Os mapas das estrelas são normalmente representados de forma circular, onde as bordas representam o horizonte e as laterais indicam as direções norte, sul, leste e oeste. Seguindo essa lógica, as estrelas que estão no centro correspondem exatamente às que aparecem acima de nossas cabeças.
Google Sky Maps é um mapa celestial que mostra objetos como estrelas, constelações, galáxias, planetas ou a lua da Terra. Para usar o Google Sky Maps, acesse www.google.com.br/sky.
E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.
Essa designação depende de duas coisas: da classificação espectral, que diz respeito à temperatura da estrela e ao tamanho e massa da estrela. A classificação espectral é dada em cores. Em ordem crescente de temperatura, temos as estrelas vermelhas, laranjas, amarelas, amarelas-brancas, brancas, azuis-brancas e azuis.
Os principais são telescópios e binóculos astronômicos. Cada um tem sua função específica e oferece uma visão única das constelações no céu. Por exemplo, os telescópios permitem ampliar a imagem das estrelas, enquanto os binóculos astronômicos fornecem maior campo de visão para explorar todo o céu noturno.
SAIBA COMO IDENTIFICAR SATÉLITES E PLANETAS NO CÉU
Qual o melhor horário para ver as estrelas?
No início da noite, Júpiter estará visível alto do céu, atingindo sua maior altura às 23h. A essa hora, aparecerá como o astro mais brilhante do céu, depois do Sol e da Lua.
Telescópios: possibilitam a visão de objetos pequenos e distantes. A capacidade da visão do telescópio é ditada por sua abertura, que quanto maior, maior a capacidade de ampliação e de aproximação dos objetos. Existem três tipos principais de telescópios, podendo ser usados por astrônomos amadores ou profissionais.
Se você notar que ele parece “piscar”, cintilando no céu, é uma estrela. Agora, se você não perceber nenhuma cintilação, é um planeta lindinho passando aí no céu!
Estrelas apresentam um amplo domínio de cores, que refletem a temperatura em suas atmosferas em concordância com lei de Wien. A cor de uma estrela é determinada pela parte de seu espectro visível que mais contribui para sua luminosidade total. Estrelas azuis são as mais quentes, as vermelhas as mais frias.
Sirius, também conhecida como Sirius A e Alpha Canis Majoris, tem magnitude aparente (brilho de um objeto como ele aparece no céu, do ponto de vista da Terra) de -1,46 e está localizada na Constelação de Canis Major (Cão Maior), a cerca de 8,6 anos-luz de distância de nós. 🌟🌟 Seu nome é grego e significa “ardente”.
O brilho das estrelas surge durante o processo de fusão do hidrogênio em hélio, que libera grandes quantidades de energia na forma de radiação eletromagnética.
São estrelas azuis de poderoso brilho, muito maiores que o Sol, e estão a cerca de 1500 anos-luz da Terra. Um conjunto de estrelas que traçam um desenho, como as Três Marias, é chamado pelos cientistas de asterismo. O trio faz parte da Constelação de Órion, compondo o que é chamado de Cinturão de Órion.
Estrelas são corpos formados por uma estrutura gasosa que leva a reações de fusão nuclear, responsáveis pela emissão de energia. O Sol é a estrela mais próxima da Terra. As estrelas são formadas por gases e poeira que sofreram colapso gravitacional no interior das nebulosas.
Trata-se de um corpo celeste que gira em torno de um planeta principal e não em torno de uma estrela. E não dá pra confundir: lua com letra minúscula refere-se a qualquer satélite natural, enquanto, Lua, com letra maiúscula, trata-se do satélite que orbita o planeta Terra.
Sol. Nosso astro-rei é a estrela que está mais perto da Terra. Ele fica a 150 milhões de quilômetros do planeta. Recentemente, a ciência aproximou-se do Sol de forma antes inimaginável, quase chegando a tocá-lo com a sonda polar Parker, da Nasa.
Imagens, mapas e aplicativos podem te ajudar a observar o céu e reconhecer estrelas e planetas. Com o app gratuito Sky Map, você pode apontar o celular ou tablet para o céu e ver na tela quais são os objetos celestes daquela localização em tempo real.
Uma das primeiras "estrelas" a aparecer no céu quando a noite cai não é realmente uma estrela: Vênus, o planeta que está à nossa frente em relação ao Sol, é um dos mais brilhantes na abóbada celeste. Outro planeta que pode ser facilmente identificado a olho nu é Marte, com seu característico brilho avermelhado.
O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.
A dica é checar a descrição pra entender os recursos e o que vem na embalagem! Já se o que você precisa sobre o telescópio é o preço de uma opção bem avançada, pode achar modelos por R$6125,00 ou até mais do que isso. O investimento costuma valer a pena pra quem vai estudar ou trabalhar com as imagens do céu!
Lua. A Lua, satélite natural da Terra, é o objeto astronômico de grande porte mais próximo da Terra e um dos mais belos astros possíveis de se observar. Através de um telescópio, podemos apreciar as crateras e planícies lunares e o contraste causado pela sombra da parte escura da Lua sobre essas crateras.