Verifique regularmente o indicador de pressão na parte superior do cilindro. Se estiver na zona verde, está tudo certo. Se estiver na área vermelha, o extintor está despressurizado e precisa de correção.
Deve-se orientar os usuários do extintor para observar constantemente se o ponteiro do indicador de pressão encontra-se na faixa verde, não podendo recuar na faixa vermelha com a indicação “DESPRESSURIZADO”, ou avance na faixa vermelha com a indicação “SOBREPRESSURIZADO”, situação em que o extintor encontra-se em ...
Basta conferir, com certa frequência, o ponteiro de indicação de pressão, que fica na parte superior do cilindro. Se o indicador estiver na zona verde está tudo certo, mas se apontar na área vermelha é que o extintor está despressurizado e precisa de correção.
O que fazer se o extintor estiver sobrepressurizado?
Um extintor de incêndio despressurizado é um sério risco de segurança que não deve ser ignorado. Se você descobrir que seu extintor de incêndio está despressurizado, retire-o de serviço imediatamente e entre em contato com um profissional de segurança contra incêndio qualificado para inspeção e recarga.
Verifique sempre o indicador da pressão do extintor, cujo ponteiro deve estar sobre a faixa verde, o que quer dizer que o extintor está pressurizado. Caso contrário, procure uma empresa registrada junto ao Inmetro para fazer a recarga.
Inspeção de Extintores - Como fazer a inspeção dos extintores - Manutenção do Extintor
Qual o risco do extintor sobrepressurizado?
Um extintor sobre pressurizado pode apresentar riscos de explosão, o que pode causar ferimentos graves e até mesmo a morte. Para evitar esses riscos, é importante que a recarga de extintores seja realizada por empresas especializadas e que sigam as normas estabelecidas pelo INMETRO.
à proteção e combate a incêndio da Classe B (líquidos inflamáveis), é fornecido nas capacidades de 4/6 quilos de agente extintor, com pressão de serviço 126 kgf/cm² (12,36 Mpa) e pressão de testes de 210 kgf/cm² (20,59 Mpa).
Validade do Cilindro: Com o tempo, as vedações e válvulas de segurança do cilindro podem se degradar, resultando na perda de pressão. Má Manutenção: A falta de manutenção adequada ou o uso incorreto do extintor podem contribuir para a despressurização.
Para saber se o extintor está vencido é muito simples: encontre no extintor a validade da carga, quando se tratar de um extintor novo e quando já for um extintor recarregado verificar a etiqueta de garantia onde consta a validade da carga e do teste hidrostático que está afixado no cilindro do extintor ou através do ...
Quando o ponteiro do extintor estiver na marca vermelha, significa que o extintor está?
Quando o ponteiro do manômetro está na área vermelha, significa que o equipamento perdeu pressão e deve estar com vazamento. Na área verde, indica boas condições de uso.
Basicamente, ele consiste em um recipiente cilíndrico, geralmente feito de metal, que contém água sob pressão e é equipado com uma válvula de descarga e um bico difusor. Esse tipo de extintor utiliza água como agente extintor, que é liberada sob pressão quando acionado para extinguir o fogo.
Como verificar se o extintor está em boas condições?
Como verificar se o extintor está em boas condições? Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.
A manutenção de nível 1 deve ser realizada a cada 6 meses e tem caráter de inspeção apenas. Já a de nível 2 deve ser realizada a cada 12 meses e envolve a desmontagem e o reparo do extintor. A manutenção de nível 3 deve ser realizada a cada 5 anos e inclui a troca do cilindro do extintor.
O que fazer quando o extintor estiver sobrepressurizado?
Se ele estiver no sinal verde a pressurização é a ideal. Se estiver abaixo é porque está sem pressurização adequada e se estiver acima do verde é porque ele está sobrepressurizado. O ideal neste caso é chamar a empresa e fazer novamente a pressurização correta.
A primeira e mais importante ação em caso de despressurização é manter a calma e permanecer sentado. O pânico pode levar a reações impulsivas que agravam a situação, enquanto manter a calma ajuda a pensar com clareza e seguir as instruções de segurança.
A despressurização ocorre quando há uma queda na pressão do ar dentro da cabine da aeronave. Normalmente, a pressão dentro do avião é mantida em níveis semelhantes aos encontrados ao nível do mar, o que permite que os passageiros respirem confortavelmente.
EXEMPLO: Um extintor de Pó Químico ABC de 4 kg, tem uma capacidade extintora de 2-A:20-B:C, mas o que significa isso? As letras fazem referência a classe de incêndio; Os ":" (dois-pontos) separam as classes; E os números indicam justamente a capacidade dentro de cada classe.
A diferença do extintor BC para o ABC refere-se aos componentes que constituem o pó químico usado para apagar o fogo. Enquanto os Extintores BC usam o Bicarbonato de Sódio como seu agente principal, os Extintores ABC utilizam como seu componente químico mais importante a amônia e suas substâncias derivadas.
O Selo holográfico de Conformidade do Inmetro assegura que o extintor de incêndio foi produzido e que sua manutenção foi realizada empresas credenciadas pelo Inmetro. Nos extintores novos este selo é avermelhado trazendo as informações do fabricante.
Já os extintores de incêndio de alta pressão, que são aqueles com carga de dióxido de carbono (CO2) não utilizam indicador de pressão, por questões técnicas.
adjectivo. Que tem pressão semelhante à pressão atmosférica normal da Terra (ex.: cabine pressurizada; o porão tem compartimento pressurizado para animais). Origem etimológica:particípio de pressurizar.