Como saber se é metonímia?
Metonímia é a figura de linguagem utilizada para substituir um termo por outro, “emprestando” o seu sentido. Por isso, a substituição normalmente é feita entre termos que compartilham características e que estejam relacionados de alguma forma, de modo que o sentido entre eles fique claro.Quando ocorre uma metonímia?
É uma figura de linguagem; Consiste em substituir uma palavra por outra que tenha o mesmo sentido (geralmente uma marca); A palavra 'metonímia' vem do grego “meta” (mudança) +”onoma” (nome), ou seja, significa mudança de nome. Possui duas variações: antonomásia e a metalepse.Como definir metonímia?
Esse recurso estilístico é uma figura de palavra conhecida como metonímia. Assim, definimos que: A metonímia é uma figura de linguagem que consiste na utilização de uma palavra no lugar de outra, devendo haver uma relação de sentido entre ambas.Quais são as figuras de linguagem metonímia?
A metonímia é uma figura de linguagem em que há a substituição de um termo pelo outro, desde que haja uma relação de sentido entre elas. Veja o exemplo abaixo: Michele estava com tanta sede que bebeu uma garrafa de refrigerante.O QUE É METONÍMIA?
Qual a diferença entre metonímia?
Metonímia x MetáforaEla é um recurso no qual acontece o emprego de uma palavra com um sentido diferente do usual, a partir de uma comparação subentendida. Já a metonímia, é a troca de palavras que têm uma certa relação de contiguidade (proximidade) de sentidos.
Qual a diferença entre sinédoque e metonímia?
Se na sinédoque se emprega o nome de uma coisa em lugar do nome de outra nela compreendida, na metonímia a palavra é empregada em lugar de outra que a sugere, ou seja, em vez de uma palavra emprega-se outra com a qual tenha qualquer relação por dependência de ideia: damasco = tecido de seda com flores ou espécie de ...Em que palavras do texto identificamos a presença da metonímia?
No texto fornecido, a metonímia pode ser identificada em "corações trocando rosas e socos", onde o termo "corações" refere-se às pessoas apaixonadas, usando a parte (coração) para representar o todo (as pessoas).Qual a importância da metonímia no texto?
Assim como outras figuras de linguagem, a metonímia é um recurso usado para expressar uma ideia utilizando o sentido figurado. Isso quer dizer que essas sentenças são maneiras de falar algo sem utilizar uma palavra com o sentido exato, mas fazendo uma associação com outro termo para passar a mensagem.Como identificar uma antítese?
Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio .Como identificar uma hipérbole?
A hipérbole é uma figura de linguagem, sendo mais especificamente uma figura de pensamento. É usada quando há exagero em alguma expressão para dar ênfase a alguma característica. O exagero da hipérbole é perceptível. Por isso, a hipérbole não usa o sentido literal das palavras, e sim o sentido figurado.O que é metonímia na música?
Figura de linguagem muito utilizada na literatura e em letras de música, a metonímia ocorre quando um termo substitui outro, havendo entre eles uma relação de sentido.Qual a diferença de catacrese para metonímia?
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, desde que haja algum tipo de associação entre elas. Catacrese é o emprego inapropriado de um termo devido à falta de conhecimento do seu sentido original.Como identificar um eufemismo?
Eufemismo é uma figura de linguagem, ou de pensamento, caracterizada por suavizar a informação de um enunciado. Portanto, é usado, principalmente, em contextos formais ou nas situações em que o enunciador pretende ser agradável, preocupado em não ofender interlocutores ou ouvintes.Como saber se a frase é metonímia?
No caso da metonímia, não ocorre comparação, mas sim uma substituição de um termo por outro relacionado: Comprei um Cézanne. Nesse exemplo, houve a substituição do autor pela obra. Assim, o enunciador quer dizer que comprou uma tela de Paul Cézanne (1839-1906), e não que comprou o pintor francês.Quando ocorre a metonímia?
A metonímia é uma figura de linguagem que consiste no emprego de uma palavra por outra, mantendo uma relação de proximidade com o referente da palavra substituída. No exemplo acima, a palavra “cabeças” representa o número de animais. Esse recurso que toma a parte pelo todo é conhecido como metonímia.Como vimos a metonímia?
Comentários: como vimos, a metonímia é uma figura de linguagem que se baseia na substituição de uma palavra ou expressão por outra que possui uma relação de proximidade ou associação, seja por contiguidade espacial, temporal, causal, de parte para o todo, entre outras.Quantos tipos de metonímia existem?
Tipos de metonímia
- Substituição da parte pelo todo. ...
- Substituição do autor pela obra. ...
- Substituição do continente pelo conteúdo. ...
- Substituição do singular pelo plural. ...
- Substituição do lugar pelo produto. ...
- Substituição do concreto pelo abstrato. ...
- Substituição da coisa pela sua representação. ...
- Substituição do possuidor pelo possuído.