O Espírito Santo é chamado de Espírito de JESUS Cristo (Fp 1:19); de o Espírito do Filho (Gl 4:6); e em 2 Co 3:17 fala-se do Espírito do Senhor. Em suma, o Espírito que habita em JESUS Cristo não é outro, senão o Espírito Santo. Há um só Espírito (Ef 4:4), o Espírito de JESUS Cristo que é o Espírito Santo.
Ele vem em nome de Jesus: “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (v. 26). O Espírito Santo deve ser para nós o que o próprio Jesus foi para os discípulos quando estava em carne aqui na terra.
Mas, no Antigo Testamento (AT), a expressão hebraica Ruah ha-Kodesh, referindo-se unicamente ao Espírito Santo, somente é encontrada no Sl 51,13 e Is 63,10. Ruah significa “respiração”, “vento” ou “brisa” e ha-Kodesh significa “do Santo”, ou seja, “de Deus”.
Além do seu nome próprio, que é o mais empregado nos Actos dos Apóstolos e nas epístolas, encontramos em S. Paulo as designações: Espírito da promessa (Gl 3, 14; Ef 1, 13), Espírito de adopção (Rm 8, 15: Gl 4, 6), Espírito de Cristo (Rm 8, 9), Espírito do Senhor (2 Cor 3, 17). Espírito de Deus (Rm 8, 9.
Um ano depois, o donatário aportou nas terras capixabas e deu nome à capitania. Em 23 de maio de 1535, dia que marca a chegada dos portugueses, foi fundada a Vila Nova do Espírito Santo, posteriormente nomeada Vila Velha.
Espírito de Santidade (em hebraico: רוח הקודש; romaniz.: Ruaḥ HaQodesh) um calque de רוח (Ruaḥ, cujas traduções variam em: "sopro; vento; respiração; espírito") + קודש (Qodesh, "santidade") e reverenciado anteriormente, a restrição rabínica de uso de Nomes Santos, como: em hebraico: רוח יהוה - Ruah YHWH e também em ...
No Evangelho de João, Jesus nos apresenta o Paracleto (ou Paráclito), o Espírito, que é pessoal, íntimo e vivificante. O Paracleto descrito por Jesus deveria ser alguém a quem todos os cristãos deveriam ansiar conhecer. Na verdade, nós o conhecemos. Esse Espírito não é estranho para nós.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa Nova”… (Lc 4,18) Toda a obra da Santíssima Trindade na vida da Igreja tem sua fonte na força do Espírito Santo.
Por que o Espírito Santo é chamado de Espírito Santo?
Vasco Coutinho desembarcou na capitania em dia 23 de maio de 1535, desembarcando na atual Prainha de Vila Velha, onde fundou o primeiro povoamento. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo, em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
O Espírito Santo é “água viva” que jorra de Cristo crucificado como de sua fonte e que em nós jorra em Vida Eterna. A unção com o óleo é outro símbolo do Espírito Santo. Na iniciação cristã, ela é o sinal sacramental da confirmação. Cristo (“Messias” no hebraico) significa “Ungido” do Espírito de Deus.
Por que Jesus chamou o Espírito Santo de consolador?
O Espírito Santo é Pessoa, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Jesus prometeu que nos enviaria um Consolador, o Espírito Santo que permaneceria sempre conosco e nos faria compreender tudo o que Ele (Jesus) ensinou.
Pode-se dizer, como o fazem muitos teólogos, que o Espírito Santo é para Jesus aquilo que Jesus foi para o Pai. O Espírito Santo foi enviado por Jesus, tal como Jesus foi enviado pelo Pai; ele dá testemunho de Jesus, tal como Jesus deu testemunho do Pai; glorifica a Jesus, tal como Jesus glorifica ao Pai.
Neste pequeno artigo, vamos conhecer um pouco mais o Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, especialmente na Bíblia, onde o encontramos sempre em ação, em movimento. No Antigo Testamento, o termo mais comum para se referir ao Espírito Santo ou Espírito de Deus é Ruah.
O Espírito Santo é a terceira pessoa da Santíssima Trindade, saiba como ele aparece na Bíblia e qual seu papel na condução da Igreja. O Espírito Santo, pela sua graça, desempenha um papel fundamental no despertar da nossa fé e na experiência de uma vida nova que consiste em conhecer o Pai e o Filho, Jesus Cristo.
O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.
Em Atos, conforme a primeira leitura acima citada, Jesus antes de ser levado aos céus dissera aos apóstolos: “Recebereis o poder do Espírito Santo, que descerá sobre vós para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria e até os confins da terra”.
Falando aos apóstolos na última Ceia, Jesus disse que, depois da sua partida deste mundo, lhes enviaria o dom do Pai, ou seja, o Espírito Santo (cf. Jo 15,26). Essa promessa realiza-se poderosamente no dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desce sobre os discípulos congregados no Cenáculo.
Como o Espírito Santo era chamado no Antigo Testamento?
A palavra para Espírito no Antigo Testamento חוּר, e pode ser traduzida por “vento”, “espírito”, “alento”, “hálito”. O substantivo aparece 387 vezes no Antigo Testamento3, sendo de gênero feminino, “136 se referem ao 'Espírito', o qual é chamado de 'Espírito de Deus' (Gn 1.2) e, principalmente, 'Espírito do Senhor'”4.
Além do seu nome próprio, que é o mais empregado nos Actos dos Apóstolos e nas epístolas, encontramos em S. Paulo as designações: Espírito da promessa (Gl 3, 14; Ef 1, 13), Espírito de adopção (Rm 8, 15: Gl 4, 6), Espírito de Cristo (Rm 8, 9), Espírito do Senhor (2 Cor 3, 17).