Como juntar PPP no INSS?

Procure o sindicato da classe profissional à qual você pertencia. Produzir o registro de pedido do PPP para aposentadoria por meio de correspondência é um bom recurso para comprovar junto ao Sindicato da Classe e ao INSS que a empresa encerrou suas atividades.
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Como juntar PPP no meu INSS?

Para o contribuinte individual emitir o seu PPP, ele deverá contratar uma empresa da área de segurança do trabalho, que emitirá um laudo técnico com informações sobre as condições da atividade exercida e, a partir dele, preencher o seu Perfil Profissiográfico Previdenciário.
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Quando apresentar o PPP ao INSS?

O PPP deve ser emitido pela empresa no momento da rescisão do contrato de trabalho ou quando solicitado pelo trabalhador, com base nos laudos técnicos de avaliação dos ambientes laborais, como: Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT); Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
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Como fazer a conta do PPP para aposentadoria?

Assim, se uma mulher trabalhou por 20 anos em uma atividade de médio risco, basta multiplicar 20 x 1,5 para chegar ao resultado de 30 anos de tempo especial em comum. Se ela tiver mais do que esse tempo de contribuição total, tem direito à aposentadoria por tempo de contribuição.
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Como o INSS avalia o PPP?

Para analisar o PPP para a aposentadoria especial não há mistério. Você pode verificar todas as informações anotadas no Perfil Profissiográfico. Principalmente, as informações de lotação e atribuição, de profissiografia e de exposição a fatores de riscos no ambiente de trabalho.
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INSS Não Reconheceu o PPP. Como Proceder?

Quanto vale 5 anos de PPP?

Quanto tempo de PPP vale para aposentadoria? 1 ano de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) vale como 1 ano de tempo especial para a aposentadoria.
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Quando o PPP não é aceito pelo INSS?

O que fazer quando o PPP emitido pela empresa não é aceito no INSS? Neste caso, será necessário pedir para a empresa retificar o PPP.
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Como enviar o PPP para o INSS?

Pessoas que tiveram o PPP Eletrônico emitido a partir de 01/01/2023.
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “PPP”; Selecione a empresa e clique em “PDF”. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS.
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Quanto vale 4 anos de insalubridade?

Conversão de Tempo de Insalubridade

A regra geral para essa conversão é a seguinte: Para homens: cada ano de trabalho insalubre pode ser convertido em 1,4 anos de tempo comum. Para mulheres: cada ano de trabalho insalubre pode ser convertido em 1,2 anos de tempo comum.
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O que deve constar no PPP para aposentadoria especial?

Com o PPP – ou os PPP's em mãos – uma das primeiras coisas a serem avaliadas é conferir se seus dados pessoais estão corretos, tais como nome completo, número da carteira de trabalho, data de nascimento, data de admissão na empresa, dentre outros. Essa primeira parte é bem tranquila e não costuma gerar dor de cabeça.
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Onde fica o PPP no meu INSS?

Como baixar o PPP no Meu INSS? Então, após realizar login com CPF e senha no Meu INSS, deverá selecionar a opção serviços > certidões, declarações e extratos > PPP eletrônico – Perfil Profissiográfico Previdenciário: O PPP eletrônico destina-se o empregado, prestador de serviço cooperado e para o trabalhador avulso.
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Quem preenche o PPP?

A responsabilidade pela emissão do PPP é: Da empresa empregadora, no caso de empregado; Cooperativa de trabalho ou de produção, no caso de cooperados filiados; Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, no caso dos Trabalhadores Portuários Avulsos – TPA; e.
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Qual documento substitui o PPP?

Para isso, você pode, por exemplo, buscar a certidão de baixa na Receita Federal. Isso será essencial para o juiz ou INSS. Para isso, basta ter o CNPJ da empresa e usá-lo no site da Receita Federal. O PPP pode ser substituído pelo LTCAT, adicional de insalubridade e afins.
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Como averbar tempo de serviço público no meu INSS?

Solicitar Certidão de Tempo de Contribuição
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique no botão “Novo Pedido”; Digite “certidão de tempo de contribuição”; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;
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Qual o valor da multa do PPP?

Multas do LTCAT, PPP e eSocial em 2024 podem chegar a R$ 321 mil por funcionário.
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Como inserir tempo especial no INSS?

A pessoa interessada na aposentadoria especial deve entrar no aplicativo e solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição. Durante a análise, os profissionais da Previdência Social é que vão enquadrar a aposentadoria especial, a depender se haverá ou não atividade considerada redutora.
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Como incluir insalubridade no INSS?

Para pedir aposentadoria por insalubridade, o trabalhador precisa ter o documento Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que nada mais é do que uma comprovação detalhada dos agentes nocivos aos quais foi exposto, assim como sua intensidade e concentração.
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Quanto vale 1 ano de PPP?

Nessas hipóteses o valor do benefício será calculado com base em 60% do salário de benefício, com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que exceder 15 anos de contribuição, no caso da mulher, e 20 anos de contribuição, no caso do homem.
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Como converter insalubridade em tempo de serviço?

Na conversão de tempo especial para comum, a cada 10 anos trabalhados em condições insalubres, o tempo de aposentadoria pode ser reduzido em 4 anos para os homens e 2 anos para as mulheres. No entanto, não é necessário esperar completar grupos de 10 anos para realizar a conversão.
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É possível fazer PPP retroativo?

A elaboração de um PPP retroativo é um procedimento complexo, pois envolve a reconstituição das condições de trabalho de uma empresa, muitas vezes em um passado distante. Pra fazer isso é necessário agrupar informações antigas pra elaboração do Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT).
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Como dar entrada na aposentadoria com o PPP?

A documentação é anexada no aplicativo Meu INSS, no ato do requerimento. Devem ser apresentados os documentos pessoais (RG E CPF), comprovante de residência, carteiras de trabalho, carnês de contribuição e o PPP (Perfil Previdenciário Profissional). O PPP é o documento chave para ter direito à aposentadoria especial.
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Quem envia o PPP para o eSocial?

Quem envia o PPP para o eSocial? A responsabilidade de enviar o PPP pelo eSocial é da empresa. Ela é quem mantém um controle preciso das atividades dos trabalhadores, dos riscos expostos e das medidas de proteção adotadas. Realizar a manutenção do PPP também é tarefa do empregador.
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Quem analisa o PPP no INSS?

Os peritos médicos são responsáveis por analisar os documentos que confirmam o direito ao benefício especial. O principal deles é o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
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Quanto tempo demora para o INSS analisar o PPP?

Prazo legal

A Lei 8.213/91 determina que o INSS tem o prazo de 45 dias para analisar e decidir sobre o pedido de aposentadoria especial, a partir da data de entrada do requerimento.
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Quem fornece o PPP para aposentadoria?

O PPP é elaborado pela empresa, com base, principalmente, no Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT), expedido pelo médico do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho.
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