É recomendável transportar a insulina na bagagem de mão, pois o compartimento de bagagem despachada pode ser exposto a temperaturas extremas. Leve também uma carta do seu médico que explica a necessidade de insulina e outros suprimentos relacionados à diabetes, o que pode ser útil durante os controles de segurança.
Quando em uso, a mantenha em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) por até 30 dias, em um local fresco; Não a use se notar mudança na cor e presença de grânulos.
Em viagens, a insulina que está em uso não precisa de refrigeração. As insulinas que não estão sendo usadas devem ser carregadas em bolsas térmicas, com gelo reciclável. Dever ser evitado o contato direto do gelo reciclável congelado com as insulinas.
O uso de insulina durante o vôo é permitido. Agulhas e seringas podem ser transportadas como bagagem de mão, desde que o passageiro apresente o medicamento com etiquetas impressas profissionalmente identificando o produto e o nome do fabricante junto com a receita médica.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), em viagens de Avião, a Insulina deve ser transportada sempre com a bagagem de mãos. É importante ressaltar que mesmo em viagens longas de avião, a Insulina não deve ser congelada em hipótese alguma!
VIAGEM DE UM DIABÉTICO: COMO DEVO ARMAZENAR AS INSULINAS?
Pode embarcar com insulina no avião?
Sim, você pode levar injeção de insulina no avião. É recomendável transportar a insulina na bagagem de mão, pois o compartimento de bagagem despachada pode ser exposto a temperaturas extremas.
As bombas e os frascos de insulina devem estar com insulina, e qualquer embalagem ou dispensador de insulina deve estar claramente identificado. Certifique-se de levar a receita médica que comprove seu uso a bordo, caso seja requerida no aeroporto de origem, conexão ou destino.
Embale cuidadosamente as agulhas de injeção. As injeções podem ser ministradas por si ou por um acompanhante pessoal durante o voo. O nosso pessoal de bordo não é autorizado a ministrar injeções.
Consulte o seu médico para realizar exames e verifique se tem as vacinas em dia. ...
Solicite uma declaração por escrito do seu médico a referir que tem diabetes, incluindo uma lista dos medicamentos e dispositivos de que necessita para o seu tratamento.
Medicamentos podem ser levados na bagagem de mão, mas também é preciso levar a receita médica. Recomendamos que você peça a seu médico uma receita adicional e, se necessário, providencie também uma no idioma do país de destino.
O Agente de Viagens deverá informar a TAP que o passageiro transporta estes medicamentos, para que seja inserida na reserva uma informação para o check-in (ex: se o passageiro viaja com medicamentos injetáveis para diabetes). Seringas terão de ser entregues à tripulação no momento do embarque, sendo devolvidas à saída.
Quanto tempo a insulina pode ficar fora da geladeira?
Recomendações para o armazenamento de insulinas em uso. Manter sob refrigeração (2ºC e 8ºC) ou em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegido do calor excessivo e da luz. Manter em temperatura ambiente (até 30ºC) por até 30 dias¹ protegida do calor excessivo e da luz.
Você deve guardar as canetas de insulina na prateleira mais próxima da gaveta de legumes. Você não deve guardar na porta, pois é um local que sofre grande variação de temperatura. As canetas de insulina abertas e em utilização, podem ser mantidas em temperatura ambiente (máximo 30 graus) por até 28 dias.
O frasco-ampola, que armazena a insulina, pode ficar em uma temperatura de até 25ºC, fechado ou em uso, por até seis semanas. Se o tempo armazenado nessas condições for superior, além do frasco ser exposto a altas temperaturas ou a luz do sol direta, a insulina pode ser comprometida.
É preciso deixar a caneta insulina com gelo na geladeira?
Cuide da sua caneta com carinho, seguindo essas dicas que preparamos para você: ➡Se a caneta não está sendo utilizada, ela deve ser mantida na geladeira, mas ela não deve ser congelada e nem ficar muito próxima do congelador; ➡️ Após aberta, a validade da caneta é de 4 semanas.
Portanto, é fundamental levar sempre o glicosímetro, com tiras reagentes, lancetas e baterias extras. Certifique-se de sair de casa com todos os itens necessários na bagagem.
Quem tem diabetes tem direito a algum benefício do governo?
Sim. Quem tem diabetes pode ter direito a algum benefício do governo. No entanto, garantir esses direitos demanda o cumprimento de requisitos que atestem a condição de saúde. Dentro das opções oferecidas, destacam-se o auxílio-doença e a aposentadoria, ambos sujeitos a procedimentos específicos para solicitação.
Saca-rolhas, canetas, lápis e lapiseira inferiores a 15 cm, isqueiro com gás ou fluido inferior a 8 cm, fósforos (uma caixa com até 40 unidades por passageiro), bengalas, raquetes de tênis, guarda-chuvas e martelinhos usados em exames médicos.
Se você precisar de medicação durante o voo, certifique-se de embalá-la em sua bagagem de mão. Também pedimos que você traga uma receita médica, escrita em inglês, para medicamentos e quaisquer seringas. Desta forma, os funcionários da alfândega ou segurança poderão verificar a receita caso tenham alguma dúvida.
Então, se estiver levando na aeronave antibiótico ou medicação controlada, o passageiro deve ter receita em mãos comprovando que não se trata de um transporte ilegal”.
Portanto, nas viagens, o frasco deve ser colocado em bolsa térmica ou caixa de isopor, sem gelo comum nem gelo seco. Assim, evita o contato direto com temperatura negativa. O tipo e a quantidade de gelos, assim como o recipiente ideal, fazem toda a diferença na manutenção da temperatura.
Caso um passageiro esteja enfrentando uma doença grave ou infectocontagiosa e precise alterar seu voo, ele pode solicitar uma tentativa de cancelamento sem custos, a remarcação não é permitida. No entanto, é importante ressaltar que cada companhia aérea possui suas próprias regras quanto às tarifas das passagens.