Como identificar publicidade enganosa?

Promessas falsas, falta de informação ou exagero no conteúdo: essas são algumas características de uma publicidade enganosa. A publicidade é uma forma de comunicação que tem o objetivo de divulgar um produto ou serviço, mas quando ela apresenta informações falsas ou omissão de dados, pode causar danos ao consumidor.
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Como saber se a propaganda é enganosa?

Este tipo de propaganda ocorre quando informações cruciais são omitidas deliberadamente em um anúncio para induzir o consumidor a uma decisão equivocada. A omissão de fatos relevantes pode ser tão enganosa quanto a falsificação de informações.
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O que se configura propaganda enganosa?

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros ...
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Como é possível proceder para analisar a veracidade de uma propaganda?

A apuração é feita no local do acontecimento, em entrevistas ou conversas com pessoas envolvidas no assunto e também apanhada de fontes secundárias. Ela pode ser realizada de diversas formas, mas em todas, a informação passada à leitora e ao leitor deve ser fiel, imparcial e objetiva.
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Como saber se a propaganda é verdadeira?

Veja abaixo como identificar fake news:

Nunca leia só o título e confira se o fato já foi publicado em outros veículos. Textos jornalísticos são revisados antes de serem publicados. Se o texto contém erros, desconfie. Cheque a informação em outros veículos mais reconhecidos.
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PUBLICIDADE ENGANOSA | DIREITO DO CONSUMIDOR | AULA 34

Como verificar a veracidade das informações?

Como verificar se uma informação é falsa ou verdadeira na internet
  1. Procure pela fonte e autoria da notícia. Caso você esteja desconfiando de uma informação que recebeu, a primeira coisa a se fazer é: procurar pela fonte e autoria daquela notícia. ...
  2. Sempre verifique a veracidade dos fatos. ...
  3. Também desconfie de imagens.
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O que fazer diante de propaganda enganosa?

Como denunciar uma propaganda enganosa

O CDC, no artigo 35, confere ao consumidor lesado o direito de escolher entre diversas alternativas, incluindo fazer cumprir exatamente a promessa anunciada, receber um produto ou serviço equivalente ou rescindir o contrato e receber o valor pago com correção monetária.
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Qual a diferença entre publicidade e propaganda enganosa?

Inicialmente, é preciso entender a publicidade, que nada mais é do que um modelo de comunicação realizado com a finalidade de divulgar um produto ou serviço. Dizemos que ela é enganosa quando ela envolve informações falsas ou omissões de dados fundamentais, que induzem o consumidor a erro.
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Qual a diferença entre publicidade enganosa e abusiva?

Rafael afirmou que "o CDC no Capítulo V na Seção III diz que a propaganda enganosa é aquela que informa condições erradas ou omite certos detalhes do produto, já a propaganda abusiva é aquela que fere e atinge determinadas classes, meche com o imaginário e desmoraliza certos setores".
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Quem fiscaliza propaganda enganosa?

CONAR-Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Veja aqui os vídeos e as campanhas institucionais do CONAR. Veja aqui imagens da autorregulamentação publicitária no mundo, e peças publicitárias do CONAR. Você já fez uma reclamação sobre propaganda ao CONAR?
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Qual o exemplo de publicidade abusiva?

É abusiva, entre outras, a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou ...
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O que diz o artigo 35 do Código Defesa consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art. 35.
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Quanto é a indenização por propaganda enganosa?

O crime de propaganda enganosa está previsto no art. 67 do Código de Defesa do Consumidor e a quem o comete pode ser aplicada uma pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além do pagamento de multa, sendo garantida à vítima a devolução do dinheiro ou troca do dinheiro.
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Como não cair em propagandas enganosas?

O que os consumidores podem fazer para evitar cair nessa propaganda enganosa? Veja dicas
  1. Conheça as certificações. ...
  2. Tenha cuidado com frases vagas. ...
  3. Preste atenção em distorções. ...
  4. Desconsidere as referências irrelevantes. ...
  5. Responsabilidade na cadeia de suprimentos.
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Como verificar se os fatos são verdadeiros?

Como descobrir se uma informação é verdadeira ou falsa?
  1. 1 - Veja se essa notícia foi veiculada por mais de um meio de comunicação.
  2. 2 - Desconfie de sites pouco conhecidos.
  3. 3 - Fique atento com títulos e textos sensacionalistas.
  4. 4 - Veja a data da publicação.
  5. 5 - Cuidado com fotos e vídeos.
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Como é possível saber se uma informação é verdadeira ou falsa nas mídias sociais?

Faça uma busca nas redes sociais para checar se tem mais alguém falando sobre o assunto; Pesquise o assunto ou dados relacionados em fontes confiáveis, meios de comunicação conhecidos ou veículos oficiais; Recorra às agências de checagem.
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O que você faria para descobrir se as informações são verdadeiras ou falsas?

“É sempre importante buscar fontes confiáveis quando receber alguma informação. A minha dica é começar de forma muito simples: jogue no Google. Na maior parte das vezes, você vai encontrar a informação com uma busca rápida.
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O que diz o artigo 42 do Código do Consumidor?

42. [...] Parágrafo único - O consumidor cobrado em quan- tia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.
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O que diz o artigo 40 do Código do Consumidor?

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.
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Quais são os 4 princípios do Código de Defesa do Consumidor?

Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos erigiu a proteção e defesa do consumidor como Política Nacional de Estado, fixando quatro princípios básicos que foram reconhecidos pelo ordenamento jurídico pátrio, são eles: direito de ser informado, de ser ouvido, de escolha, e à segurança.
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Quais práticas são consideradas abusivas pelo Código de Defesa do Consumidor?

Outras práticas vedadas pelo CDC: enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto ou fornecer qualquer serviço; prevalecer-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social, para impingir-lhe seus produtos ou serviços; exigir do ...
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Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?

A Publicidade utiliza os canais de entretenimento para tornar público um produto ou serviço, com o objetivo de vendê-lo. Já a Propaganda tem o objetivo de informar, alertar e fazer refletir, sem ter, necessariamente, fins lucrativos.
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Quando a publicidade é um dever do consumidor?

Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
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É crime enganar o consumidor?

Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa. § 1º Incorrerá nas mesmas penas quem patrocinar a oferta.
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O que é publicidade dissimulada?

Esta se configura quando o anunciante se utiliza do depoimento (testemunho) de uma pessoa famosa, com alguma especialidade, perita, atestado ou endosso de uma determinada entidade empresarial ou, simplesmente, do depoimento de uma pessoa comum, no intuito de promover uma maior credibilidade ao conteúdo da mensagem ...
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