E para determinar essa umidade existem métodos diretos e indiretos. Entre os métodos indiretos, a tensiometria é a mais utilizada. Este método consiste na utilização de tensiômetros que medem a tensão do solo. Porém, o avanço da tecnologia tornou acessível o uso de outras opções, muito mais práticas e acessíveis.
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
Subirrigação. Nessa prática, a água é aplicada abaixo da superfície do solo, geralmente por meio de tubos ou canais subterrâneos. É um sistema adequado para solos que retêm água facilmente, como os argilosos, e é comumente utilizado em culturas como arroz, cana-de-açúcar.
Sensores de umidade do solo funcionam com dois eletrodos para conduzir corrente elétrica pelo solo, fazendo a leitura de umidade relativa por comparação com a resistência, pois a água diminui a resistência, enquanto o solo seco conduz com mais dificuldade.
Se ele parece seco ou cai do dedo com facilidade, pode ser que o solo esteja seco. Caso pareça úmido ou se apegue ao dedo, é mais provável que esteja úmido.
SALA DE AULA - Tecnologia para medir a umidade do Solo / Débora Camargo
Como saber se o solo está úmido ou seco?
Para o solo úmido observa-se a friabilidade, que caracteriza a facilidade de ruptura da massa ao ser comprimida, definindo-se consistências soltas, friáveis e firmes. Finalmente, para o solo seco o parâmetro analisado é a tenacidade, que é a resistência da amostra ao se tentar esfarelá-la com os dedos.
O truque é bem simples: com a ponta do indicador, toque o substrato do vaso. Se o dedo sair um pouquinho sujo, quer dizer que ainda existe umidade dentro do recipiente. Se a pontinha do indicador sair limpinha, isso é um sinal de que a terra está seca.
Não, mas é possível controlar a umidade do solo através da drenagem adequada para reagir apropriadamente. De forma clara, a drenagem é o processo pelo qual se escoa a água de uma área. No solo, isso permite melhorar a aeração, estruturação e resistência do local, além de uma temperatura mais adequada.
Uma das melhores maneiras de acabar com os problemas de umidade por infiltração é com o camada grossa quartzolit. Essa argamassa pronta foi lançada especialmente para impermeabilizar e revestir áreas enterradas ou em contato com o solo.
Quando o solo está encharcado, é indicado que se faça uma drenagem. O solo encharcado traz diversos prejuízos às plantas que ali se encontram porque a alta saturação de água não deixa as raízes se desenvolverem, afetando a captação de nutrientes pela planta, além de causa uma degeneração das raízes.
Tensiômetro é um equipamento que mede o potencial mátrico do solo, isto é, mede a tensão com que a água está retida pelas partículas do solo. Com as medidas de tensão pode-se obter o teor de água no solo e por isso esse método determina de forma indireta a umidade do solo.
Uma das alternativas para o agricultor aumentar a capacidade de retenção de água e nutrientes do solo, é com a utilização de fertilizantes que possuam minerais que gerem esses beneficios, como oo K Forte® feito a partir do Siltito Glauconítico.
A primeira evidência é o aparecimento de pequenas bolhas por baixo da pintura, junto ao rodapé. O tempo vai passando e o problema aumenta. Logo você tem uma, duas ou às vezes todas as paredes de um mesmo cômodo tomadas por eflorescências que soltam cheiro de mofo.
Quando forem usados o arado e a grade para preparar o solo, considerar como umidade ideal a faixa variável de 60% a 70% da capacidade de campo, para solos argilosos, e de 60% a 80% para solos arenosos, ou seja, quando o solo estiver na faixa de umidade friável.
Dobre um canudo de refresco em ângulo reto e coloque-o sob a tira de borracha, como mostra a figura. Faça um mostrador com um cartão e monte todo o conjunto em uma base qualquer, bem firme. Esse é seu higrômetro. Quando a umidade do ar cresce o cabelo se expande e o ponteiro gira no mostrador.
O controlador de temperatura e umidade é um dispositivo eletrônico que monitora e controla a temperatura e a umidade de um ambiente. Ele possui sensor que mede os dois parâmetros e um controlador que atua sobre um sistema de aquecimento ou resfriamento.
Esse é o método mais comum para análise de umidade em alimentos. Nele, o aquecimento da amostra é realizado em uma estufa, a pelo menos 100 graus, e pode levar de 3h a 24h para garantir a evaporação da água e a repesagem.
Outro sal que é comprovadamente um excelente absorvente de umidade é o cloreto de cálcio. Como sua ação é forte o suficiente para desumidificar um ambiente grande, pode ser a opção perfeita para um banheiro ou um porão, se você tiver um na sua casa, inclusive porque o cloreto de cálcio é um ótimo antimofo.
A alternativa mais adequada é o Dreno. Esse sistema irá drenar toda a água acumulando, evitando que trincas, mofos e outros distúrbios ocasionados pela umidade. Basicamente ele vai coletar toda água acumulada e conduzi-la para outro local por meio de um sistema drenante.
Um solo com textura arenosa apresenta menor superfície específica e, consequentemente, menor retenção de água, enquanto um solo com textura argilosa apresenta maior superfície específica e maior retenção de água.
Sensores remotos: imagens de satélite e sensores aerotransportados podem detectar a presença de água no solo. Radar de penetração terrestre: mapeamento da estrutura do solo e da presença de água através de ondas de radar. TDR (Time Domain Reflectometry): medição da umidade do solo através de pulsos eletromagnéticos.
A irrigação tem um papel importante na recuperação de um solo degradado. Em regiões de clima árido, como no Nordeste, é fundamental o manejo correto dos recursos hídricos, com aplicação correta. Com manejo correto da irrigação, o solo não sofre com a seca excessiva ou a falta de nutrientes.