A clareza de uma safira branca é graduada com base na presença ou ausência de inclusões, sendo que as safiras brancas mais claras e valiosas têm menos inclusões. O peso de corte e quilate de uma safira branca também são levados em consideração na determinação de seu valor.
Para ver a diferença entre a safira branca e o diamante, pode verificar a tonalidade da luz. Geralmente, um diamante reflete a luz muito forte e isso cria um brilho de tirar o fôlego e a safira branca tem brilho, mas não tão forte.
Para determinar se uma safira é real, existem aspectos que podem ajudar a identificar a autenticidade da gema. Primeiramente, a cor e a claridade podem ser indicadores relevantes. Safiras verdadeiras apresentam uma coloração rica e muitas vezes apresentam certa transparência, ou seja, permitem a passagem de luz.
As safiras são um tipo de Coríndon, que são conhecidas por sua cor rica e beleza única. São formadas pela presença de várias impurezas que lhes conferem sua cor característica, as safiras azuis são as mais comuns, mas vêm em outras cores como o rosa, amarelo, verde e roxo.
As explorações de coríndon (rubi e safira) ainda são reduzidas no país e estão localizadas principalmente nos estados de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina e Minas Gerais.
Avaliar uma safira de qualidade significa observar sua cor, clareza, corte e tamanho. Os melhores têm uma cor azul intensa e profunda e são muito límpidos. Além disso, devem ter um corte que os faça brilhar muito e ter um tamanho grande.
” Uma forma bastante simples para identificar é só pingar uma gota de água em cima do vidro, se ficar uma bolinha redonda uniforme é de SAFIRA, agora se espalhar é de cristal mineral, pode fazer o teste que funciona!
A safira é uma das pedras coloridas mais valorizadas e desejadas do mundo, sendo encontrada na cor azul, verde, laranja, amarela, rosa, lilás, negra, incolor ou branca. É variedade do mineral corindon, um óxido de alumínio (Al2O3) e tem dureza na escala Mohs de 9,0.
As safiras sintéticas, como outras gemas, não são artificiais. Essa confusão pode ser provocada por inexperiência ou traduções errôneas. As gemas artificiais não tem nenhum tipo de traço ou origem da gema natural, ou seja, ela não existe na natureza.
O topázio azul e as safiras são pedras preciosas e preciosas que são apreciadas pela sua cor azul. O topázio azul é geralmente menos caro do que as safiras, mas é também menos raro.
A Safira tem dureza nível 9, ou seja, a suscetibilidade de ser riscada é extremamente pequena, sendo possível a superfície obter riscos provenientes de pedras de diamante, que oferece dureza de nível 10.
As safiras brancas são uma variedade do mineral Corundum, assim como as safiras azuis tradicionais. Elas são conhecidas por sua aparência incolor ou branca, que é causada pela falta das impurezas que dão suas cores a outras safiras. Eles são classificados com base em sua clareza, corte e tamanho.
Ela é famosa por atrair dádivas de todos os tipos, para qualquer que seja a área da vida que você esteja precisando. A Safira também atua purificando a Aura, estimulando a concentração e fortalecendo nosso espiritual.
Os gemologistas, profissionais especializados no estudo das pedras preciosas, afirmaram que a safira do Sri Lanka é uma das "gemas mais raras do mundo", segundo informações da CNN Internacional.
Uma dica interessante para identificar pedras falsas é observar sua temperatura. Os cristais e pedras naturais têm, naturalmente, uma temperatura fria ao tocar a pele. Já as falsificações feitas com resina apresentam temperatura ambiente, peso mais leve e valor inferior em relação ao original.
A ampla paleta de cores da safira vai do azul profundo ao rosa intenso, passando também pelo amarelo, laranja e verde. As safiras azuis sempre foram as mais apreciadas por seu tom rico e suntuoso: ultramarino, azul royal, azul celeste, com nuances variando de acordo com a origem da pedra.
O estado do Rio Grande do Sul é conhecido especialmente por sua grande abundância em pedras de quartzo, sendo a mais comum a ametista, o quartzo violeta. Os quartzos possuem uma grande gama de cores, e são consideradas as pedras preciosas mais acessíveis do Brasil.
É uma pedra com um “quê” oriental cuja coloração mais famosa é o azul do oceano profundo: a Safira! Abaixo você vê uma peça incrível aqui do Joias VIP, um par de brincos com Safiras e Diamantes cravejados em ouro branco 18 quilates.
Primeiro, a cor de uma safira amarela pode variar de um amarelo pálido a um amarelo dourado rico, a cor mais desejável é um amarelo rico, uniforme e saturado. Segundo, a clareza também é um fator importante, procure safiras amarelas que estejam livres de inclusões e rachaduras.