Para calcular o metro quadrado de um terreno, nestes casos, é bem simples: basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados.
Em um terreno retangular, por exemplo, é preciso multiplicar o comprimento pela largura. Veja um exemplo a seguir de um terreno no formato de um retângulo com 20 m de largura e 25 m de comprimento: 20 m x 25 m (largura x comprimento) = 500 m²
Para fazer esse tipo de cálculo, são necessárias duas contas: a primeira consiste na multiplicação do valor do comprimento pela largura da parte da frente; já o segundo cálculo é a multiplicação do comprimento pela largura da parte de trás do terreno. Depois, é preciso somar os resultados obtidos e dividir por 2.
A partir de um nível de referência (do passeio ou da rua), segura-se uma estaca de madeira na posição vertical, mede-se com a trena e marca-se na estaca com o lápis a altura do nível desejado.
Para calcular o metro quadrado de um terreno, nestes casos, é bem simples: basta multiplicar lado x comprimento para retângulos ou lado x lado para quadrados. Fácil, não é? Assim fica mais tranquilo entender como calcular o metro quadrado.
Trena – Praticamente obrigatória e importante aliada para profissionais como pedreiros, eletricistas, entre tantos outros, a trena é um dos instrumentos mais comuns. Leve e compacta, a trena manual permite medir terrenos, paredes, peças, cabos e diversos outros espaços e objetos com dimensões e distâncias pequenas.
Medição de Distâncias e Ângulos: Utilizando instrumentos como teodolitos, estações totais e receptores GNSS, o topógrafo mede distâncias horizontais e verticais, bem como ângulos entre pontos de interesse.
Meça cada lado: use a trena ou fita métrica para medir cada lado do terreno; Multiplique um lado pelo outro: para calcular a área de um quadrado, multiplique o comprimento de um lado pelo comprimento do outro lado.
A topografia é a área que estuda os diferentes aspectos da superfície de um terreno, descrevendo detalhes com medições específicas. O profissional que exerce essa função é o topógrafo.
Uma das ferramentas mais úteis nesse campo é o Google Maps. Com ele, você pode consultar distâncias, topografia e também medir a extensão dos terrenos.
O teodolito, estação total e sistemas de posicionamento por satélite continuam a ser os principais métodos em uso para agrimensura. Sensoriamento remoto e imagens de satélite continuam a melhorar e tornam-se mais viáveis economicamente, permitindo o uso mais comum.
Como calcular a área de um terreno irregular? O primeiro passo para calcular a área de terreno irregular é medir todos os lados do lote com uma trena. Estique-a ao máximo, de forma a evitar que se curve e dê uma medida errada. Um medidor de nível vai ajudar a mantê-la nivelada e traz mais precisão à medida.
O tamanho mínimo de um lote é 125 m², conforme estabelecido pela lei federal nº. 6766/79. A legislação ainda prevê um tamanho mínimo de 5 m para a frente do lote.
Como calcular o metro quadrado de um espaço em forma de quadrado ou retângulo? Para espaços retangulares ou quadrados, meça a largura e o comprimento e multiplique essas dimensões para obter a área em metros quadrados. A fórmula é Área (m²) = Largura (m) x Comprimento (m).
Geralmente, eles têm dimensões padronizadas que variam entre 10 x 20m e 12 x 30m. Já em áreas rurais ou em empreendimentos mais afastados das cidades, há divisões maiores, medidas em hectares. Esses lotes são ideais para quem deseja uma propriedade maior, com mais espaço para construir e explorar.
Basta medir a largura e comprimento do espaço e multiplicar essas medidas para obter a área total em metros quadrados. Por exemplo, se um cômodo tem 4 metros de largura e 5 metros de comprimento, a área total será de 20 metros quadrados.