No momento da execução, Atahualpa aceitou a proposta do padre Valverde de diminuição da pena e aceitou ser batizado para em seguida ser morto por enforcamento no dia 26 de julho de 1533.
Pouco tempo depois de aprisionar Atahualpa, Pizarro decidiu executar o imperador inca. Então, ele ordenou a encenação de um julgamento que condenou Atahualpa ao enforcamento. A morte de Atahualpa resultou no colapso total do Império Inca.
Último Tupac, ou imperador do império inca, domínio que se espalhou pela Colômbia atual até o Chile e a Argentina, Atahualpa foi executado pelos colonizadores espanhóis em 1533, mas sua múmia nunca foi encontrada. O terreno, antes sagrado, pertence atualmente a um criador de galos de briga, uma tradição local.
O imperador foi utilizado como refém pelos espanhóis, permitindo a Pizarro apoderar-se gradualmente do poder. A certa altura, e apercebendo-se da enorme atração dos espanhóis pelo ouro, Atahualpa propôs pagar um enorme resgate: encher completamente a sala onde se encontrava prisioneiro de ouro e prata.
Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.
🔥👑 ¡LA VERDAD OCULTA DEL EMPERADOR INCA ATAHUALPA! 😱 Descubre sus secretos envueltos en ORO Y SANGRE
Quem matou os incas?
Em 1532, Francisco Pizarro, chefe militar de um pequeno grupo de espanhóis, chegou ao Império Inca. Após enganar os incas, os espanhóis capturaram o imperador Atahualpa e exigiram um grande resgate em ouro e prata. O resgate foi pago, mesmo assim o imperador foi assassinado pelos espanhóis.
Em 1525 houve uma epidemia de uma doença desconhecida dos incas, que os historiadores costumam identificar como varíola ou sarampo, que supostamente causou a morte do Inca Huayna Cápac em Quito (embora outros historiadores sugiram que o inca foi envenenado por um curaca chachapoya).
No momento da execução, Atahualpa aceitou a proposta do padre Valverde de diminuição da pena e aceitou ser batizado para em seguida ser morto por enforcamento no dia 26 de julho de 1533.
A conquista dos incas aconteceu após a expedição liderada pelo espanhol Francisco Pizarro capturar e executar o imperador Atahualpa. A conquista dos incas foi um empreendimento realizado pelos espanhóis da expedição liderada por Francisco Pizarro.
Depois da execução de Atahualpa, os espanhóis conseguiram conquistar a capital do Império Inca, Cuzco, e, posteriormente, a cidade de Quito. O Imperador que ocupou o trono, Manco Capac, aliou-se aos espanhóis e ajudou-os a conter rebeliões incas.
Em 16 de novembro de 1532, Atahualpa (1502-1533), imperador inca, caiu em uma emboscada preparada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro. O inca, acompanhado por seu exército estava voltando para Cusco, capital do Império, para tomar posse do trono que recentemente conquistara.
A decadência dos incas ocorreu após a chegada dos espanhóis em 1532. Guerra civil interna, doenças trazidas pelos europeus e a superioridade militar dos conquistadores levou ao colapso do império.
A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
Huáscar (1491 – 1533) se autoproclamou inca e se estabeleceu na cidade de Cusco. Seu irmão Atahualpa (1500 – 1533) reuniu um poderoso exército na cidade de Quito, de onde tentou tomar o poder. As batalhas foram numerosas e com mortes de ambos os lados. Estima-se que entre 60 mil e 1 milhão e cem mil morreram.
A civilização inca surgiu nas terras altas do Peru em algum momento do início do século XIII. Seu último reduto foi conquistado pelos espanhóis em 1572. Extensão máxima da civilização inca na América do Sul.
O prato comum dos Andes era o chuño, ou farinha de batata desidratada. Adicionava-se água, pimentão ou pimenta, e sal para então servir. Eles também preparavam o locro com carne seca ou cozida, com muito pimentão, pimenta, batatas e feijão. Eles comiam ainda grandes quantidades de frutas, como a pêra picada ou o tarwi.
Em quíchua, significa “aquele que vem de terras distantes para dizer algo”. Sua obra fez jus ao nome. Considerado o grande precursor da nueva canción argentina, Atahualpa Yupanqui foi o maior pesquisador de música folclórica daquele país, uma espécie de Mário de Andrade das terras cisplatinas.
O território peruano foi invadido e colonizado pela Espanha, gerando grandes perdas em termos humanos e culturais. A geografia peruana é caracterizada pela diversidade de regiões naturais, que vão desde um litoral árido até o interior tipicamente equatorial.
Em 26 de julho de 1533, o 13º e último imperador inca, Atahualpa foi morto por ordem de Francisco Pizarro, o conquistador espanhol da região, pondo fim ao Império Inca.
Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.
Os incas mumificavam seus mortos, especialmente os imperadores e membros da elite. Estudos indicam que essa prática era adotada porque, em suas crenças religiosas, a morte era o início de uma espécie de viagem para um mundo paralelo, que só era concluída com a desintegração total do corpo.