O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como o Messias, o Salvador que Deus havia prometido enviar ao mundo. O Evangelho começa com a lista dos antepassados de Jesus, ligando-o assim à história do povo de Deus.
Nos evangelhos, Jesus é chamado de “Jesus de Nazaré”, “Jesus, o nazareno”, “Jesus, o filho do carpinteiro” ou “Jesus, o filho de José”. Por aí, o mais natural seria imaginar que Jesus nasceu em Nazaré… mas a Bíblia carimba que foi em Belém.
Lição 1: Jesus — O Termo de Chegada do Antigo Testamento
Isto se compreende bem, dado que o autor escrevia para judeus convertidos ao Cristianismo, querendo demonstrar-lhes, através de citações bíblicas, que Jesus é o Messias prometido pelos Profetas. Este traço se tornou essencial para a Cristologia de São Mateus.
Salvador. “Porque também para isso trabalhamos e somos injuriados, porquanto esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” (1 Timóteo 4:10).
- Bendito Mc 23:39; Mc 21:9; Lc 1:68; Lc 19:38; II Co 1:3. - Cordeiro I Co 5:7; Ap 5:12; Ap 6:1; Ap 6:12. - Cordeiro de Deus Jo 1:29; Jo 1:36. - Cordeiro Pascoal Jo 1:29; Jo 1:36.
Yeshua Hamashia significa Jesus o Cristo ( do grego Χριστός (Khristós) ) ou Messias ambas palavras que traduzem UNGIDO. Um termo em aramaico, que era a língua falada por Jesus que deu origem a diversos idiomas falados até hoje.
Mateus apresenta Jesus como o Messias, o Salvador que Deus tinha prometido enviar ao mundo. O Evangelho começa com a lista dos antepassados de Jesus, ligando-o assim à história do povo de Deus.
Mateus também retrata Jesus como um novo Moisés. Assim como Moisés entregou a lei a Israel do Monte Sinai, Jesus entrega Seus novos ensinamentos da montanha (Sermão da Montanha). Este paralelo sublinha Jesus como um legislador e afirma a continuidade de Seus ensinamentos com a tradição judaica.
No evangelho de Mateus, Jesus é filho de Deus, e se direciona ao povo Judeu. Evangelista Marcos apresentado aos Romanos, Jesus simbolizava o Boi, o servo. Lucas apresenta Jesus aos Gregos, como filho do Homem, rosto de homem. João apresenta Jesus para a Igreja, como o salvador, como águia.
Para eles era nome comum e vulgar; para Cristo foi peculiar e, segundo o profeta havia predito, próprio e singular, porque da maneira que de Cristo se disse, a ninguém lhe convém mais do que a Ele, pois não há em outro alguma saúde'.
Jesus foi chamado abundantemente de Rabi e Senhor, evidenciando que o povo o respeitava como mestre. É possível dizer que provavelmente a maioria das pessoas visse Jesus mais como mestre do que como Messias. Uma coisa é fato: as multidões reconheciam sua grande habilidade no ensino e na comunicação [1].
Ou seja, o nome de Jesus foi uma revelação divina à Virgem Maria e o significado indicaria toda a sua missão: “Deus salva”. A palavra “Jesus” é a forma latina do grego “Iesous”, que, por sua vez, é a transliteração do hebraico “Jeshua” ou “Joshua” ou “Jehoshua”, cujo significado é “Yahveh é salvação”.
Ele era publicano, ou coletor de impostos, antes de sua vida mudar para sempre quando atendeu ao convite de Jesus Cristo de segui-Lo. (Ver Mateus 9:9; Marcos 2:14; Lucas 5:27–28; Guia para Estudo das Escrituras “Mateus”). Após sua conversão, Mateus tornou-se um dos Doze Apóstolos do Salvador (ver Mateus 10:2–4).
Jesus ouviu a pergunta e respondeu: — Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: “Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais.” Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons.
Marcos nos apresenta Jesus como o "Servo Sofredor", como o servo em ação, aquele que veio não para ser servido, mas para servir a toda a humanidade, resgatando-nos do pecado. O evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, mostra-nos a sua humilhação até a morte e morte de cruz para nos conduzir novamente a Deus.
Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo, enquanto procura o significado teológico da história.
Ele queria uma nova vida que só Jesus poderia oferecer. Ele era tão especial para Jesus, que além de ter sido chamado para ser seu discípulo, posteriormente foi escolhido para ser apóstolo (Lucas 6:15).
Segundo Mateus, Jesus é o Messias que realiza todas as promessas feitas no Antigo Testamento. Essa realização ultrapassa as expectativas puramente terrenas e materiais dos contemporâneos de Jesus, que esperavam apenas um rei nacionalista para libertá-los da dominação romana.
Como Mateus apresenta Jesus e qual o seu Público-alvo?
Mateus escreveu aos judeus, como o objetivo de mostrar Jesus como rei, como o Messias, o Prometido. que veio salvar e libertar dos pecados . Marcos escreveu aos romanos, apresentando Jesus como o servo da humanidade. Seu livro então tem um enfoque em Jesus como servo.
O que Jesus nos pede na passagem do Evangelho de Mateus?
Saiba mais sobre nós. Jesus conclui o Sermão da Montanha — Ele ordena: Não julgueis; pedi a Deus; acautelai-vos dos falsos profetas — Ele promete salvação àqueles que fazem a vontade do Pai.
Jesus recebeu vários nomes, em diferentes línguas, nos registros de sua passagem pela Terra. Yehoshu'a, Emanuel, Messias, foram algumas das denominações atribuídas a Ele pelo mundo, segundo teólogos e historiadores.
A vinda de Jesus - Yeshua, como era chamado pelos Seus primeiros discípulos - foi anunciada não só pelos Patriarcas e Profetas, mas também é revelada nos vários tipos messiânicos e também nas analogias e alegorias do Velho Testamento.