes e trabalhadores ao ar livre se enquadram na mesma categoria.
A produção ocorre de forma natural, sendo possível de duas maneiras: através dos raios ou com o sol. Raios (fenômeno chamado de Efeito Corona ou Descarga Corona): Os raios passam pelo ar atmosférico e produzem o ozônio a partir do oxigênio natural.
A água ozonizada é uma aliada na higienização de alimentos, pois ajuda a eliminar agrotóxicos e microrganismos que são nocivos à saúde. Além disso, essa alternativa conta com o diferencial de ser menos nociva do que a água tratada com cloro.
Segundo uma pesquisa do site Guia Esperto, o New Oxi, da Top Life, foi apontado como o melhor purificador de água com ozônio do mercado. A avaliação levou em conta a opinião dos consumidores, a classificação do Inmetro, a qualidade dos filtros e a facilidade de manutenção.
Como tratar a água com ozônio? Para obter a água ozonizada é preciso ter em casa ou no seu estabelecimento um gerador de ozônio. Esse aparelho capta o ar do ambiente e o leva para a caixa d'água ou reservatório. Em seguida, ocorre uma reação química que transforma o oxigênio em ozônio.
O banho de água ozonizada é mais efetivo nas banheiras. Como alternativa, você pode utilizar um aparelho ozonizador pequeno, que ozoniza até 4 litros, molhar um pano nesta água e passar sobre o rosto ou qualquer área do corpo que você deseje.
A água de osmose reversa – Esta água é o padrão ouro do processo de ozonização, pois ela retém mais o ozônio após o processo, estabilizando a molécula por mais tempo, ou seja, seu uso torna-se mais duradouro.
O preço médio de ozonizador depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar ozonizador por valores entre R$ 243,00 e R$ 1.742,00.
A concentração de ozônio na água pode ser medida convenientemente por meio de duas tecnologias principais: kits de teste colorimétrico ou medidores eletrônicos.
o óleo ozonizado é simples de ser feito; se constitui apenas de óleo e ozônio. Para fazê-lo, compre uma garrafa normal de azeite ou óleo semelhante e ozonize-o na forma de microbolhas. Depois de algum tempo, isso criará azeite de oliva ou óleo ozonizado.