A potência dissipada por um resistor é dada em função do valor da resistência do resistor R, da diferença de potencial U e da corrente elétrica i. Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i.
Exemplo: Um resistor com valores de 100W, ± 5% e 1/4W, significa que possui um valor nominal de resistência de 100W (Ôhms), uma tolerância sobre esse valor de mais ou menos 5% e pode dissipar uma potência de no máximo 1/4W (Watts) ou 0,25W.
Essa grandeza pode ser calculada com base em parâmetros como tensão, corrente e resistência elétrica, sendo expressa em watts (W). Assim, a fórmula para calcular a potência elétrica é P = V.I.
A grandeza física que mede a quantidade de calor que um resistor transfere para os seus arredores a cada segundo é chamada de potência dissipada. A potência dissipada é uma grandeza escalar medida em Watts (W).
Como identificar a Potência do resistor pelo tamanho, seja ele de carbono ou filme metálico?
Quantos watts tem um resistor de 10K?
Esses resistores 10K são ideais para uma variedade de aplicações, desde circuitos simples até projetos mais complexos. Eles são projetados para suportar até 1/4 de watt de potência, garantindo que seus componentes eletrônicos operem de maneira eficiente e segura.
A potência pode ser calculada por meio da notação, isto é, multiplicar o número base por ele mesmo quantas vezes o expoente mandar. Assim, quando temos 5⁴, multiplicamos o cinco por ele mesmo quatro vezes seguida, totalizando 3125.
1ª faixa: (a mais próxima da extremidade) indica o primeiro algarismo do valor da resistência; 2ª faixa: indica o segundo algarismo do valor da resistência. 3ª faixa: indica o número de zeros que devem ser acrescentados aos dois algarismos anteriores.
Há duas formas de quantizar a resistência de um resistor. A primeira é através do multímetro, um instrumento que mede tensão; corrente e resistência. A segunda é identificar o seu valor, por meio da tabela de cores, observando as faixas coloridas que circundam o dispositivo.
Em valores de resistência em quilo-ohm (kΩ), um "K" substitui o decimal. Portanto, 1K5 identifica um resistor de 1,5 kΩ ou 1.500 Ω. Da mesma forma, "M" representa MΩ e "G" representa GΩ.
Identidicar a cor do primeiro anel, e verificar através da tabela de cores o algarismo correspondente à cor. Este algarismo será o primeiro dígito do valor do resistor. Identificar a cor do segundo anel. Determinar o algarismo correspondente ao segundo dígito do valor da resistência.
A fim de calcularmos a potência elétrica dissipada em um resistor podemos aplicar diferentes equações, além da equação que nos fornece a potência nos dispositivos elétricos (P=i.U).
São resistores de alta capacidade de dissipação térmica, ou seja, capazes de dissipar altas potências. Esses resistores encontram suas aplicações nas mais diversas áreas como sistemas de solda elétrica, reguladores de tensão, limitadores de corrente, sistemas de tração, carregadores, sistemas metroviários e etc.
42 = quatro elevado a potência dois ou quatro elevado a dois ou quatro elevado ao quadrado ou quadrado de nove. 83 = oito elevado a terceira potência, oito elevado a três ou oito elevado ao cubo ou cubo de oito.
Sempre que o expoente for igual a zero o seu resultado será igual a 1. Assim, é possível concluir que toda potência de expoente zero será igual a 1. Sempre que uma potência tiver base igual a 10 seu resultado será igual a 1, seguido de tantos zeros quantos forem as unidades do expoentes.
Como calcular a potência de uma resistência elétrica?
A potência dissipada por um resistor é dada em função do valor da resistência do resistor R, da diferença de potencial U e da corrente elétrica i. Pela Lei de Ohm, temos que a diferença de potencial U é dada pelo produto da resistência R do resistor pela corrente elétrica i, então U = R * i.
A potência é calculada pela divisão da energia elétrica transformada, pelo intervalo de tempo dessa transformação, utilizando a fórmula: Pot = Ee / Δt No Sistema Internacional, a unidade de energia elétrica é o joule (J).
Os resistores de óxido de metal têm melhor capacidade de alta corrente de surto com uma classificação de temperatura muito mais alta do que os resistores de filme de metal equivalentes.
É possível determinar o valor da resistência de um resistor de duas maneiras, uma utilizando equipamentos de medição de resistência, como o multímetro, e de outro modo utilizando uma tabela de cores. Para a segunda opção a identificação por meio da tabela de cores, se da através das cores contidas no corpo do resistor.