Logo, quando falamos de identidade cultural podemos adotar o mesmo critério para definir a cultura de um povo e tudo o que ele produz. Isso está na língua, na vestimenta, na culinária, na religião, na música, nos conceitos morais e tudo mais que influencia o comportamento de determinada sociedade.
Os costumes, a música, a arte e, principalmente, o modo de pensar e agir, fazem parte da cultura de um povo e devem ser preservados para que nunca se perca a singularidade do coletivo em questão. A palavra cultura deriva do latim, colere, que tem como significado literal “cultivar”.
A noção de cultura faz alusão às características socialmente herdadas e aprendidas que os indivíduos adquirem a partir de seu convívio social. Entre essas características, estão a língua, a culinária, o jeito de se vestir, as crenças religiosas, normas e valores.
Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas.
Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo. A cultura é um dos elementos de análise da Antropologia e foi desenvolvida de diferentes maneiras, de acordo com o seu local e seu povo originário.
A identidade cultural é formada pelos aspectos relacionados ao “pertencimento” a culturas étnicas, raciais, lingüísticas, religiosas e regionais ou nacionais, representando vínculos a lugares, eventos, símbolos, histórias particulares.
Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país. A diversidade de culturas de um país é importante para a preservação e valorização das identidades das suas populações.
O que um povo produz linguística, religiosa, artística, científica e moralmente compõe o seu conjunto de produção cultural. Esse conjunto tende a seguir certos padrões dentro de sociedades, o que cria um aspecto identitário para as culturas de determinadas sociedades.
Para identificar a cultura presente em outros lugares, basta nós compararmos o que existe no nosso ambiente e meio social e então perceber tudo aquilo que é de diferente e que veio de outras regiões.
20), “a cultura engloba os aspectos que definem a identidade de uma pessoa, dos grupos e das sociedades como valores, percepções, imagens, formas de expressão, comunicação”.
De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.
Trata-se de ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais e conhecimentos adquiridos a partir do convívio social, que podem ser mutáveis ou não, ao longo do tempo.
O termo cultura foi definido pela primeira vez por Edward Tylor, em 1817, como um conjunto complexo, interdependente e interatuante de conhecimentos, crenças, leis, tradições, artes, costumes e hábitos de um determinado conjunto de seres humanos constituídos em sociedade.
“Podemos pegar aspectos culturais como a alta cultura, ou seja, a música erudita, as artes plásticas, que têm essa característica de ser universal, mas também há a cultura de massa, a cultura popular que dá identidade às pessoas.
O que pode ser considerado como cultura de um povo?
Ou então cultura diz respeito às festas e cerimônias tradicionais, às lendas e crenças de um povo, ou a seu modo de se vestir, à sua comida, a seu idioma. A lista ainda pode aumentar mais. Contudo, devemos entender como cultura todas as maneiras de existência humana.
As pessoas expressam sua identidade cultural participando em rituais religiosos; Celebrações/festividades - muitas culturas têm celebrações e festividades especificamente associadas a ela.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.