A ATM é a região onde a mandíbula se encaixa no crânio, permitindo os movimentos de abrir e fechar a boca. A radiografia panorâmica analisa na região ATM a posição, o formato e o tamanho dos côndilos mandibulares, que são as partes ósseas que se articulam com o crânio.
As condições clínicas indicadas são: a presença de estalidos e crepitações, e movimento reduzido de abertura bucal com rigidez terminal. O princípio básico é que o exame complementar será somente indicado quando a avaliação clínica não seja suficiente para elaboração do diagnóstico e plano de tratamento.
Para localizá-la, posicione seus dedos logo em frente das orelhas, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto, movimentarem-se sob seus dedos. A disfunção da ATM é uma anormalidade da articulação temporomandibular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação.
Posicionamento e visualização da anatomia da ATM. É uma radiografia da ATM utilizada para a visualização do posicionamento condilar em relação a fossa mandibular nas posições boca aberta (máxima abertura) e boca fechada (em oclusão).
A tomografia computadorizada (TC) da ATM é um exame de imagem que permite uma visualização detalhada da articulação. Geralmente, o paciente é posicionado na máquina de tomografia e instruído a permanecer imóvel enquanto a máquina capta imagens.
Também por meio da radiografia panorâmica, é possível usar o instrumento de screening, que permite o diagnóstico inicial e a avaliação das alterações da ATM.
A imagem deve mostrar uma linha do sorriso discreta em relação à imagem. Outro ponto relevante é a visibilidade da região dos incisivos. É necessário verificar se os ápices dos incisivos superiores e inferiores são visíveis na radiografia. Outrossim, é fundamental avaliar a altura da cabeça da mandíbula.
A articulação temporomandibular (ATM) e demais estruturas é que se apresenta como a mais relevante causa de dor de origem orofacial ”. Já o bruxismo, segundo a dentista, é um hábito parafuncional que ocorre de forma involuntária.
ATM: exercícios para ajudar a aliviar os incômodos dessa...
Abrir e fechar a boca. Esse movimento pode ser um pouco complicado caso esteja com essa disfunção, entretanto, é importante fazer devagar para relaxar e alongar a mandíbula. ...
Além de bastante desconforto na região, o transtorno também faz com que a mandíbula emita um som de estalo ao abrir e fechar a boca ou até mesmo mastigar alimentos. Em casos mais graves, pode haver um travamento permanente do maxilar.
Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como dipirona ou ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.
A dor de cabeça (cefaleia) afeta pessoas de todas as idades (54,2% adultos, 51% adolescentes e 24% idosos) e de ambos os sexos, sendo mais comum em mulheres. Dor na cabeça pode ser um sintoma de DTM. Nestes casos a dor na cabeça pode ser em pressão, localizada nas têmporas, e do mesmo lado da DTM.
O índice utilizado para a detecção de perda óssea é chamado “índice da cortical mandibular”, em que o dentista analisa qualitativamente a cortical da mandíbula, que fica na parte inferior entre o pré molar e o segundo molar.
A causa deste erro é que o raio-X está invertido, nesse caso o profissional dentário deve posicioná-lo correctamente. Manchas brancas na imagem. Se alguma vez aparece um raio-X dentário esbranquiçado ou uma mancha branca na imagem é porquê a tela está arranhada.
Um sintoma que pode demonstrar rapidamente que é necessário um canal é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por causa da infecção na ponta da raiz do dente, dentro do osso no maxilar ou mandíbula. O inchaço pode afetar até a pálpebra dos olhos.
Além de permitir a visualização da maxila (arcada superior) e da mandíbula (arcada inferior), a radiografia panorâmica irá mostrar: todos os dentes que o paciente possua.
A radiografia panorâmica é um exame extrabucal, ou seja, o aparelho de raios-x e o filme (quando utilizado) ficam fora da boca. Dessa forma, o aparelho radiográfico projeta, através da boca, um feixe sobre um filme ou um detector digital que gira em sentido contrário ao tubo de raios-x.
Como a radiografia panorâmica mostra a boca inteira em uma única imagem, ela não mostra os detalhes necessários para identificar uma cárie. Esse tipo de radiografia, entretanto, revela problemas como anomalias e fraturas ósseas, cistos, dentes impactados, infecções e tumores.
Inchaços. Os inchaços geralmente aparecem de repente e tem relação com as dores ao mastigar ou simplesmente abrir a boca. A hipertrofia do músculo é o que leva a isso, causando até mesmo assimetria no rosto do paciente, no qual um dos lados fica mais quadrado.
Mas isso é compreensível, uma vez que elas se referem a termos diretamente relacionados, mas é fato que existem diferenças. ATM é a sigla que faz referência a uma articulação do corpo humano, enquanto DTM se refere aos problemas que acometem essa articulação.