Um ótimo agente para matar e eliminar bactérias, o vinagre é muito eficiente para a higienização correta de diversos alimentos, incluindo frutas, legumes, verduras e folhas. Mais saudável do que o hipoclorito de sódio, deve ser usado da seguinte forma: Dilua entre 40% a 50% de vinagre para cada litro de água.
Para isso, você vai precisar diluir entre 40% a 50% do vinagre (ou 2 colheres de sopa) em 1 litro de água. Misture a porção e coloque os alimentos. Deixe-os submersos por aproximadamente 20 minutos. Em seguida, enxágue em água corrente.
A maneira mais recomendada por especialistas para lavar sua alface é o hipoclorito de sódio. Porém, caso você não o tenha em mãos, também é possível utilizar água sanitária. Basta adicionar uma colher de sopa de hipoclorito ou de água sanitária para um litro de água.
Outra maneira de deixar tudo bem higienizado é usando o vinagre, que é um ótimo bactericida e eficiente na limpeza. Sua proporção é de pelo menos 250 ml, ou seja, uma xícara de chá de vinagre de álcool, para cada litro de água. O tempo de descanso é de 15 a 20 minutos também.
Por isso, o primeiro passo sobre como conservar alface na geladeira é lavar bem a verdura. Separe as folhas da alface uma por uma, enxaguando-as com água corrente e removendo as folhas que não estão boas e devem ser descartadas. Uma boa dica é utilizar uma mistura de vinagre e água para deixar a alface de molho.
Dr. Bactéria ensina como eliminar agrotóxicos dos alimentos
Quanto tempo a alface deve ficar de molho na água sanitária?
- Frutas, legumes e verduras podem ficar de molho na solução de água potável e água sanitária por cerca de 15 minutos. No caso das folhosas, este tempo pode ser reduzido para 10 minutos.
Pode lavar alface só com água? A verdade é que depende da produção do alimento. De acordo com o Chef, alimentos orgânicos podem ser lavados apenas com água. Caso a verdura não seja orgânica, é importante prestar atenção nas partes que estão em contato com talos e raízes.
O vinagre de arroz apresentou efeito antibacteriano tanto para as bactérias Gram-positivas (S. aureus e B. cereus) quanto para as bactérias Gram-negativas (Salmonella e E.
O vinagre de álcool, apesar de ser uma segunda opção, é um excelente substituto, caso você não tenha o hipoclorito em casa. O processo é simples, fácil e bastam apenas alguns minutos.
O controle das contaminações por E. coli e outras bactérias patogênicas é realizado unicamente através da desinfecção dos vegetais que forem consumidos crus, utilizando solução clorada, e do completo cozimento dos alimentos.
Se forem folhas, lavar cada uma separadamente. Em seguida, você pode colocar de molho em água clorada. As instruções de preparo são simples: use água sanitária (sem alvejante e perfume) com 1% de hipoclorito de sódio ou hipoclorito de sódio a 1%. Dilua 2 colheres de sopa para cada litro de água.
Limão, água sanitária e iodo são também recomendados para a higienização de vegetais. Com o limão, corte 1 limão inteiro em 4 partes, esprema bem para retirar todo o suco e dilua em uma bacia com 1 litro de água. Para alimentos delicados como alface e outras folhas, deixe agir por 5 minutos.
Para usá-lo: encha uma bacia com 1 litro de água e duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio. Mergulhe as verduras nessa mistura e aguarde 15 minutos. Passado o tempo, enxágue bem todas as verduras em água corrente.
Empregar a solarização associada a agentes de controle biológico (Trichoderma harzianum) pode reduzir de forma significativa a doença no campo. Lavar e, em seguida, desinfestar ferramentas, implementos, sapatos e botas com uma solução de hiploclorito de sódio a 2%.
O vinagre branco destilado é uma solução caseira para limpar superfícies. Graças à sua acidez, pode dissolver a sujidade e deixar as superfícies e janelas com uma aparência limpa e brilhante.
“Não é recomendável”, garante Figueiredo. No vinagre, a concentração de ácido acético, que seria importante na higienização, pode variar, portanto não dá para confiar.
Para uma higiene eficiente com vinagre, você vai utilizar 2 colheres de sopa para cada litro de água e deixar tudo de molho em torno de 30 minutos. Em seguida, enxágue normalmente com água corrente.
Vinagre de álcool castelo 6% acidez e aromatizado maçã verde para limpeza e é bactericida eliminando em até 100% de bactérias e qualquer mau cheiro e mofo.
Para manter sua casa higienizada e muito bem protegida, o ideal é usar produtos bactericidas (ou antibacterianos) durante a faxina. Ou seja, que são capazes de eliminar as bactérias de todo o ambiente.
Recomendação. A solução mais indicada é o hipoclorito de sódio. Primeiro os alimentos devem ser lavados em água corrente e depois mergulhados num recipiente com uma colher de sopa de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Após 15 minutos, é só enxaguar bem.
O consumo de alimentos crus sem a devida higienização pode levar a episódios de intoxicações alimentares por micro-organismos patogênicos. Por isso é importante que todos saibam como lavar de forma adequada hortaliças como a alface.