Com a ajuda de um sabonete em barra, coloque a esponja em água corrente, esfregue com o sabonete e vá apertando aos poucos para que os resíduos sejam removidos. Repita o processo até que a esponja fique limpa.
Em um recipiente, coloque 1/2 litro de água gelada + 1 colher (sopa) de água sanitária. Coloque a esponja e deixe de molho por 10 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem. É necessário fazer esse procedimento todos os dias e trocar a esponja toda semana.
"O hipoclorito (água sanitária) também tem grande capacidade de matar os microrganismos da esponja", ressalta Rodrigues. O dr. Bactéria explica que é preciso colocar um litro de água, duas colheres de água sanitária e deixar a esponja imersa por 10 minutos para fazer o efeito.
Outra alternativa é ferver as esponjas e panos uma vez por semana, isso eliminará 60% das bactérias; Uma recomendação adicional é optar por esponjas de fibras naturais (feitas a partir de plantas que são biodegradáveis).
1)Lave a esponja, embrulhe-a em um papel toalha e leve ao micro-ondas por 1 a 2 minutos; 2) Lave e deixe-a submersa em água fervente por 3 minutos; 3) Faça uma solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária e 1 litro de água e deixe a esponja imersa por 10 minutos.
Mas higienizar a esponja de lavar louça corretamente não é difícil: basta molhar a esponja e colocá-la no micro-ondas por um minuto e meio, na potência alta.
"Além disso, no último uso do dia, o ideal é colocá-la em um recipiente com água fervente e deixá-la de molho por cinco minutos. Mas caso a esponja utilizada possua a tecnologia de íons de prata, que elimina 99,9% das bactérias, este processo é dispensável".
Lavagem de esponja de maquiagem média com calor em 2 passos
Descubra como higienizá-la com água quente: Passo 1: Afunde a esponja dentro de uma caneca com água; Passo 2: Coloque no micro-ondas por apenas 1 minuto e retire, removendo a água quente e a enxaguando em água corrente.
Comece lavando a louça pelos copos, assim você impede que a gordura dos talheres e pratos se espalhe. Use uma esponja limpa e em boas condições. Lave os copos com detergente neutro e bastante água. Nessa hora você também pode usar água morna, para intensificar a limpeza e higienização.
Para limpar a bucha vegetal e prolongar a sua durabilidade, basta colocá-la de molho uma vez por semana em uma solução de cloro com água por 30 minutos, o que a deixa livre de bactérias e branquinha novamente.
Seguindo essa linha, a recomendação geral de fabricantes e microbiologistas é que as esponjas de cozinha devem ser trocadas no máximo entre 10 a 15 dias, porém, a prática ideal é que sejam substituídas uma vez por semana em casas em que se lava louças duas vezes ao dia, em média.
Por esse motivo, esse tipo de plástico é de difícil reciclagem, mas ela pode ser feita: é possível reutilizar os rejeitos desse produto, por exemplo, na composição de pisos, pistas de atletismo, entre outros.
Pode lavar a pia com a mesma esponja de lavar louça?
Nunca utilize a mesma esponja que lava as louças em outros locais da cozinha e da casa. Deixe que ela seja exclusiva para as louças, pois dessa forma as bactérias e fungos não são transferidas para outras superfícies; Também não utilize a mesma esponja que lava as louças para limpar a pia e as panelas.
Como esterilizar esponja de cozinha no microondas?
Faça uma mistura de 1 litro de água com 1/2 xícara de água sanitária e coloque as esponjas ou a espoja de molho por 20 minutos. Depois, lave bem em água corrente e coloque a esponja dentro de um recipiente com água e leve ao micro-ondas por 2 minutos. Pronto, está limpa e desinfetada!
Para os especialistas em higiene o ideal é trocar com frequência: em uma casa com uma rotina média de lavagem de louças (duas vezes ao dia) a durabilidade média de uma esponja estará na faixa de dez a quinze dias.
O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.
“Molhe a esponja e aplique o sabonete ou detergente, vá amassando gentilmente, apertando até eliminar toda a sujeira”, explica. Repita o processo várias vezes até que ela fique bem limpinha e enxágue muito bem para não deixar resíduos.
A primeira coisa que você precisa entender antes de usar a sua esponja é que esponjas absorvem, então a dica é molhar a sua esponjinha com água para que ela absorva água, não produto. Não molhar a esponja antes de aplicar os produtos é um erro comum de quem começa a usar esse item, então já anota aí para não esquecer!
A esponja de maquiagem também é um item prático na hora da manutenção, isso porque você pode limpá-la com produtos que tem em casa! Dentre as opções para a limpeza estão detergente, shampoo ou sabonete neutro.
Desinfecção diária: Mergulhe a esponja em uma solução de água com água sanitária (uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água) e deixe agir por cerca de 5 minutos. Isso ajudará a matar a maioria das bactérias.
Evite deixar a esponja em locais úmidos, como dentro da pia ou em um recipiente fechado. O ideal é pendurá-la em um local bem arejado, como um suporte para esponjas ou grades de secagem, para que ela seque completamente entre os usos.
Se quiser ferver a sua esponja, certifique-se de que ela não é feita de material natural, já que acessórios desse tipo podem se desintegrar ou desbotar em contato com água muito quente. Se esse for o caso, use-a no máximo morna.