Pano levemente úmido: Utilize um pano macio e levemente úmido para remover poeira e sujeira. Certifique-se de não deixar excesso de umidade na madeira. Sabão neutro: Misture algumas gotas de sabão neutro em água morna. Aplique a solução com um pano, limpe a superfície e seque imediatamente.
Para eliminar a sujeira, basta tirar o pó e, depois, passar um pano perfex limpo e umedecido levemente em água. Por fim, use lustra-móveis aplicado em uma flanela e seque bem! Lembre-se é muito importante que você não aplique direto no móvel, evite movimentos circulares e aplique sem interrupção!
Os impregnantes, também conhecidos com stain, trabalham de uma forma um pouco distinta. Ao contrário do verniz, ele penetra na madeira e deixa seus poros dela abertos, nutrindo as suas fibras, e permitindo que a madeira “respire”.
Em um frasco com borrifador, misture 1 xícara de vinagre de álcool e meio litro de água. Borrife abundantemente a solução na área mofada e deixe agir por cerca de 20 minutos. Esfregue com uma esponja umedecida e algumas gotas de detergente.
Combine o vinagre com o azeite para fazer um limpador e depois adicione o suco de limão e/ou até 30 gotas de óleo essencial; Limpe o seu piso de madeira com o método que preferir, seja com esfregão, rodo, ou pano; Após limpar toda a superfície do piso, volte ao início e passe um pano seco para evitar manchas.
Como limpar peças de madeira sem verniz, tirar crosta de madeira sujeira
O que pode passar em madeira para limpar?
A dica de limpeza é, praticamente, a mesma utilizada nos móveis de madeira maciça. Você pode usar um pano umedecido com água e detergente neutro ou sabão líquido neutro. Em seguida, passe um pano apenas embebido em água para remover o excesso de sabão. Finalizando, passe um pano seco para secar bem a peça.
Água morna: A água morna é eficaz para diluir sujeira e manchas leves sem danificar a madeira. Evite usar água muito quente, pois pode danificar o acabamento do móvel. Sabão neutro ou detergente suave: Adicione um pouco de sabão neutro ou detergente suave à água morna para criar uma solução de limpeza suave.
Uma mistura de limão e azeite também pode ser usada para dar brilho. Misture o suco de meio limão com uma colher de sopa de azeite e aplique a solução com um pano limpo. Em seguida, deixe secar por alguns minutos e lustre a superfície com um pano seco.
A limpeza da madeira deve ser feita no dia a dia, para eliminar a poeira e gordura que possa interferir no brilho, apenas isso. Não é preciso usar nenhum tipo de produto que crie camada e ele brilhe sobre o piso. Para limpar a madeira opte sempre por sabão neutro em água morna e um pouco de vinagre, se quiser.
Dê preferência para um pano macio e suave, pois assim não haverá tanta chance de as cerdas do material riscarem a madeira. Essa técnica também é boa para retirar respingos e resíduos leves que estejam em cima do seu móvel, especialmente se a sua dúvida é como limpar mesa de madeira rústica sem a danificar.
Stain. Aqui vamos dar uma dica extra: o Stain é um produto parecido com o verniz, mas sua principal diferença é que o verniz promove uma alta formação de película protetora, enquanto o stain tem baixa formação, mas isso não significa que não possa ser utilizado.
O óleo de linhaça é usado há séculos para proteger e acabar madeira, principalmente móveis. É sem dúvida um dos acabamentos para madeira mais populares no Brasil. Protege a madeira, seca lentamente e dá um acabamento quente com lustro discreto que acentua os veios da madeira.
Após a aplicação de qualquer desses métodos, é aconselhável proteger a madeira com um selante natural, como cera de abelha ou óleo de tungue, para manter a cor e proporcionar um acabamento duradouro.
Veja! O bom e velho “paninho da cozinha” é seu aliado na arte de limpar móveis de madeira. Ele não mancha, pois não propriedades químicas e, ainda assim, é capaz de retirar a poeira e os resíduos que estão deixando o móvel sujo.
Misturar 1/2 copo de vinagre com 1/2 copo de azeite de oliva. Ponha a mistura de azeite e vinagre em um recipiente e misture com um garfo. Molhe um pano de algodão da mistura de azeite e vinagre bem misturados. Esfregue o pano na madeira em movimentos suaves e circulares, como se estivesse polindo a madeira.
O álcool é composto por hidroxila (OH), sendo essa molécula ligada a carbono saturado. Essa configuração química é capaz de oxidar grande parte dos vernizes de madeira. Sendo assim, o uso de álcool na madeira pode desgastar o seu brilho e até mesmo manchar o piso. O vinagre pode e não pode ser utilizado na madeira.
O verniz é fundamental para garantir a integridade das peças de madeira: ele protege contra a umidade, insetos e pragas, realça a beleza natural e também facilita na hora da limpeza.
Óleos de peroba e amêndoas. Vão te ajudar a recuperar o brilho natural da madeira, hidratando partes ressecadas, além de proteger a superfície. O ideal é aplicar uma vez a cada 15 dias.
Para suavizar a superfície e prepará-la para acabamentos, escolha uma lixa com granulação média, geralmente entre 120 e 150. Para um acabamento final e polimento, utilize lixas finas, com granulação de 180 ou mais. Além da granulação, considere também o tipo de lixa adequado para o trabalho específico.
A receita de lustra-móveis caseiro com amaciante é fácil, prática e oferece ótimos resultados na limpeza, deixando a madeira brilhante e extremamente perfumada. Você precisa de 2 colheres de amaciante, 2 colheres de óleo de cozinha e 1 colher de vinagre de álcool, utilize colheres de chá para a medição adequada.
Para a limpeza, prepare uma mistura com 200 ml de água, uma colher de sopa de álcool e duas gotas de detergente líquido. Borrife essa mistura sobre toda a superfície do móvel e, com a ajuda de um pano macio e limpo, remova toda a sujeira.
Em um balde ou recipiente, misture água morna com algumas gotas de detergente neutro ou o limpador específico para pisos de madeira, seguindo as instruções do produto. Evite usar água excessivamente quente ou produtos de limpeza agressivos, pois podem danificar a madeira.
Para limpar móveis de madeira, você pode usar métodos suaves, como um pano levemente úmido ou uma solução de sabão neutro e água morna. Você também pode usar vinagre branco ou uma mistura de óleo vegetal/azeite e suco de limão para polir a superfície. Evite o uso de produtos abrasivos que possam arranhar a madeira.
Nos móveis de madeira com verniz não se deve aplicar produtos químicos, tais como sabão, álcool, lustra móvel e outros. Nos móveis de madeira escura usa-se óleo de peroba, que ajudará a hidratar a madeira, proporcionando brilho e proteção.