Uma medida simples indicada para combater o problema é o uso de fungicida ou pesticida, usado para inibir a ação dos fungos que geralmente atacam as plantas. O produto pode ajudar a manter a plantação sob controle durante a época de colheita.
O método da Embrapa consiste em uma receita simples: basta preparar uma solução de 5% de leite de vaca cru e 95% de água e pulverizá-la sobre a plantação. A mistura foi testada em diversas culturas, como as do pepino, abobrinha, tomate e alface, mostrando-se eficiente no combate da doença.
Bravonil® Top: excelência contra manchas, proteção contra requeima. Agora os produtores de tomate podem contar com Bravonil® Top para a proteção e o controle superior das manchas foliares e da requeima na cultura. O fungicida da Syngenta é uma ferramenta implacável contra as doenças e conveniente para o manejo.
Como acabar com as manchas brancas nas folhas do tomateiro?
Aplicar enxofre assim que surgirem os primeiros sintomas. Em caso de epidemias mais severas, aplicar fungicidas sistêmicos específicos; Em cultivo protegido, a nebulização e arejamento contribuem para a diminuição da doença.
O fungo é favorecido por temperaturas entre 15 a 27oC e alta umidade e pode sobreviver em restos de cultura ou hospedeiros alternativos, e pode ser transmitido pelas sementes.
Assim como ocorre com a requeima, o controle da septoriose em tomateiros é realizado comumente com a aplicação foliar de fungicidas de contato e sistêmicos. Os fungicidas de contato têm a finalidade de proteção da doença, antes da infecção e aparecimento.
O combate ao ácaro se dá com irrigação frequente em períodos de seca. Outra dica é fazer pulverizações com enxofre, sempre no fim do dia, para não causar toxidez nas plantas. Além disso, a adubação equilibrada também mantém os tomateiros livres de ácaros.
O inseticida Ohkami®, desenvolvido pela Sipcam Nichino, consolidou-se como uma referência essencial para os produtores de tomate no controle da traça-do-tomateiro ou Tuta absoluta.
Totalit é o fungicida para uvas, batata e tomate, entre outros cultivos da hortifruticultura. Ele possui dois modos de ação: sistêmico, sendo rapidamente absorvido e translocado pelas plantas, e por contato, permanecendo também na superfície das folhas.
O uso de armadilhas adesivas amarelas para capturar e identificar a presença dos insetos é útil, bem como a introdução de inimigos naturais dos tripes, como ácaros predadores, crisopídeos e joaninhas, para controlar a sua população. Também pode ser necessário utilizar pesticidas químicos.
Ele ajuda as plantas a absorver melhor os nutrientes do solo, resultando em folhagens mais verdes e flores mais vibrantes. Uma das maiores vantagens do bicarbonato de sódio é ser uma alternativa natural e econômica aos pesticidas e fungicidas químicos.
O controle do mofo branco na cultura do tomateiro inclui rotação de culturas com gramíneas, uso de mudas sadias e plantio em locais onde o solo não esteja muito infestado por escleródios do fungo. Além destas medidas pode ser feita aração profunda de tal forma que inverta bem as camadas do solo.
Deve-se utilizar a irrigação por gotejamento, evi- tando assim a aspersão de água na parte aérea da planta. Dessa maneira reduz-se a formação de condições ambientais propícias para a proliferação e dissemi- nação de fungos e bactérias causadores de doença.
Uma medida simples indicada para combater o problema é o uso de fungicida ou pesticida, usado para inibir a ação dos fungos que geralmente atacam as plantas. O produto pode ajudar a manter a plantação sob controle durante a época de colheita.
Para o controle preventivo das principais doenças em hortifrútis utilize o fungicida Forum®. O fungicida Cantus® é eficiente contra as doenças e deixa as plantas mais saudáveis, contribuindo para uma melhor produtividade.
- A correção pode ser feita de diversas formas como por exemplo a aplicação de calcário calcítico, ou outra fonte de cálcio que disponha. - Aplicação de cálcio foliar; - A correção da deficiência pode ser feita com pulverização foliar de cloreto de cálcio a 0,6%, dirigida às inflorescências.
Regue a planta regularmente, evitando molhar as folhas, já que esta prática pode favorecer o ataque de microrganismos causadores de doenças; Esteja atento aos ramos chamados de “ladrões”, já que estes podem atrapalhar o desenvolvimento do pé e aumentar o gasto de energia desnecessário pela planta; Adube sua planta.
O uso de controladores químicos é uma das principais recomendações para combater as pragas desta cultura. Entre as que mais costumam atingir os pés de tomates, podemos destacar: broca grande, broca pequena, mosca-branca, traça-do-tomateiro e ácaros.
Entre as medidas para controlar a ação dos ácaros nas lavouras de tomates, destaca-se a utilização de soluções químicas, com a pulverização de acaricidas. No entanto, o agricultor pode adotar diversas outras providências que contribuirão para conter a ação e a proliferação dessas pragas.
Como fazer inseticida natural com vinagre e detergente?
1 colher de sopa de detergente comum; 1 colher de chá de vinagre; 500mL de água. Essa é um ótimo remédio caseiro para acabar com pulgão de couve e outras plantas que serão consumidas.
Na cultura do tomate a espécie recomendada para utilização é o Trichogramma pretiosum (Riley) (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Este parasitoide é um dos agentes de controle biológico mais estudados por ser uma espécie generalista de ocorrência em todo o mundo.
O ideal é colocar as cascas de ovo na terra, misturado ao adubo químico de plantio, antes de plantar, com uma certa antecedência; pelo menos quinze dias antes. Outra forma de aplicação é abrir uma “vala rasa” em volta do pé de tomate, colocar um punhado do pó de casca de ovo, cobrir novamente com terra e regar.
Quando ataca o tomateiro, os frutos apresentam manchas com pontos negros centrais; já as raízes apresentam manchas com coloração castanha. A mancha-de-alternaria ou pinta preta é causada pelo fungo Alternaria dauci. Quando contaminado, o tomateiro apresenta folhas com manchas anelares castanhas.