Molhe bem as cerdas e escove-as com os dedos para remover quaisqur resíduos que ainda estejam presos. Enxagüe o pincel com água e repita até que a água do enxágüe sai limpa.
Para produtos à base de solvente como Esmaltes, Tinta Óleo e Vernizes, a limpeza deve ser feita com o próprio solvente, ou seja, Suvinil Aguarrás. Produto Suvinil Seladora, tem como solvente Thinner para Laca Nitrocelulose e esse será o solvente utilizado para limpar as ferramentas.
Passo 1: coloque 200 ml de água morna, duas colheres de sobremesa de shampoo ou detergente neutro e uma colher de sobremesa de vinagre branco em um recipiente de vidro. Passo 2: coloque o pincel nesta solução, fazendo movimentos circulares. Retire o excesso suavemente com os dedos e enxágue bem.
Quando não for possível lavar o pincel antes de usar, borrife as cerdas do pincel com uma pequena quantidade de álcool isopropílico diluído em água, e espere as cerdas secarem.
PINCEL ENDURECIDO?? NUNCA MAIS! FAÇA APENAS ESSA MISTURA COM O QUE VOCÊ JÁ TEM EM #CASA. #PINCEL
O que usa para limpar o pincel?
Molhe as cerdas dos pincéis em água corrente, coloque um pouco de sabonete neutro. na palma da mão e esfregue delicadamente as cerdas.. Para uma limpeza ainda mais detalhada, o Tapetinho Limpa Pincéis é tudo. É só colocar o sabonete no produto e friccionar fazendo movimentos circulares até formar espuma.
Na hora de lavar o pincel de maquiagem sempre opte por um shampoo ou detergente neutro, que não agridem e ressecam as cerdas. “Eu costumo usar o Shampoo Detox Antirresíduos, de Natura Lumina. É um shampoo que não usamos todos os dias, e podemos otimizar o seu uso.
Mergulhe as cerdas do pincel sujo no líquido; Faça movimentos circulares até soltar toda a tinta; Faça uma mistura de água quente com detergente e mergulhe o pincel ali quando amornar; Caso a tinta não tenha saído por completo, massageie as cerdas com um pouco de aguarrás ou thinner (não esqueça de usar luvas);
Coloque água morna em um recipiente, como um pequeno pote. Adicione detergente ao pote. Mergulhe o pincel no pote e faça movimentos circulares, eliminando toda a sujeira das cerdas. Repita o procedimento até que as cerdas estejam totalmente limpas.
Se preferir, use goma arábica. Ele preserva as cerdas e também hidrata, sendo responsável por deixá-las mais duras e manter a ponta do pincel por mais tempo. E quando for usar o pincel, é só remover a goma com água antes de pintar.
Use produtos adequados. Não use produtos de limpeza muito agressivos ou água quente, pois isso pode danificar as cerdas do pincel ou a lã do rolo. Use apenas água morna e sabão neutro ou produtos específicos para limpeza de pincéis e rolos.
Após deixar os pincéis de molho no vinagre, o ideal é transferi-los para uma solução de água quente com detergente. Deixe-os de molho por mais 5 minutos e, então, pressione-os contra o fundo do recipiente para começar a soltar a tinta. Repita esse processo até que o pincel fique mais limpo.
– Tinta à base de óleo: para limpar pincéis com tinta à base de óleo, você precisará de um solvente como aguarrás ou óleo de linhaça. Primeiro, remova o excesso de tinta com um pano seco. Em seguida, mergulhe o pincel no solvente e trabalhe as cerdas com os dedos para soltar a tinta.
Basicamente, o thinner é um diluente com alto poder de absorção, indicado no momento da limpeza. Sendo assim, ele realiza a diluição e a remoção de substâncias nas superfícies nas quais for aplicado.
- Lave os pincéis com água fria, até que todo resíduo de tinta seja removido. Não utilize água morna ou quente, pois pode danificar as cerdas; - Para a secagem utilize uma toalha; - Caso tenha utilizado esmalte, antes de lavá-lo com água, utilize um removedor livre de acetona até que todo o esmalte saia do pincel.
Você pode usar também removedor de maquiagem ou álcool comum, mas saiba que eles são mais fortes quimicamente, portanto, não transforme esse processo em rotina. Lenços removedores de maquiagem é a mesma coisa, só que a toalha de papel já vem embebida com a solução removedora.
Caso a tinta já tenha secado, uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico será mais eficiente para removê-la. Outra solução eficiente é uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio que pode ser usada para limpar pisos de porcelanato e cerâmica.
Coloque as ferramentas em solvente até que a tinta amoleça. Isso pode levar algumas horas. Em seguida, esfregue com jornal velho para remover resíduos de tinta. Após essa etapa, tente lavar com água e sabão e deixe secar.
Molhar as cerdas do pincel ajuda a amolecer os resquícios de maquiagem e facilitar a limpeza delas. Você pode colocá-las embaixo da torneira com água corrente ou deixá-las de molho por alguns minutos — o que pode ser muito útil se você não limpa as peças há tempos ou é a primeira vez faz isso.
Retire o excesso de água das cerdas com papel toalha ou uma toalha limpa, mergulhe apenas as cerdas no álcool 70% e deixe por 15 minutos. Enxágue se preferir e retire novamente o excesso de água.
O shampoo neutro é conhecido como a maneira mais eficaz de lavar pincéis de maquiagem, pois não contém álcool em sua composição e deixa o pH balanceado, assim, remove todo resíduo sem danificar as cerdas que são frágeis.
Com mais de 30 mil curtidas e comentários positivos, o método é bem simples: em uma vasilha, misture água e detergente e mergulhe sua esponja de maquiagem. Em seguida, leve ao micro-ondas e programe 1 minuto. Depois, é só tirar que a mágica acontece: esponja limpinha para ser usada novamente!
“Na hora de limpar o pincel de maquiagem, não o deixe em pé nem com as cerdas para cima ou para baixo, pois isso pode danificar seu formato original”, aconselha a dermatologista Patricia Nakahodo. “Caso precise secar mais rápido, use secador com ar frio e sempre no sentido do pelo.