A agência descobriu que a exposição permanente ao poliestireno - que libera gases tóxicos - causa dores de cabeça, perda auditiva e problemas neurológicos.
No entanto, há agora um novo questionamento: o EPS Isopor® é prejudicial à saúde? Em conversa com a técnica da Knauf Isopor®, Flávia Ceron, descobrimos que o EPS Isopor® é um material atóxico e que não apresenta reação alguma ao corpo humano.
O poliestireno libera substâncias tóxicas quando entra em contato com o calor do micro-ondas transferidas para a comida e podem comprometer a sua saúde. Além disso, há risco de derreter o material, estragar os alimentos e até danificar o eletrodoméstico.
Uma das principais características do isopor é o isolamento térmico. Seja para garantir que a cervejinha fique gelada, preservar medicamentos do calor excessivo, conservar a marmita quente ou qualquer outra de suas inúmeras funções, o isopor é utilizado.
Economia e Qualidade: Reboco Econômico com Placas de Isopor
Qual a desvantagem do isopor?
Desvantagem do isopor
A única desvantagem que o isopor apresenta pode ser uma vantagem, dependendo do descarte que for dado às embalagens. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo que o isopor é 100% reciclável, ele também é um dos piores poluidores do planeta, se deixado para decompor na natureza.
O isopor é um material leve, versátil e que não prolifera bactérias ou fungos. No quesito de conservação, as embalagens para alimentos em isopor garantem um controle de temperatura muito maior, sendo um ótimo isolante térmico, ou seja, mantém sua comida fresca por mais tempo.
Embora não seja a maneira mais indicada, além de esquentar o alimento de maneira segura, esse método oferece segurança. Esquente um pouco de água, coloque a marmita de isopor em uma forma pequena de alumínio e vá adicionando água quente aos poucos. Mas tome cuidado, pois é fundamental que a água não esteja fervendo.
O forno, assim como o micro-ondas, trabalha com altas temperaturas, por isso materiais como isopor e plástico derreterão, e não podem ser utilizados. Muito provavelmente as embalagens próprias para micro-ondas e que aguentam o calor não aguentarão a potência no forno, então o ideal é evitar este material.
Porém, ele não se decompõe, ou seja, não é biodegradável. O material vai apenas se degradando lentamente em partículas cada vez menores, por isso, na dúvida se o isopor é reciclável ou orgânico, ou na falta de educação ambiental, o descarte incorreto desse resíduo pode impactar no meio ambiente.
Em razão do baixo coeficiente de condutibilidade térmica do EPS, as caixas de EPS Isopor® são consideradas o isolante térmico mais apropriado para as altas temperaturas, permitindo que seus produtos estejam sempre com refrescantes e agradáveis.
A Bioespuma pode substituir o isopor, que não é biodegradável e constitui um sério problema ambiental quando descartado nos lixões. Além disso, produz gases tóxicos ao ser incinerado. A reciclagem do isopor é possível, mas a baixa densidade do material constitui um empecilho para o seu reaproveitamento.
Os copos térmicos de Isopor são perfeitos para bebidas quentes como o café e o cappuccino. Possuem alta qualidade e resistência, mantendo a temperatura das bebidas. ☕ ⠀ ➡ E para facilitar esses copos não precisam ser lavados, pois eles são totalmente descartáveis, sendo assim podendo ser descartados sem problema algum.
Faz mal? Não, mas também não é recomendado comer", ressaltou ela. Especialistas reforçam que o material não deve ser ingerido por pessoas, já que não é produzido para fins alimentícios.
O que não pode ir na air fryer? Embalagens de plástico, madeira, isopor e papel, que não sejam próprias para altas temperaturas, não podem ir na air fryer.
Nada de isopor no micro-ondas, além do risco de derreter dentro de seu aparelho, ele ainda libera materiais que podem ser tóxicos e que podem contaminar o seu alimento.
A RDC 285/2019 incorpora ao Ordenamento Jurídico Nacional a Resolução nº 28/2018/Mercosul, que proíbe o uso de aditivos com alumínio para todas as categorias de alimentos harmonizadas no Mercado Comum do Sul, do qual o Brasil é membro fundador junto com a Argentina, Paraguai e Uruguai.
O forro de isopor para cozinha industrial oferece excelente isolamento térmico, reduzindo a perda de calor ou frio. Isso resulta em maior eficiência energética e economia nos custos operacionais.
Caso seja possível, leve uma caixa térmica ou de isopor para fazer o transporte de alimentos congelados. Eles devem ser os últimos itens da lista a serem pegos, para que fiquem o mínimo de tempo possível fora da refrigeração.
Marmitex de isopor da Copobras, ótima para armazenar e transportar alimentos. Possui um excelente fechamento impossibilitando que o alimento seja contaminado, além do material ser resistente e não quebrar durante o trajeto. Utilizada em lanchonetes, restaurantes, fast food, deliverys, dentre outros lugares.
O isopor não contem qualquer produto tóxico ou perigoso para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs). O gás contido nas células é o ar. Por se tratar de um plástico e de ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e provoca pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos.
Se foi ingestão acidental de objetos pequenos normalmente é o tempo de evacuação habitual seu. Se for objeto grande com risco de obstução ou perfuração é melhor procurar o pronto socorro.