O narrador onisciente é aquele cujo foco narrativo é centrado na 3ª pessoa discursiva. Espécie de “deus” que tudo sabe e tudo vê, esse tipo de narrador sabe o passado, o presente e o futuro de cada personagem na narrativa, bem como seus pensamentos e estados emocionais.
narrador onisciente neutro: conhece intimamente todas as personagens e expõe fatos com distanciamento. narrador onisciente intruso: conhece as emoções e pensamentos das personagens e expõe sua opinião a respeito.
Os tipos de narrador são o narrador personagem (em primeira pessoa), que participa da história; o narrador observador (em terceira pessoa), que apenas narra o que vê; e o narrador onisciente (também em terceira pessoa), que tem total conhecimento de personagens e fatos.
Pode ser em primeira pessoa ou em terceira pessoa. O foco narrativo em primeira pessoa ocorre quando o narrador participa da história, sendo um dos personagens dela. O foco narrativo em terceira pessoa ocorre quando o narrador não participa da história, sendo uma voz externa.
O foco narrativo é o ponto de vista do narrador. Foco narrativo é como chamamos o ponto de vista do narrador de uma história. Ele pode ser de primeira pessoa, quando o narrador é um personagem e, portanto, participa da ação. Mas também pode ser de terceira pessoa, quando o narrador não participa da ação.
Como saber se o narrador é personagem ou observador?
Cada tipo de narrador tem um ponto de vista diferente da história. Existem três tipos de narrador e cada um deles apresenta um foco narrativo diferente. O narrador-personagem participa da história narrada. O narrador observador narra de fora da história, como simples observador dos fatos.
Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.
Qual alternativa apresenta um exemplo de narrador onisciente?
Qual alternativa apresenta um exemplo de narrador-onisciente? Dirceu dormiu com a televisão ligada. Isso é bastante rotineiro. Ele chega cansado do trabalho, toma um banho, janta e vê televisão por alguns minutos.
O narrador é uma entidade fictícia a quem cabe o papel de contar a ação. É o sujeito de enunciação que apresenta a diegese, contando-a sob o seu ponto de vista. Não se identifica com o autor, embora a sua voz se possa misturar com a dele.
A onisciência seletiva múltipla consiste na perda do “alguém” que narra, em que o que se tem é a história “diretamente através da mente das personagens, das impressões que fatos e pessoas deixam nelas” (LEITE,1997, p. 47).
Como diferenciar narrador observador e narrador onisciente?
É um narrador em terceira pessoa e que tem total conhecimento sobre os fatos e personagens. Diferente do narrador observador, ele conhece o passado, o presente e o futuro dos personagens, bem como seus pensamentos e sentimentos.
Qual dos trechos a seguir comprova que o narrador é onisciente?
Letra(a): “Mas logo se lembrou de que o Sr. Trovões ficaria todo vermelho.” Explicação: O trecho que relata qual foi a lembrança do protagonista mostra que o narrador da obra é onisciente, por ser capaz de narrar o que se passa no interior das personagens.
Pode aparecer de uma dessa três formas: narrador observador, narrador personagem e narrador onisciente. O narrador observador fala em terceira pessoa e mantém uma narrativa imparcial e objetiva. Apesar de conhecer os fatos, ele não participa da história e nem se envolve com ela.
O narrador observador, assim como o narrador personagem, é centrado no foco narrativo em 1ª pessoa do discurso. Distingui-se do narrador personagem, pois o narrador observador participa da história não como um personagem protagonista, mas como um coadjuvante que vê o que narra, mas sem ser o centro do enredo.
E o narrador na terceira pessoa se refere às personagens como "ele, ela, eles, elas", e ele nunca vai ser um personagem da história, mas a gente pode colocar ele em duas categorias, observador ou onisciente, ou seja, que só observa a história, ou que sabe tudo, inclusive os pensamentos do personagem.