Como identificar e resolver problemas na caixa de direção?
Em primeiro lugar, uma das principais formas de identificar possíveis defeitos na caixa de direção é ficar atento para ruídos que surgem ao girar o volante. Isto é, ruídos mais finos, exatamente após virar o volante para alguma direção podem ser um sinal de que o componente está com problemas.
Com o carro parado, motor ligado, e direção centralizada, gire suavemente o volante no sentido horário e anti-horário e, assim, você vai ver se há falta de reação no esterçamento das rodas. Um ângulo de cerca de cinco graus de folga é tolerável.
Um dos principais sinais de que é preciso trocar a caixa de direção é a dificuldade em manter o controle do veículo. Se a direção estiver pesada ou dura, pode ser um sinal de que há um problema na caixa de direção.
O que acontece quando dá problema na caixa de direção?
Em contrapartida, uma caixa de direção desgastada afeta a dirigibilidade do veículo, tornando a condução desconfortável e imprecisa. Por esses e outros problemas, a manutenção regular ajuda a prolongar a vida útil do sistema e de outros componentes, economizando dinheiro a longo prazo e, claro, garantindo segurança.
Como identificar e resolver problemas na caixa de direção? I Mecânica Fácil
Como saber que a caixa de direção quebrou?
Imprecisão ou demora na resposta dos movimentos feitos no volante são fortes indícios de folga na caixa de direção. Essa folga pode ser causado pelo desgaste de componentes do sistema hidráulico ou vazamentos de fluídos, caso a direção seja hidráulica.
Caso você tenha dúvidas, a melhor maneira de perceber esse problema é esterçando o volante até o final por pelo menos cinco segundos, se ouvir qualquer barulho, pode ter certeza que é a caixa!
Vale a pena reparar a caixa de direção? Vamos relembrar quanto custa consertar a direção hidráulica? Para fazer este serviço, o motorista precisará desembolsar, em média, entre R$ 750,00 e R$ 900,00. Fora isso, ainda ficará sem carro entre dois e três dias.
3. QUAL A VIDA ÚTIL DO SISTEMA DE DIREÇÃO HIDRÁULICA? Uma das vantagens da direção hidráulica é que ela foi desenvolvida para durar durante toda a vida útil do carro. Para isso é necessário que o condutor ou dono do veículo faça manutenções preventivas pelo menos a cada 50 mil quilômetros.
Sim, é possível consertar uma caixa de direção com folga, porém é importante que um especialista analise a causa da folga. Há diversas possibilidades e somente um profissional capacitado poderá identificar e realizar os reparos necessários.
Esse barulho pode indicar desgaste nas peças do sistema de direção, como as buchas e os terminais de direção. Quando essas peças estão desgastadas, há uma folga que causa o estalo ao movimentar o volante. É essencial substituir as peças desgastadas para eliminar esse ruído.
Tanto que o famoso defeito de folga na caixa de direção quase sempre vem daí. Ele ocorre por conta do esforço excessivo sobre as peças e partes do sistema. Para confirmar se seu carro tem o problema, entre no carro e peça que alguém fique do lado de fora.
Se, ao dirigir, você percebe que o volante trepida, é sinal de que pode ter algum problema na barra axial. Portanto, ao andar em velocidades maiores, observe o comportamento do volante e do seu veículo no geral. A barra axial costuma dar sinais quando há folga na articulação do automóvel.
A vibração sentida quando o carro está em baixa velocidade ou potência e até mesmo parado é um forte indicativo de problema na caixa de direção. Inicialmente, o recomendado é procurar o serviço de balanceamento e calibração dos pneus para verificar se a trepidação está acontecendo por falta de alinhamento das rodas.
Quais os testes necessários para identificar uma falha no sistema de direção elétrica?
Uma boa forma de confirmar se há alguma falha séria é fazer uma inspeção em todo o sistema de direção e suspensão, verificando folgas e desgastes. Depois, é preciso calibrar os pneus, realizar o alinhamento e o balanceamento. Nesse momento, é fundamental conferir o estado da rodagem.
Quando troca a caixa de direção a direção fica dura?
Por isso, se o seu caminhão conta com direção elétrica ou hidráulica e você notar que essa direção está “dura” é um sinal claro de que a caixa de direção pode estar com problemas. Nesse caso, além da caixa de direção, o sistema de suspensão do veículo também deverá passar por uma avaliação técnico mecânica.
Pneus desgastados ou mal calibrados podem exercer pressão adicional sobre a caixa de direção, causando desgaste prematuro ou danos. Além disso, um alinhamento inadequado pode sobrecarregar a caixa de direção e afetar negativamente seu funcionamento.
A folga no volante é mais comum em carros equipados com direção hidráulica e pode estar associada a vazamentos de óleo ou ao desgaste de componentes do veículo. É importante ficar atento ao possível ressecamento da mangueira do fluido de direção e seguir o período de troca de óleo indicado no manual do veículo.
Quando troca a caixa de direção precisa fazer alinhamento?
Sempre que realizamos uma manutenção no sistema de direção, é fundamental fazer um novo alinhamento. Também é recomendável conferir o balanceamento das rodas, de forma a entregar o carro para o cliente com a dirigibilidade perfeita.
Não é recomendado dirigir com um vazamento de óleo de direção hidráulica, pois pode resultar em perda de controle do veículo. Busque assistência profissional assim que detectar o problema.
Como saber se o seu carro está com problema na direção?
Para verificar se o seu carro está com folga na direção, há um teste simples de ser feito. Com o carro parado e o motor ligado, centralize a direção. Depois, gire o volante com suavidade para ambos os lados em movimentos pequenos e verifique se há falta de esterçamento nas rodas.
Junta homocinética desgastada: um dos problemas mais comuns que podem causar estalos ao virar o volante é o desgaste da junta homocinética. Essa peça é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas, permitindo que elas girem enquanto você vira o volante.
Isso acontece por inúmeros fatores. Pode ser algo simples como o nível de fluído da direção, ou algo mais grave, como uma rachadura, por exemplo. Este sinal também deve ser levado a sério. Leve o veículo até um profissional de confiança para que o real problema seja identificado.