Karl Marx definiu a sociedade moderna como “capitalista” e buscou explicar seus mecanismos de funcionamento examinando a realidade em sua mudança constante.
O que Karl Marx pensava sobre a sociedade moderna?
Em A Ideologia Alemã, Marx afirma que a produção da vida material humana não ocorre numa relação imediata entre homem e natureza, mas “o modo pelo qual os homens produzem seus meios de vida depende, antes de tudo, da própria constituição dos meios de vida já encontrados e que eles têm de reproduzir.” (MARX, 2007, p.
Marx. Para Karl Marx, a sociedade é heterogênea e formada por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias das elites. Nas sociedade capitalista, há valorização de bens materiais, e o bem-estar coletivo é situação de menor relevância.
Utilizando o materialismo dialéctico, Marx explica o modo como as sociedades humanas se desenvolvem. Dizia ele que as mudanças sociais ocorrem de acordo com as forças dinâmicas internas da sociedade que, em consequência, são o resultado das relações de produção da sociedade.
No cerne da modernidade, como trata Marx, está a generalização da forma de produção de mercadorias, sendo que a partir desta época histórica, observa-se a coisificação do trabalho, estabelecida historicamente a mercadoria força de trabalho, cujo processo de compra e venda da mesma e a exploração do trabalhador se ...
O que todo cristão deve saber sobre Karl Marx e o marxismo | @Cirozibordi
Qual é o marco da modernidade na visão marxista?
Desta forma, ao referir-se a modernidade, Marx alude, mais do que ao triunfo de um marco histórico fincado em torno de idéias e valores abstrato que concretiza-se ao conformar um tipo específico de ação laboriosa – disciplinada, racional e prospectiva-, a um conjunto de transformações revolucionárias nas relações ...
(WEBER, 1964, p. 247). Na modernidade, a sociedade caracteriza-se pelo alto grau de individualismo, pela competitividade, pela indiferença ou impessoalidade existente entre seus membros.
Entre as principais ideias de Karl Marx está a do socialismo científico, sendo uma etapa anterior ao comunismo, uma ideologia política e socioeconômica que orienta de forma prática como instaurar a revolução. A finalidade é alcançar uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, sem nacionalidade.
Mais alinhados ao capitalismo, estes dois sociólogos criaram métodos de análise social fundamentadas em elementos dissolvidos na sociedade, enquanto Marx reconheceu que a análise social devia partir de relações entre diferentes classes sociais.
A sociedade moderna também se caracteriza como um mecanismo de troca e produção, um sistema de funções sociais hierarquizadas em razão de sua importância no conjunto do mecanismo social. As funções sociais são conectadas de modo desigual tanto aos benefícios do trabalho (retorno financeiro, tempo livre, etc.)
Sociedade é uma associação entre indivíduos que compartilham valores culturais e éticos e que estão sob um mesmo regime político e econômico, em um mesmo território e sob as mesmas regras de convivência.
Como a teoria de Marx nos ajuda a entender a sociedade atual?
O que Marx permite entender, fundamentalmente, é a dinâmica expansiva do capitalismo, a dinâmica expansiva e produtora de contradições na vida social. O capitalismo não se reproduz se repondo na mesma escala, ele sempre se reproduz de maneira ampliada.
No capitalismo, a força de trabalho foi convertida em mais uma mercadoria disponível no mercado. O capitalista, então, compra a força de trabalho do trabalhador, pagando um salário que corresponde ao valor necessário para a subsistência do trabalhador e de sua família.
Qual a importância do pensamento de Karl Marx para o mundo moderno?
As contribuições de Marx para a História, para a Filosofia e a formulação de um novo modo de análise social, voltada para a crítica do capitalismo, foram fundamentais para a disseminação da Sociologia e para sustentar um método sociológico mais sólido.
1. O ativismo político. Marx descreve a luta de classes na sociedade capitalista e como o proletariado acabaria tomando o poder das elites dominantes em todo o mundo. O Capital, sua principal obra, é uma tentativa de indicar essas ideias por meio de fatos que podem ser verificados e de análises científicas.
Karl Marx, em sua teoria, elaborou uma análise científica do capitalismo, estabelecendo também a forma pela qual ele seria superado. Marx defendia que a história da humanidade era baseada na luta de classes, isto é, na luta de uma classe explorada contra uma classe de exploradores.
Qual a contribuição de Karl Marx para a sociedade de hoje?
Sua obra representa uma contribuição para estudo da transformação social- introdução da dinâmica das classes no processo histórico. Entre suas principais obras estão o “Manifesto do partido Comunista”(1848) e “O Capital” (1867-1894). Marx contesta a visão otimista da divisão do trabalho de Adam Smith.
Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção. Surgem, então, a classe dominante e a classe dominada (ou seja, a dos trabalhadores).
A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa.” Uma das mais célebres frases de Karl Marx, reflete sobre a ideia de que podemos aprender com a história a partir de uma análise cíclica da mesma. A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”
Para o alemão, a sociedade só pode ser compreendida a partir das ações individuais que tendem a estabelecer relações com outras pessoas. A esta ação que o indivíduo pratica orientando-se pela ação do outro, Max Weber deu o nome de ação social.
René Descartes foi uma das figuras mais proeminentes desse período. Suas obras são vistas como fonte de inspiração e base de construção da filosofia moderna.