Durante a avaliação clínica, o paciente pode encontra-se com as mãos no pescoço tossindo, agitado, com dificuldade de respirar e cianose, sinais sugestivos de sufocamento. Algumas vezes, o paciente pode apresentar-se com sons respiratórios agudos (sibilo ou estridor) ou ausência de som.
Início súbito de grave dificuldade respiratória, na ausência de febre ou sintomas respiratórios, sugere OVACE. Leve: vítima ainda consegue tossir e emitir alguns sons. Grave: vítima não consegue tossir ou emitir qualquer som. Perguntar: “Você está engasgado?”
Classificação da obstrução. Obstrução leve: capacidade de responder, tossir e respirar preservadas; Obstrução severa: vítima consciente ou inconsciente, não consegue respirar ou apresenta ruídos à respiração e/ou tosse silenciosa.
Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE)
Consiste na obstrução de vias aéreas causada por aspiração de corpo estranho, geralmente localizado na laringe ou traqueia. No entanto, pedaços grandes de comida também podem representar risco de asfixia para as crianças por serem difíceis de mastigar.
Realizar uma inclinação de maneira que a cabeça fique em nível inferior aos membros. Realizar 5 golpes com a região hipotênar entre as escápulas, virar o bebê e realizar 5 compressões torácicas na região intermamilar.
O engasgo fortuito pode acontecer a qualquer pessoa e geralmente é um incômodo que só dura alguns segundos ou uns poucos minutos. O engasgo constante, no entanto, pode ser um sintoma de condições gastrointestinais, pneumológicas ou neurológicas graves.
Primeiro, é importante saber o que não deve ser feito: colocar a mão dentro da boca da pessoa que está engasgando. “Esse gesto pode acabar empurrando o objeto ou alimento ainda mais em direção ao pulmão”, alerta a otorrinolaringologista Eliézia Helena de Lima Alvarenga, da ABORL-CCF.
Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
A obstrução em via respiratória é o bloqueio da laringe de uma pessoa por um corpo estranho, podendo ser também por vômito, sangue ou outros líquidos. No bebê: principalmente líquidos; Na criança: objetos sólidos (alimentos, pequenos objetos, peças de brinquedos, etc.).
Após identificar que a pessoa engasgou, o primeiro passo é permanecer com a pessoa e estimulá-la pedindo para tossir com força. Se sua respiração estiver piorando, deve-se pedir a alguém que chame por ajuda médica e iniciar a manobra de Heimlich.
Como avaliar a responsividade consciência da criança?
Avaliar responsividade: Para checar a responsividade em lactentes, pode-se bater na região plantar de um dos pés por três vezes. Em crianças acima de 1 ano, chamar e tocar nos ombros.
Diante de uma obstrução GRAVE, a vítima tem obstrução TOTAL da via aérea, não conseguindo se comunicar, tossir, pode apresentar cianose de lábios e extremidades e colocar suas mãos em volta do pescoço (sinal universal da asfixia).
Caso a vítima esteja inconsciente e com suspeita de trauma, o socorrista deverá usar a técnica do VOS — Ver, Ouvir e Sentir. A princípio, ele deverá aproximar seus ouvidos bem próximos à boca da vítima, direcionando o seu olhar para o tórax da mesma e observando se há movimentos respiratórios.
A disfagia e o engasgo têm sintomas muito parecidos, como a tosse. Entretanto, alguns sinais precisam ser observados para distinguir um processo do outro. Primeiramente, quando a dificuldade de ingestão de alimentos provocada pela disfagia se estabelece, é muito comum que a perda de peso também aconteça.
Geralmente alguns sinais dão indicativo que a criança esteja engasgada, tais como tosse, agitação, dificuldade de respirar, a cor roxa ao redor dos lábios e as mãos no pescoço, como se estivesse sufocada são sugestivos do bloqueio das vias aéreas.
O engasgo é uma manifestação do corpo que objetiva desobstruir a laringe. Tosse, dificuldade para respirar e para falar e respiração ruidosa são alguns sinais de engasgo. O engasgo é uma situação perigosa que pode levar um indivíduo à morte caso não seja socorrido adequadamente. Ouça o texto abaixo!
Durante a avaliação clínica, o paciente pode encontra-se com as mãos no pescoço tossindo, agitado, com dificuldade de respirar e cianose, sinais sugestivos de sufocamento. Algumas vezes, o paciente pode apresentar-se com sons respiratórios agudos (sibilo ou estridor) ou ausência de som.
Definição. Entende-se como obstrução de via aérea por corpo estranho (OVACE) toda situação grave, súbita e potencialmente fatal que impeça, parcial ou totalmente, o trânsito de oxigênio ambiente até os alvéolos.
Diante de um paciente com OVACE, torna-se muito importante o rápido reconhecimento diagnóstico, uma vez que em todos os casos, o atendimento deve ser preciso, ágil e com calma a fim de recuperar a permeabilidade aérea o mais breve possível.
A Manobra de Chin-Lift, realizada para o controle de vias aéreas, consiste em posicionar os dedos de uma das mãos do examinador sob o mento, que é suavemente tracionado para cima e para frente, enquanto o polegar da mesma mão deprime o lábio inferior, para abrir a boca; a outra mão do examinador é posicionada na região ...
Nas manobras básicas, a manobra de Heimlich consiste na compressão infradiafragmática em “L”. A manobra de Jaw Thrust é caracterizada pela protrusão da mandíbula, enquanto que Chin Lift realiza-se a hiperextensão cervical e elevação mentual.
O Dr. Henry Heimlich, nascido em 20 de fevereiro de 1920 em Delaware, EUA, é cirurgião de tórax aposentado, conhecido por inventar a técnica de gerenciamento de emergência de engasgamento - a "Manobra de Heimlich" (também conhecido como "impulso abdominal").