Uma colher de sobremesa, como a que todos temos em casa, equivale a 5 mililitros. No caso de líquidos menos densos, como o azeite, uma colher equivale a 4 mililitros. Você também pode calcular o peso de alimentos em pó, como farinha, açúcar de confeiteiro, fermento, cacau em pó.
Para medir líquidos, você deve usar uma jarra medidora ou um copo medidor, que têm marcações em mililitros (ml) e também em xícaras. Você deve despejar o líquido aos poucos e verificar se a quantidade está conforme a receita. Procure ficar com a visão no mesmo nível do recipiente, para evitar erros de leitura.
Litro: unidade de volume; sua milésima parte corresponde ao ml, logo, 1000ml é igual a 1l; dependendo do diâmetro do conta-gotas, 1ml corresponde a 20 gotas e 1 gota corresponde a 3 microgotas. Centímetro cúbico (cc ou cm³): é similar ao ml, logo 1cc equivale a 1ml.
principais tamanhos e indicações das seringas: 1 ml: Essa seringa é dividida em 100 partes iguais. Chamamos de unidades internacionais (UI). Ela é indicada para administrar medicamentos por via intradérmica e subcutânea.
1 centímetro cúbico (cm³) corresponde à capacidade de 1 mililitro (ml). Uma lata de refrigerante contém 350 ml de líquido, dessa forma podemos dizer que o seu volume é igual a 350 cm³.
Ensine-os a fazer a leitura das marcas presentes na régua: cada traço menor representa um milímetro, há um marco de tamanho intermediário, marcando o meio centímetro e o traço maior indicando o início de um novo centímetro.
De um modo geral, para medidas aproximadas de volumes de líquidos, usam-se cilindros graduados ou provetas; para medidas precisas, usam-se pipetas, buretas e balões volumétricos, que constituem o cha- mado material volumétrico.
COLHER-DE-CAFÉ: significa uma medida igual a 2 ml (dois mililitros). COLHER-DE-CHÁ: significa uma medida igual a 5 ml (cinco mililitros). COLHER-DE-SOPA: significa uma medida igual a 15 mL (quinze mililitros).
A fita métrica é muito fácil de usar, pois é um item maleável utilizado para realizar medições simples. Para medir o diâmetro com ela, basta envolvê-la ao redor do objeto que deseja medir. Ela deve ficar bem ajustada para que você obtenha o valor com precisão.
Portanto, 1g de água, equivale a 1mL. A partir disso, você pode considerar a água como a substância de conversão mais fácil, pois basta mudar a unidade. Por exemplo: 1Kg de água equivale a 1L.
É essencial entender a sua equivalência em outras unidades de medida para garantir a precisão e eficácia em diferentes processos. 1 ml é equivalente a 1/1000 de um litro.
É um submúltiplo do litro. No sistema internacional de unidades (SI), o volume vem expresso em metros cúbicos pelo que é necessário converter mililitros em metros cúbicos, isto é, 1 ml = 0,001 l e 1 l = 0,001 m3, ou seja, 1 ml = 0,000001 m3.