O QUE DEVE SER VERIFICADO NA INSPEÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
- Verificação da integridade do lacre;
- Quadro de instruções;
- Componentes externos;
- Pesagem da carga dos extintores de CO²;
- Possíveis obstruções;
- Sinalização e posicionamento.
Como inspecionar extintores?
Verifique o manômetro para certificar-se de que o indicador está na faixa de operação. Certifique-se da presença do lacre e se está intacto; Verifique data da última inspeção; Vire o cilindro de PQS com o gatilho para cima e para baixo e certifique-se que o agente extintor se movimenta no interior do casco.Como verificar o extintor de incêndio?
Como verificar a validade do extintor: na etiqueta há 8 colunas de círculos, nas quais as 6 primeiras correspondem às iniciais de todos os meses do ano, por exemplo (J – Janeiro; F – Fevereiro; M – Março; A – Abril e assim por diante). Já as 2 últimas colunas constam os anos, tal como (2019, 2020, 2021 e 2022).Como analisar um extintor?
Veja quais itens devem ser verificados:
- O indicador de pressão deve estar na faixa verde.
- O lacre ou trava deve estar íntegro.
- A aparência geral deve estar em boas condições (sem ferrugens ou amassado).
Quais são os 3 níveis de inspeção dos extintores?
A manutenção de nível 1 deve ser realizada a cada 6 meses e tem caráter de inspeção apenas. Já a de nível 2 deve ser realizada a cada 12 meses e envolve a desmontagem e o reparo do extintor. A manutenção de nível 3 deve ser realizada a cada 5 anos e inclui a troca do cilindro do extintor.Inspeção de Extintores - Como fazer a inspeção dos extintores - Manutenção do Extintor
Como fazer um check list de extintores?
Certifique-se de que o lacre do extintor está intacto e que o selo do INMETRO é visível. Confira o indicador de pressão para garantir que o extintor esteja dentro da faixa verde. Verifique a data da última recarga e a validade do extintor. Caso esteja próxima do vencimento, providencie a recarga imediata.Quem deve fazer a inspeção de extintores?
A verificação mensal a ser feita pelo proprietário ou responsável do extintor de incêndio com a finalidade de constatar se este permanece em condições de operação no tocante aos seus aspectos externos e instalação adequada. Esta verificação deve ocorrer em intervalos mais frequentes quando as circunstâncias exigirem.Como vistoriar um extintor?
O QUE DEVE SER VERIFICADO NA INSPEÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
- Verificação da integridade do lacre;
- Quadro de instruções;
- Componentes externos;
- Pesagem da carga dos extintores de CO²;
- Possíveis obstruções;
- Sinalização e posicionamento.
Como saber se o extintor está regular?
Normalmente o selo do INMETRO vem com as partes dos meses e dos anos destacáveis, como disse acima. Por tanto, para verificar a validade procure observar os meses que vem antes e/ou depois do espaço que foi destacado.O que deve conter no relatório de inspeção periódica de extintores?
Sobre o relatório de inspeção, é necessário, pelo menos, conter as seguintes informações:
- Data da inspeção e identificação do responsável pela execução;
- Identificação do extintor;
- Localização do extintor;
- E por fim, o nível de manutenção executado, discriminado claramente e de forma objetiva.
O que a NR 23 fala sobre extintores?
23.17.1 Os extintores deverão ser colocados em locais: a) de fácil visualização; b) de fácil acesso; c) onde haja menos probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso. 23.17.2 Os locais destinados aos extintores devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas.Pode testar extintor?
O teste hidrostático de extintores de incêndio só pode ser realizado por empresas profissionais cadastradas no INMETRO, como a Brasinil, que estão no mercado há mais de 10 anos e atendem desde pequenos edifícios e empresas até grandes empresas com respeito, confiança e segurança.Quantos anos vale um extintor?
A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (como visor, manômetro e mangueira). Com relação aos extintores para carro, a validade é de cinco anos — nesse caso, não há a necessidade da recarga após seu vencimento, pois os mesmos são descartáveis.Como verificar se o extintor está em boas condições?
Como verificar se o extintor está em boas condições? Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.Quem verifica os extintores?
Inspeção Técnica e Manutenção em Extintores de Incêndio — INMETRO.Qual a periodicidade de realização das inspeções nos extintores?
A frequência da manutenção de segundo nível dos extintores de incêndio (com carga de água, CO2, pó para extinção de incêndio BC ou ABC, espuma mecânica e halogenado) é sempre anual, mas, excepcionalmente para o extintor com carga de CO2, esse prazo pode ser postergado, conforme descrito no parágrafo anterior.Como saber se o extintor precisa ser trocado?
Por meio da marcação feita no selo, portanto, é possível verificar se o equipamento está dentro do prazo de validade ou se precisa ser substituído. Assim, dá para saber quando trocar o extintor de incêndio sem grandes dificuldades.Como verificar se o extintor está vencido?
Na verdade, é bem simples, mas existem duas datas a serem conferidas. A validade da carga, que fica afixada no cilindro, quando o extintor é novo, ou conferir uma etiqueta de garantia, caso o extintor tenha sido recarregado.Quais são os 4 tipos de extintores?
Quais são os tipos de extintores?
- Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha.
- Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis.
- Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos.
- Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.
O que inspecionar no extintor?
O que se deve verificar numa inspeção de extintores?
- Integridade do lacre. ...
- Quadro de instruções. ...
- Componentes externos. ...
- Passagem de carga dos extintores CO² ...
- Local de instalação e existência de obstruções. ...
- Sinalização e posicionamento. ...
- Prazos de próximas intervenções. ...
- Manutenção de nível 1.
Como fazer um checklist de extintores?
Checklist de Manutenção de Extintores: Garantindo a Eficiência e Conformidade
- Inspeção Visual: Verifique se o extintor está visivelmente danificado ou corroído. ...
- Etiqueta de Inspeção: ...
- Localização e Acessibilidade: ...
- Limpeza e Manutenção Geral: ...
- Teste Funcional: ...
- Recarga e Manutenção Profissional:
Como avaliar um extintor?
“Ao adquirir o extintor é fundamental conferir a presença do selo da conformidade do Inmetro, que deve conter a perfuração do mês e ano da realização do serviço de inspeção técnica, e manutenção de extintores de incêndio, bem como a etiqueta de garantia”, esclareceu.Como fiscalizar extintor de incêndio?
As autoridades de trânsito deverão fiscalizar os extintores de incêndio, como equipamento obrigatório, verificando os seguintes itens: I. o indicador de pressão não pode estar na faixa vermelha; II. integridade do lacre; III. presença da marca de conformidade do INMETRO; IV.Como fazer um relatório de extintores?
De acordo com a NBR 12962, em seu item 4.1.3 o relatório de manutenção de extintores deve conter como informações mínimas:
- Data da manutenção;
- Identificação do responsável pela sua realização;
- Identificação do extintor inspecionado;
- Localização do extintor;
- Nível de manutenção executado.